GOL lança nova imagem e quer ser a companhia mais confortável do Brasil
GOL lança nova imagem e quer ser a companhia mais confortável do Brasil
Não estranhe caso se depare com uma aeronave como essa da foto em sua próxima viagem. Esta é a nova imagem da GOL, apresentada com exclusividade pelo Melhores Destinos e revelada posteriormente com toda pompa e cerimônia em um evento que reuniu jornalistas, convidados e funcionários no Hangar 3 do Centro de treinamento da companhia, no Aeroporto de Confins, em Belo Horizonte.
A nova identidade visual reflete o esforço da GOL de ser reconhecida como a companhia aérea que oferece mais conforto aos passageiros no Brasil. Somada a ela, a empresa apresentou novidades – muitas delas já divulgadas aqui no MD – como novo sistema se entretenimento e internet sem fio em todos os aviões, volta dos snacks gratuitos, poltronas com mais espaço e revestidas em couro ecológico. E eles prometem que tudo isso não levará a nenhum centavo de aumento nas passagens.
“A GOL continua a ser low cost,não vamos mudar nossa política tarifária. Se você pegar todas as 100 milhões de passagens vendidas no Brasil ao longo do ano, verá que oferecemos o menor preço na maioria delas. Temos buscado cada vez mais eficiência e produtividade e esses recursos é que estão sendo investidos em melhorias para os passageiros. Esperamos com isso atrair ainda mais clientes e ampliar a liderança, inclusive entre os passageiros corporativos, explicou o presidente da GOL, Paulo Kakinoff.
Foi ele o apresentador do evento, que teve entre os convidados o fundador da companhia, Constantino Júnior, e a presidente da Boeing na América Latina, Donna Hrinak (foto). A festa marcou ainda a entrega da centésima aeronave 737 à GOL pela Boeing – outras 40 foram adquiridas pela companhia de terceiros – e os 99 anos da fabricante norte-americana.
Nova imagem
A nova imagem da GOL traz dois elos, agora entrelaçados, representando a vocação da companhia de unir pessoas e lugares. A apresentação da marca ficou a cargo do diretor de criação da agência Almap, Marcello Serpa: “Após 14 anos, a GOL cresceu, está mais forte e mais parruda. Precisava de uma nova marca que refletisse isso. O principal ponto é que a companhia continua a ser inteligente – e é fácil ser eficiente com quatro aeronaves, como quando a companhia começou, muito mais difícil é com 140. A nova marca tem mais vigor, é mais contemporânea e mais moderna como a GOL”.
Após uma contagem regressiva, no ápice do evento, a cortina que servia de telão caiu revelando a nova aeronave. A princípio a logo parece estranha, especialmente pela impressão do duplo “o”, que parece mais “Gool”, como muitos leitores aqui do MD apontaram no post anterior. Mas a aplicação no 737 ficou muito bonita, especialmente a nova cauda.
Segundo Kakinoff, a pintura das aeronaves será gradativa com meta de que todas recebam as novas cores em até 30 meses. Ao mesmo tempo os jatos terão os bancos trocados com o novo revestimento e couro ecológico e receberão o sistema de internet e entretenimento sem fio.
Internet
“A GOL será a primeira companhia aérea no mundo a oferecer internet sem fio em todos os seus aviões e em todas as suas rotas, por meio de uma parceria com a Gogo, que é a líder mundial do setor. Vamos oferecer canais de TV e filmes para que os clientes assistam em celulares e tablets durante o voo”, salientou Kakinoff.
Segundo o presidente, a companhia ainda negocia com a empresa que fornecerá os canais de TV ao vivo e está definindo preços da conexão à internet. Durante o evento, havia uma tabela de preços nos tablets da Gogo, mas segundo a GOL os valores eram apenas exemplos. Já está fechado, porém, que clientes Smiles Diamante terão acesso gratuito e que haverá faixas de preço diferenciadas para pacotes de dados mais robustos, para streaming de vídeos, por exemplo.
Durante o evento, o Melhores Destinos testou a conexão pelo sistema da Gogo e os resultados foram bem satisfatórios, mas é de se imaginar que haja uma perda de qualidade e velocidade durante o voo.
“Não será apenas entretenimento e internet, mas um sistema de conexão completo. Poderemos informar aos passageiros durante o voo caso haja algum atraso e fechamento de aeroporto. Se for necessário acomodá-los em um hotel, poderemos disponibilizar todas as informações e até o voucher online. Além disso a tripulação passará a ter todo o suporte que necessitar”, explicou o presidente da GOL.
Snacks e poltronas
Ainda durante o evento a GOL apresentou oficialmente o snack Tribos, da fabricante Mãe Terra, que a partir da próxima semana passará a ser distribuído gratuitamente em todos os voos da companhia. O petisco será entregue em embalagens de 20 gramas, menor que as disponíveis em supermercados, no sabor azeite e ervas.
Também foram apresentadas as novas poltronas, com revestimento em couro ecológico. Duas fileiras de três poltronas foram montadas no hangar e os participantes foram convidados pelo presidente a testá-las. “Já oferecemos a maior quantidade de assentos com padrão A da Anac, agora nossos passageiros terão também mais conforto”.
Novos destinos e aeronaves
Kakinoff revelou ainda que a GOL planeja voar para três novos destinos na América Latina até julho do ano que vem. O primeiro deles será Havana, com voos partindo de Guarulhos. Os demais, segundo o presidente da companhia, estão em negociação.
Com relação à frota da GOL, Kakinoff mais uma vez descartou a ideia de comprar aviões de fuselagem larga, como Boeings 767 e 787. “Nós temos pedidos firmes de mais 100 737 da Boeing e está previsto para o final de 2017 ou início de 2018 a chegada do novo 737 MAX. Isso faz com que a GOL seja o maior cliente da Boeing fora dos Estados Unidos”.
E ai, o que achou das novidades da GOL? Deixe sua opinião nos comentários!