logo Melhores Destinos

GOL terá internet WI-FI e entretenimento de bordo em seus voos

Leonardo Cassol
Leonardo Cassol
15/06/2015 às 11:09

GOL terá internet WI-FI e entretenimento de bordo em seus voos

Já imaginou poder ler seus e-mails, acessar seus sites favoritos, redes sociais ou utilizar o Whatsapp e outros aplicativos no celular durante voos dentro do Brasil? A GOL será a primeira companhia aérea brasileira, da América do Sul e Central a oferecer acesso WI-FI à internet durante o período de voo. A plataforma incluirá também canais de televisão, programação por streaming com filmes, desenhos, séries e jogos, conteúdo pay-per-view, música e mapa de voo. Todo conteúdo online e off-line poderá ser facilmente acessado por meio de dispositivos móveis, como celular, tablet ou notebook do próprio cliente.

A GOL fechou parceria com a Gogo – líder em soluções de conectividade e entretenimento a bordo para o mercado aéreo mundial, para o lançamento desta plataforma de conectividade e entretenimento. Como parte do acordo, a Gogo vai equipar toda a frota da GOL com uma antena de última geração, o modelo 2Ku, IPTV, o mais novo método de transmissão de sinais televisivos e do sistema de streaming para filmes e outros.

A primeira aeronave com esta tecnologia está prevista para o primeiro semestre de 2016. A partir deste lançamento o cronograma é para que, em menos de três anos, 100% da frota GOL tenha o sistema disponível aos clientes, uma ótima notícia.

A GOL não adiantou se e quanto cobrará pelo serviço, mas, da mesma maneira que ocorre em outros países onde esta tecnologia já é utilizada, é provável que seja cobrada uma tarifa acessível. É possível também que algumas tarifas (por exemplo, Flexível – voos domésticos e Confort – voos internacionais) já incorporem o custo do WI-FI e que clientes Smiles de categorias Gold e Diamante tenham acesso sem custo.

Em fevereiro deste ano o Melhores Destinos publicou um artigo sobre 10 Tendências para o futuro da aviação, onde uma das tendências indicadas era a disponibilização do serviço de WI-FI em voos domésticos. Será que TAM, Azul e Avianca vão reagir a esta excelente iniciativa da GOL?

Dica do leitor Rodrigo Aguiar e Wólnei Franco

107 Comentários

  • Evandro Gardenali says:

    Pra mim wifi é mil vezes melhor que qualquer filme ou joguinho, só espero que não cobrem os olhos da cara…

  • YURI FAMINI says:

    Esperando para ver o valor que cobrarão para acesso ao wifi

  • Wólnei Franco says:

    Conforme email que enviei ao MD com essa notícia o preço:

    ”O preço ainda não está definido, mas custará entre US$ 10 e US$ 20 (algo entre R$ 31 e R$ 62). Viajantes frequente como clientes Smiles Ouro e Diamante terão desconto –a eles sairá por algo entre US$ 3 e US$ 5, segundo o presidente da Gol, Paulo Kakinoff. Será uma boa maneira de obter receitas adicionais, disse.”

    Fonte: Folha de S. Paulo

    • jajunior says:

      60 reais pra acessar a internet é “paiaçada”

      • Hermes Hs says:

        É o mesmo preço cobrado pela AA em vôos domésticos. Como o custo é em Dólar, aí depende da cotação! Mas está dentro do cobrado por outras CIAS no mundo.

        • jajunior says:

          Realidades diferentes meu caro. Conversão direta é o pior negócio que existe quando se fala em aquisição de produtos e serviços.

          • Hermes Hs says:

            Ms quando os produtos e serviços são importados é assim. não há saída! O mercado da aviação é em dólar! Poucas coisas não são.Perto do serviço da TAM on AIR está muito mas muito, demais mais barato! E outra é um negócio pra quem precisa ou pra quem tem dinheiro pra gastar pra ficar no Facebook, que acho que , nem mesmo quem tem muito, em geral não pagaria esse serviço para isso!

      • Jonatas says:

        aaah fião, vc quer internet no aviãozinho no mesmo preço da lan house?

        tá mais barato que alguns AEROPORTOS!!!

    • Evandro Gardenali says:

      Nesse preço vai virar igual ao serviço de celular que a TAM tinha. é tão caro que ninguém usa… se cobrarem de 5 a 10 reais creio que muita gente passará a usar.

    • Thiago Castro says:

      Por esse preço aí, só quem for morrer se não enviar um e-mail. Ou então executivos/artistas pra quem tanto faz o valor.

    • Gilberto says:

      Enquanto isso, voei no comeco deste mes com a surpreendente Norwegian, que eh uma low cost e ela simplesmente oferece free wifi em seus voos, sem restricao de tarifa, nada! Uma maravilha poder se conectar em pleno ar.

      • Felipe says:

        Pensei o mesmo, voei de Norwegian recentemente e além do wifi deles ser gratuito, era bem esperto. Fiquei o voo todo vendo filme via streaming sem nenhuma travadinha.

    • RICIELLE CARDOSO says:

      Esse valor é para um mês de conexão ou para um voo???

    • Mario Eduardo says:

      Não sabia que a oferta era de conexão vitalícia!

  • Rafael Lima says:

    Não esperem valores baixos…

  • Andre S says:

    Só espero que funcione, porque já voei com a delta várias vezes que também trabalha com a mesma empresa (Gogo) e nunca funcionou.

  • Pedro says:

    “A GOL não adiantou se e quanto cobrará pelo serviço”. Quanto a parte do “se”, podem deixar que adianto eu: cobrará sim. Na Gol só falta cobrarem taxa de uso da poltrona..

  • Patrik says:

    o/o/o/
    Acredito que as outras cias, especialmente a Azul, devam aderir a isso tmb para não perderem clientes!

    • Rodrigo Leal says:

      A azul não precisa disso pra perder clientes, basta continuar praticando seus preços habituais, na maioria das vezes o dobro cobrado pela GOL.

  • jajunior says:

    Preferia que dessem ao menos refri e um snack nos vôos…

    • Evandro Gardenali says:

      Se eles “derem” vão cobrar a mais na passagem, e vai ser um preço não inferior ao da lanchonete do aeroporto. porque não simplesmente comprar na lanchonete do aeroporto ? ou no próprio vôo…

      • jajunior says:

        porque outras companhias aéreas do mundo oferecem, porque eu não estou falando de refeição e sim de snack, porque o serviço deles é porco até mesmo pro valor que cobram, porque seria um agrado para os clientes… inúmeros por quês.

        • Thiago Castro says:

          É só lanchar antes do vôo e comer depois. Não entendo essa fixação por lanche/comida em avião, ainda mais em vôos que não duram mais de 3 horas (dentro do Brasil).

          • jajunior says:

            ok, desculpem.

          • Rafael says:

            Pra depois dizer que é ruim

          • jorge moraes says:

            Não é fixação. É um serviço que sempre existiu e nós pagamos este lanche “Free” embutido no preço da passagem.

          • Thiago Castro says:

            Sempre existiu mas não existe mais. E é assim em grande parte do mundo. Não estou aqui defendendo ou não o lanche. Só acho que não vale a pena brigar por isso, simplesmente pq ngm morre de fome em um vôo de 2h. A Varig acabou tem tempo e a realidade hj é outra. Eu quero é passagem barata e um serviço decente (poltronas, atendimento, consideração, etc). Lanchar eu lancho em casa, no aeroporto, etc.

          • Neimar Guimaraes says:

            Jorge Moraes, precisamos é de tarifas em conta. Eu mesmo voei duas vezes em maio pela gol a preços inacreditáveis. BH-Maceio ida e volta por 96,00 e BH-Brasília por 84,00 ida e volta. Os preços em alguns destinos, comprados com antecedência, caíram muito, e em outros ao menos não subiram. Lembro que há quase 20 anos, pagávamos quase 500,00 ida e volta para Brasília. Queremos é tarifa. Lanche, como disseram, ou come antes ou depois, ou se fizer muita questão, leve de casa.

          • Augusto says:

            kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk Thiago Castro

    • Vinicius says:

      Eu não vejo problema em cobrar, já que é uma pseudo lowcoast. O que eu vejo problema é cobrarem como se fosse um coca-cola no deserto do Saara. Entendo o problema de armazenagem, refrigeração e todos os custos envolvidos, mas cobrar por exemplo em uma batata frita que custa menos de 3 reais nos mercados 5 reais eu acho abusivo. Lata de refrigerante 5 reais também.

      • edim says:

        Procure saber pq é cobrado mais caro antes de falar..a empresa paga imposto daquele produto em todos os estados q ela sobrevoa, paga comissaria e etc…

  • Vinicius says:

    Com certeza não vai ser barato, a GOL é a Low Coast mais cara do planeta. Oferece serviços de low coast e cobra como uma Air France, TAP…

  • Antes de wi-fi, poderiam disponibilizar tomadas nos assentos, ou pelo menos um plug USB para recarregar o celular.

    De quê adianta ter entretenimento on-demand e internet com o nosso dispositivo se isto vai matar sua bateria?

    Fora que os valores serão elevados. Até hoje me lembro o “auê” que foi o lançamento do OnAir da TAM e ainda hoje é raro encontrar uma aeronave com o serviço.

    • Carlos, você tem toda razão. Os novos aviões da GOL estão vindo com tomada, mas a companhia não informou nada sobre a implantação de energia na frota toda. O OnAir da TAM foi uma piada, pois o preço era de roaming internacional e inviabilizava a utilização. O Gogo é bem melhor.

  • Guilherme Appolinario says:

    Já usei na Gol um sistema meio arcaico de entretenimento via WiFi, o GolNoAr. Ele ainda funciona?

    • Evandro Gardenali says:

      pra mim esse negócio é quase uma lenda. em metade das aeronaves que voei que tinha o logotipo não tinham a rede, e a metade que a rede existia não funcionava. consegui usar só uma vez mas achei bem fraquinho… só conteúdo globo, sportv, multishow… não tinha acesso a internet. creio que esse novo vá substituir o antigo.

  • R.F. says:

    Não tenho certeza, mas parece que a Norwegian oferece WiFi de graça em todos os voos dela… podia ser assim no caso da Gol, mas quero ver…

  • Robson Aguiar says:

    Preparem os bolsos!

  • Carlos Guimarães says:

    Sinceramente para voôs domésticos não vejo nenhuma necessidade, quanto menos o custo fixo da empresa, em tese menor o preço da passagem, que ao meu ver é o que interessa. Lanche, Internet, Filme tudo dispensável para voo com menos de 3 horas.

    • Wescley says:

      Concordo. Existe uma certa fixação por estar “online”. Não sei no resto do pais ainda existe algo do tipo, mas aqui em casa temos um tipo de entretenimento excelente, eles vêm com páginas e páginas de conhecimento e diversão.

      • Evandro Gardenali says:

        Gente se você estiver em ponte aérea ou em horário de trabalho, uma internet meia boca pra responder emails e falar no lync é de ENORME ajuda. pra turismo não faz diferença, mas pra negócios ter internet faz muita!

        • Bruno Bastos says:

          Que escravidão de emprego é esse que o cara não pode ficar offline duas horas durante um voo? Pois eu desligo o celular com gosto, quer falar comigo espera eu chegar.

          • Como empresário, eu muitas vezes posso utilizar este tempo para produzir ao invés de ficar à toa.

            A questão é: será que o valor pago será compatível com o ganho de produtividade? Veremos como serão os preços e velocidade.

          • Evandro Gardenali says:

            Ou eu poderia perguntar qual é a moleza dos que não precisam ? 😉 simples: jogar o tempo fora ou fazer algo de produtivo com ele ?

          • Bruno Bastos says:

            O que você chama de fazer algo produtivo? Será que ler um livro, ouvir música ou só descansar durante o voo não é melhor pra qualidade de vida do que ser “produtivo”? Não seria jogar tempo fora o ato de perder horas e horas da vida trabalhando pra bater metas que vc nem entende pra que servem?

            Pois eu me reservo o direito de ser produtivo no meu horário de trabalho e improdutivo no meu tempo livre.

          • Evandro Gardenali says:

            Eu me reservo um tempo pra fazer wrap-up de algum assunto enquanto vôo e usar o tempo quando aterissar com minha namorada e amigos do que ler um livro e depois ter que fazer hora extra.

            Se você não entende suas metas é um problema exclusivamente seu. Muitas outras pessoas sabem o que estão fazendo e podem aproveitar um tempo perdido pra fazer melhor uso do tempo em terra 😉

          • Bruno Bastos says:

            Fazer hora extra? Aproveitar um tempo “perdido” pra fazer melhor uso do tempo em terra? Velho, que visão bitolada, trabalho é mesmo tão importante assim pra vc? Cuidado que a vida é curta…

          • Evandro Gardenali says:

            Visão bitolada ou você que tem visão retrógrada ? Eu utilizo a internet justamente pra viver mais no mundo real quando possivel: fora de casa, do escritório ou do avião. Simples. Enquanto você lê livros e tenta entender suas metas, eu otimizo minhas horas, aproveito com os amigos e já conheci 48 países antes dos 30 anos. A questão é como cada um quer viver, seja feliz com seus livros no avião 🙂

          • Bruno Bastos says:

            Obrigado, vou desotimizar por aí e perder meu tempo lendo livros 😉

          • ATD says:

            Minha sobrinha de 5 anos não sabe o que é jogar amarelinha, mas faz downloads com certeza é uma alienada…

    • Cleber Rosa says:

      Faz muita diferenca para a maioria dos pagantes do GOL+ (ou Smiles Diamante), viajantes a negocio.

      Alem do mais, acredito que boa parte do investimento deve vir da Gogo (e voltar pra ela como resultado).

  • Igor Chianca says:

    Antes do WiFi, eles deveriam colocar tomadas nos aviões, pq de nada adianta ter um WiFi lá e sequer ter uma tomada pra carregar seu dispositivo. Se eles fizessem isso e não cobrassem um preço abusivo, algo de no máximo 20 reais – que ainda é um valor caro – seria top

  • Marco says:

    Sò para registrar. Voei com a JetBlue em maio. Eles possuem esse serviço em todos os aviões da frota e NÃO COBRAM. Só cobram se você precisa de um serviço de melhor velocidade…

    • Totoni says:

      Marco, não é EM TODA frota, apenas alguns aviões que no próprio site informam os prefixos. E é gratuita porque é recente e está em testes e também só funciona dentro dos EUA.

  • Adrielle Costa says:

    Deveriam tomar vergonha na cara e oferecer um lanche que se preze. Daqui uns dias, v]ão cobrar até a água nos vôos.

  • luis says:

    A GOL é uma piada,sem respeito aos seus passageiros.

  • frey says:

    A GOL esta querendo muito dinheiro da nossa bolsa!

  • Thiago says:

    Eu não acho abusivo não. Vai num restaurante qualquer no centro do Rio, o preço de uma Coca lata é bem próximo a isso. Se for A La Carte, provavelmente será mais caro.

  • LUIS FERNANDO APOLINÁRIO says:

    Na JetBlu o wifi é de graça. A gol podia seguir a tendência haha

  • Neimar Guimaraes says:

    Acho justo cobrarem pelo serviço, pois é uma forma de conseguirem manter uma tarifa mais baixa, a exemplo de hotéis que cobram a parte café da manhã, estacionamento, lavanderia, etc. Os que quiserem um serviço adicional é só pagarem por ele. Se cobrarem caro, vai ser a lei da oferta e da procura. A baixa demanda pelo serviço fará com que eles revejam a tarifa. Embora a maioria tem um celular que acessa à internet, para alguns pode ser um recurso que não fará diferença.

  • Lucas R. Martins says:

    E cobram para usar a poltrona, isso se chama “valor da passagem”!

  • Erik Galdino says:

    Não é bem a primeira a usar, pode ser a primeira a manter o uso. A TAM já experimentou o serviço, usei em 2012, mas logo descontinuaram.

    Eu já usei no voo da Turkish e é fantástico, passei as 12h totalmente conectado e com boa velocidade por US$ 14,95, isso em janeiro deste ano, na rota IST/GRU.

    Nos EUA os preços ficam entre US$ 3 e US$ 10, dependendo da duração da conexão, 1h, 3h e assim vai.

    Para voos curtos não acho tão interessante, mas nos longos é bem bacana ter essa opção.

  • Thays França says:

    A Azul é mil vezes melhor que a Gol… Pago mais caro nela pra não viajar de Gol

  • Thiago Pimenta Fernandes says:

    Só no Brasil mesmo. 3 anos pra colocar uma tecnologia padronizada nos EUA em todos os aviões da frotinha que não é nada comparada com o tamanho das de lá. Só em 2016 sai pra PRIMEIRA e UNICA aeronave. Pelo amor de deus. E se acham que vai ser de graça tão esquecendo em que terra estamos pisando. Aqui meu amigo nem o ar é de graça.

  • Thiago Pimenta Fernandes says:

    Agora que li ali. Quem vai pagar R$62 pra usar wifi durante um voo? Deve ser os mesmos que pagam R$30 no sandwich de mortadela e café neh?

  • Thays França says:

    Só não entendo uma coisa: O que são aqueles sinais de wifi ao lado da opção de compra da passagem no site da TAM por exemplo??

  • Tito Bosco says:

    otima noticia. pelo menos vai ser um diferencial e tanto com relacao a concorrencia.
    Mas que seja preço acessivel e se nao for, (caso venha o custo Brasil) que seja de qualidade, mesmo que estejamos acostumados ao inversamente proporcional preço x qualidade aqui no BR.

  • Carolina says:

    Na verdade, já existe há mais de 3 anos wi fi (de graça) em alguns vôos da Gol, só que só funcionava para quem tinha aparelhos da Apple (iPad, iPhone e MacBook).

  • William Schweickardt says:

    povinho chato esse que comenta de preços mesmo antes de sair nota oficial, é bem provável que cobrem algo, mas não é certo que o wifi seja tarifado…

    • Darley Tigre says:

      Companheiro, se o Wifi for gratuito, de onde a Gol vai tirar dinheiro pra bancar a parceria? Do sanduíche que você come durante o voo? Isso não paga nem as diárias em hotéis cinco estrelas dos comissários de bordo e demais tripulantes.

  • Darley Tigre says:

    Num país onde não existe legislação que defina um teto de tarifas para passagens aéreas, onde se paga 1.470 reais pra voar de Recife a Juazeiro do Norte entre 17 e 19 de julho (só porque vai ter uma festa lá), o Wi-fi tem que ser caro mesmo, pro brasileiro pagar e depois ficar sem grana pra bancar um presentinho pro filho, completar o tanque do carro com gasolina… Quer ostentar no avião e pirangar (economizar) no cafezinho da padaria? Tudo bem. A inflação tá aí comendo seu salário… Enquanto isso, nego no Congresso Nacional se reelege infinitamente e a gente só assiste à farra da corrupção.

  • Anjus says:

    Voei a dois anos atrás pela turkish Airlines e já tinha esse tipo de serviço. E o melhor, 100% gratis.

  • Emerson Malungo says:

    Recentemente viajei pela Emirates e paguei 1 dólar pelo acesso da wifi.. 🙂

  • Nina Machado says:

    A TAP tem Wifi em algumas aeronaves… Serviço caro,muito caro,mas,quando isso se popularizar( livre concorrência ) deverá baratear muito! 20 anos atrás ter um celular era um luxo. O mesmo acontecerá com esse serviço …

  • Eduardo Machado Rio de Janeiro says:

    Acorda pessoal. Já pagamos as tarifas e impostos mais caros do mundo, deveria der de graça como atrativo para os clientes. Se cobram é porque tem gente que paga, brasileiro se acostuma com tudo e paga por tudo e acha normal e natural.

  • ATD says:

    GOL = LIXO se gaba como se fosse uma emirates da vida e é na hora do gozo é identica ao busão que pego do trabalho para casa… Brasil como sempre se superando

  • Ale BoNas says:

    Em relação ao preço, como estamos na terra Brazilis, podem esperar (mais) uma facada!

  • Evandro Gardenali says:

    Me diz quem não cobra ? se não cobra a parte é pq já está embutido na passagem… there is no free lunch.

  • Bruno Souza says:

    Vindo da companhia que não dá um misero amendoim para os passageiros, nem me animarei muito.

  • Rafael Poggi says:

    já não era sem tempo!

  • Hermes Hs says:

    Complementando.. preços e atendimento de ponta! Até pq em preço muitas vezes ela é bem mais cara que as outras, porém, é cara porque tem quem prefira um serviço digno de cia aérea. Obviamente tem problemas, mas nem se comparam a GOL e TAM.

    • Mateus says:

      E existem voos da Azul com mais disponibilidade de horários para certos destinos que ainda saem mais barato que se for de GOL ou TAM, como por exemplo THE-SDU

  • Evandro Gardenali says:

    Acho que isso é muito mais um problema com o formato de educação atual (não da sua sobrinha em especifico, de qualquer criança) do que disponibilidade de internet…

  • FabioPalmeiras says:

    A TV Sky da Azul é excelente… já tá ótimo. O wifi, se for como nos EUA, será cobrado. Lá a Delta cobra USD 9,90 por 30 minutos, se bem me lembro. Cacetada.

  • Patrik says:

    Acontece que o serviço dela é 2 ou até mais vezes melhor que a Gol, e vale lembrar que seus aviões são menores, por isso a Azul é mais cara!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *