GOL e Latam dividem slots no leilão de ativos da Avianca Brasil! Programa Amigo não teve interessados!

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10 · jul · 2019       16:07

A GOL e a Latam dividiram os lotes do leilão de ativos da Avianca Brasil, compostos basicamente por UPIs (Unidades produtivas isoladas) com os horários que a empresa utilizava em alguns aeroporto congestionados. A Azul não participou! O leilão, que arrecadou US$ 147 milhões (aproximadamente R$ 550 milhões), ainda depende da operacionalização das UPIs e de aprovações do CADE e da Anac. Veja como foram os lances e o que foi arrematado por cada empresa.

A empresa conseguiu aprovar um plano de recuperação judicial dividindo seus ativos e slots (horários de pousos e decolagens em aeroportos) em 7 UPIs (Unidades Produtivas Isoladas), visando facilitar a venda para diferentes compradores. Veja quais eram e o que aconteceu com cada unidade:

UPI A – 20 voos de Guarulhos, 12 voos do Santos Dumont e 18 voos de Congonhas foi adquirida pela GOL, em lance único, por US$ 70 milhões.

UPI B – 26 voos de Guarulhos, 8 voos do Santos Dumont e 13 voos de Congonhas foi adquirida pela Latam, em lance único, por US$ 70 milhões.

UPI C – 6 voos de Guarulhos, 6 voos do Santos Dumont e 8 voos de Congonhas – não teve lances inicialmente, mas depois foi adquirida pela Latam por US$ 10 mil (lance mínimo).

UPI D – 6 voos de Guarulhos, 4 voos do Santos Dumont e 4 voos de Congonhas – foi adquirida pela GOL por US$ 10 mil (lance mínimo).

UPI E – 6 voos de Guarulhos, 4 voos do Santos Dumont e 9 voos de Congonhas – foram mais de 150 lances, tendo a GOL como vencedora, pelo valor de US$ 7,3 milhões.

UPI F – 23 voos de Congonhas – não teve interessados. Os voos não eram em dias contínuos da semana, o que não despertou interesse das empresas.

UPI Programa Amigo – Membros, banco de dados e contatos relacionados ao programa Amigo – não teve interessados.

Cada UPI terá um certificado de operação aérea.

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É bom lembrar que ainda tem muita água para rolar. A comercialização de slots é proibida pela legislação brasileira, o que pode trazer problemas para as UPIs. O leilão terá validade apenas se determinadas condições forem atendidas, como a aprovação do negócio pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica, a autorização da transferência dos slots pela Agencia Nacional de Aviação Civil, e a confirmação de sua validade pelo poder judiciário.

Quem quiser saber como foi o leilão lance a lance, teve a cobertura em tempo real do portal Mercados e Eventos.