Gol avalia usar aviões grandes de corredor duplo para voos internacionais


Gol avalia usar aviões grandes de corredor duplo para voos internacionais
A companhia aérea Gol estaria interessada em obter aviões de corredor duplo (wide body) para voos internacionais. Em entrevista ao site Ch-aviation, o vice-presidente comercial da empresa, Mateus Pongeluppi, disse que “há a possibilidade de olhar para essas opções nos próximos anos”. Atualmente, toda a frota é composta de modelos Boeing 737, de corredor único, usados pela Gol na operação doméstica e internacional.
Uma das opções seria usar aviões da Wamos Air, companhia aérea espanhola que integra o Grupo Abra, do qual a Gol também faz parte, ao lado da Avianca. A Wamos Air tem em sua frota aviões A330, de corredor duplo e com capacidade entre 280 e 386 assentos. Os modelos Boeing 737 da Gol têm entre 138 e 186 lugares e menos autonomia de voo.
Neste caso, tripulação e avião seriam fornecidos pela Wamos Air em voos operados pela Gol. Este é um modelo atualmente usado pela Azul com a HiFly e a EuroAtlantic para algumas rotas internacionais.
Pongeluppi destacou que “no médio prazo, com certeza é uma possibilidade, porque [ao fazer isso] não precisamos lidar com a complexidade […] para começar a testar alguns novos mercados”. A ideia faz sentido considerando que a Gol sempre preservou um único tipo de avião em sua operação. O executivo disse, porém, que a empresa não tomou nenhuma decisão para além do Boeing 737, já que “sempre evitou diversificação de frota para prevenir o aumento de complexidade”.
Novos aviões para o Grupo Abra e para a Gol
Vale destacar que, em 2024, o Grupo Abra anunciou um acordo com a Airbus para a aquisição de cinco aviões Airbus A350-900, um dos modelos de corredor duplo mais modernos do mundo, com capacidade para cerca de 400 passageiros, a depender da configuração de classes e de assentos. À época, a empresa não detalhou para qual companhia aérea do grupo os novos aviões serão enviados.
A Gol, por sua vez, tem previsão de receber cinco novos Boeing 737 MAX ainda neste ano, 12 em 2026 e outros 12 em 2027. Ao todo, a companhia aérea tem um pedido de mais de 90 aviões junto à fabricante dos Estados Unidos.
A Gol vai ter novos voos internacionais?
Depois que saiu da recuperação judicial, a Gol anunciou uma série de iniciativas para a sua operação. Entre elas está a expansão no mercado internacional. Embora até agora a empresa não tenha divulgado novos destinos e rotas, o CEO da Gol, Celso Ferrer, disse, em entrevista ao site Panrotas em junho, que a intenção da companhia é crescer de 40% a 50% em voos para fora do Brasil.
Segundo Pongeluppi, a Gol ainda tem oportunidades a serem exploradas na América do Sul. “Ainda achamos que há espaço para crescer na Argentina, mas agora estamos adotando uma abordagem voltada à maturidade nos mercados em que atuamos”. Vale destacar que, como parte de um grupo de companhias aéreas, há um cuidado para que rotas não se sobreponham e não se canibalizem.
Atualmente, a Gol tem operações internacionais para alguns países no continente americano: Argentina, Bolívia, Colômbia, Costa Rica, Estados Unidos, Paraguai, República Dominicana e Suriname. Além disso, voará para Caracas, capital da Venezuela, a partir de agosto.