<
logo Melhores Destinos

Gol fecha acordo para incorporar até 7 aviões de grande porte – veja como vai funcionar!

Mateus Tamiozzo
16/10/2025 às 12:51

Gol fecha acordo para incorporar até 7 aviões de grande porte – veja como vai funcionar!

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

A companhia aérea Gol anunciou na manhã de hoje que fechou um contrato com a empresa de aluguel de aviões Avolon. O objetivo é obter até sete Airbus A330-900neo, de corredor duplo (wide body) e usados em rotas internacionais de longa distância, com entregas programadas para 2026.

As aeronaves pertencerão ao Grupo Abra, que controla a Gol, a Avianca e a Wamos Air. A holding decidirá como fará a distribuição – segundo o comunicado divulgado pela Gol, isso será definido “com base nas necessidades operacionais e financeiras, oportunidades de negócios e a situação operacional e financeira de cada companhia”.

Atualmente, apenas a Wamos opera com o A330. A Gol atua somente com o Boeing 737, de corredor único, enquanto a Avianca tem o Boeing 787 como avião de corredor duplo.

Projeção de cores da Gol aplicada ao A330-900neo (imagem gerada por IA)

Grupo Abra oficializa compra de A350 e A320neo

Além dos A330 de hoje, o Grupo Abra anunciou um memorando de entendimento com a Airbus no ano passado para a aquisição de cinco aviões Airbus A350-900, um dos modelos de corredor duplo mais modernos do mundo. Hoje esse memorando foi convertido em um pedido adicional.

Outro ponto importante é que um memorando de entendimento para 50 Airbus A320neo também foi convertido em um pedido adicional. Essa novidade aparenta ser um desdobramento que envolve a Avianca – em 2022, a empresa informou que compraria 88 modelos A320neo com opção para mais 50.

Há, ainda, um pedido em andamento de quase 100 aviões Boeing 737 MAX, que têm sido direcionados à Gol.

A Gol terá aviões de corredor duplo?

O anúncio de hoje não significa, imediatamente, que os aviões serão incorporados à frota da Gol, mas o Grupo Abra deixa o futuro em aberto.

Anteriormente, o vice-presidente comercial da empresa, Mateus Pongeluppi, já havia manifestado a possibilidade de a companhia “olhar para essa opção nos próximos anos“. Em uma entrevista ao portal ch-aviation, disse que “no médio prazo, com certeza é uma possibilidade, porque [ao fazer isso] não precisamos lidar com a complexidade […] para começar a testar alguns novos mercados”.

A fala do executivo se referia ao uso de aeronaves emprestadas, que não seriam parte da frota regular da Gol. É algo que pode acontecer com iniciativas como a anunciada hoje.

A companhia aérea brasileira tem uma frota integralmente composta de jatos Boeing 737, e com contratos em andamento para receber ainda mais aviões deste modelo.

Por que a Gol assinou o contrato?

Via de regra, contratos de aeronaves só podem ser assinados por operadores aéreos, o que impede o Grupo Abra, enquanto uma holding de empresas, de tomar a iniciativa direta.

Para o acordo referente aos A330, usou-se o nome da Gol. Em um caso anterior, a Avianca assinou um contrato para 88 modelos A320, mas que também estão sob o guarda-chuva do Grupo Abra.

Grupo Abra terá empresa de empréstimo de aviões no Chile

Vale destacar que o Grupo Abra abriu uma empresa no Chile, chamada de NG Servicios Aéreos, que será dedicada a operações aéreas não regulares (fretamentos/ACMI), com base em Santiago.

Segundo a Abra, as operações não regulares serão designadas para qualquer empresa aérea parte do grupo e outros operadores, dependendo das oportunidades de mercado e operacionais de cada companhia.

ACMI é uma sigla em inglês que significa Aircraft (aeronave), Crew, (equipe de bordo), Maintenance (manutenção) e Insurance (seguro), e é um formato que permite a uma companhia aérea ”alugar” esses serviços junto a um terceiro. É o que a Azul, por exemplo, faz com a HiFly e a EuroAtlantic ao usar aviões dessas empresas em algumas rotas internacionais.

Em resumo, os aviões da NG poderão ser escalados para voos extras ou sazonais das companhias Gol, Avianca e Wamos, como operações para destinos de verão ou fretamentos com agências de viagem, por exemplo.

Não há indicativo oficial, neste momento, de que os aviões anunciados hoje serão dedicados a essa divisão do Grupo Abra no Chile.


Acha que a Gol deve incorporar o A330 à sua frota? Para onde você acha que a empresa poderia voar? Participe nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção