Fortes sinais? Gol está interessada em usar Airbus A330 no Brasil
Fortes sinais? Gol está interessada em usar Airbus A330 no Brasil
A companhia aérea Gol poderá usar no Brasil os Airbus A330, aviões de corredor duplo (wide body) escalados para voos de longa distância. Durante um encontro da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA), o CEO da empresa, Celso Ferrer, disse que “tem interesse” em trazer essas aeronaves para o país.

Aplicação das cores da Gol em jato A330 (imagem gerada por IA)
Na semana passada, a Gol anunciou a aquisição de sete Airbus A330-900neo. Essas aeronaves, no entanto, irão para o Grupo Abra, que decidirá como distribui-las entre Gol, Avianca e Wamos Air, empresas que integram a holding.
Ferrer afirmou que o mercado brasileiro tem enorme potencial e que estão “olhando com cuidado” para essa questão, mas ressaltou que a decisão final é do Grupo Abra.
Gol já manifestou interesse em aviões de corredor duplo

Em declarações recentes, o vice-presidente comercial da Gol, Mateus Pongeluppi, já havia manifestado a possibilidade de a companhia “olhar para essa opção [de usar aviões de corredor duplo para voos internacionais] nos próximos anos“.
Em uma entrevista ao portal ch-aviation, disse que “no médio prazo, com certeza é uma possibilidade, porque [ao fazer isso] não precisamos lidar com a complexidade […] para começar a testar alguns novos mercados”.
A fala do executivo sobre “complexidade” se referia ao uso de aeronaves de corredor duplo emprestadas, que não seriam parte da frota regular da Gol. É algo que pode acontecer agora que a aérea anunciou a chegada dos A330neo, que ficarão sob domínio do Grupo Abra.
A brasileira Gol tem uma frota integralmente composta de jatos Boeing 737.
Pesquisa com passageiros levanta suspeitas de voos para a Europa

Na esteira do anúncio dos Airbus A330, a Gol estaria estudando uma estreia na Europa ou uma ampliação de voos na América do Norte. Uma pesquisa enviada nesta semana a clientes Smiles está questionando os membros do programa de fidelidade a respeito do assunto, o que levanta suspeitas de que a empresa já está se movimentando neste sentido.
Na pesquisa, entre diversas perguntas, a companhia questiona os clientes de seu programa de fidelidade: “Se a Gol tivesse voos frequentes para a América do Norte e/ou Europa, qual seria a probabilidade do Smiles se tornar o seu programa favorito?”
Vale ressaltar que se trata apenas de uma pesquisa, e não uma chancela de que a Gol terá voos internacionais para a Europa e um incremento para a América do Norte. No entanto, algo assim sinaliza que a empresa está interessada no assunto, sobretudo por estar consultando seus clientes mais fiéis.

Atualmente, na América do Norte, a Gol mantém voos regulares em Miami, Orlando (Estados Unidos) e Cancún (México). A operação é feita com modelos Boeing 737, de corredor único. Não há ligações da companhia aérea brasileira para a Europa.
Com informações do portal AeroIn
Está se organizando para viajar no próximo ano? Confira os feriados 2026