Grupo Globalia suspende projeto de criar companhia doméstica no Brasil
Grupo Globalia suspende projeto de criar companhia doméstica no Brasil
O Grupo Globalia suspendeu os planos de criar uma companhia aérea para realizar voos domésticos no Brasil. Em uma videoconferência com as três maiores companhias nacionais, Juliano Noman, diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), disse que a empresa “suspendeu o processo mas não o cancelou por completo” em meio ao coronavírus.
Foi em 2019 que a espanhola Globalia, até então dona da Air Europa, deu o passo inicial e manifestou interesse de abrir uma companhia aérea no Brasil. A empresa até chegou a receber autorização da Anac, mas não solicitou o certificado necessário para iniciar voos.
Tempos depois, o também espanhol Grupo IAG, do qual a Iberia faz parte, anunciou a compra da sua maior concorrente Air Europa em um negócio de 1 bilhão de euros. A Globalia até terá uma participação minoritária na companhia, mas não será mais a controladora. Sem a Air Europa, o Grupo Globalia fez um acordo se unindo ao também espanhol Grupo Barceló para se recolocar no mercado aéreo.
O Grupo Barceló conta com hotéis, resorts, além da companhia aérea Evelop Airlines, especializada em voos de lazer para México, Cuba e República Dominicana, saindo do hub em Madri. Em Portugal são operados pontualmente os voos comercializados pela Orbest, sendo esta sua subsidiária. A companhia atende especialmente destinos da sua rede de hotéis e resorts.
Vamos aguardar os próximos capítulos!