logo Melhores Destinos

Finalmente! Brasil confirmado no Global Entry dos Estados Unidos até o fim do ano!

Wendell Oliveira
27/09/2019 às 4:03

Finalmente! Brasil confirmado no Global Entry dos Estados Unidos até o fim do ano!

Agora vai! O governo finalmente confirmou a entrada do Brasil no Global Entry, programa dos Estados Unidos que facilita o acesso de turistas brasileiros ao país. A inclusão do Brasil já era discutida desde 2012 e chegou a ser assinada em 2015, mas nunca saiu do papel. Em março deste ano novas declarações dos presidentes dos dois países reacenderam as expectativas, que agora estão confirmadas e têm até prazo: dezembro de 2019.

Vale lembrar que o Global Entry não põe fim à exigência de visto, mas permite que os viajantes previamente cadastrados tenham entrada rápida nos aeroportos americanos. Assim, seria possível fugir da fila do controle imigratório, realizando a checagem de passaporte em quiosques eletrônicos.

De acordo com o secretário-substituto de Comércio Exterior do Ministério da Economia, Leonardo Lahud, a expectativa é que a entrada dos visitantes no programa Global Entry ocorra gradualmente, via projetos pilotos. “A forma como serão desenhados esses projetos, se por amostragem, aeroporto ou outra via, ainda está sendo definidas”, disse Lahud, nesta quinta-feira (26/09), em um fórum empresarial com a presença de autoridades brasileiras e americanas.

O que é o Global Entry Program?

É um programa destinado a viajantes frequentes aos Estados Unidos, como executivos, que permite a liberação rápida no controle de passaporte no momento da chegada aos EUA. O viajante entra nos país passando por quiosques automáticos em vez de funcionários da imigração. No entanto, para poder usar o sistema, é necessário fazer um cadastro antecipado que é pré-aprovado somente para pessoas consideradas de baixo risco pelas autoridades americanas.

Ainda assim, a imigração se reserva o direito de parar os participantes do Global Entry caso julgue necessário. Pessoas que tenham sido condenadas por qualquer tipo de crime ou que tenham infringido as regras de imigração de qualquer país automaticamente ficam excluídas do programa.

Até o fim do ano, o Brasil passará a ingressar o programa Global Entry, que atualmente conta com 11 países: Alemanha, Argentina, Colômbia, Coreia do Sul, Índia, México, Panamá, Reino Unido, Suíça, Singapura e Taiwan. Para usar o serviço, os usuários pagam uma taxa de 100 dólares a cada cinco anos.

>> Leia também:
Como tirar o visto Americano (Atualizado 2019)

Com informações do O Globo

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção