logo Melhores Destinos

Cataratas do Iguaçu! Lado argentino da Garganta do Diabo pode ficar fechado até dezembro

Aline Bernardes
27/07/2026 às 16:57

Cataratas do Iguaçu! Lado argentino da Garganta do Diabo pode ficar fechado até dezembro

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

A Garganta do Diabo, atração mais famosa do lado argentino das Cataratas do Iguaçu, pode ficar fechada até dezembro por causa do risco de uma cheia extraordinária no rio Iguaçu. Segundo o jornal argentino El Territorio, há um pedido para desmontar preventivamente as passarelas do circuito antes do período considerado mais crítico.

A medida ainda não foi confirmada oficialmente, mas, se avançar, pode afetar os planos de quem pretende visitar Foz do Iguaçu nos próximos meses.

As melhores promoções de viagem e as principais notícias do turismo chegam primeiro no Melhores Destinos. Baixe o app e assine a newsletter. É grátis!

Por que a Garganta do Diabo pode fechar?

A preocupação principal é com setembro, quando são esperadas chuvas fortes na bacia do rio Iguaçu. O cenário estaria associado ao El Niño, fenômeno climático que costuma resultar em chuvas mais intensas no Sul do Brasil e em áreas próximas. A cheia poderia superar a registrada em 2022, quando a força da água arrancou mais da metade das passarelas da Garganta do Diabo.

Ainda segundo o jornal argentino, especialistas estimam que a vazão do rio Iguaçu pode se aproximar de patamares históricos já registrados nas Cataratas, acima de 45 mil metros cúbicos por segundo.

Passarelas do lado argentino das Cataratas do Iguaçu

Diante desse risco, a concessionária Iguazú Argentina S.A., responsável por serviços turísticos e pela manutenção da infraestrutura do Parque Nacional Iguazú, teria pedido autorização para desmontar as passarelas a partir de 1º de agosto. A ideia seria retirar a estrutura antes da possível cheia para evitar danos maiores.

O desmonte levaria cerca de um mês. Depois, as passarelas só começariam a ser remontadas quando o nível do rio voltasse ao normal, em um trabalho que levaria pelo menos mais dois meses. Por isso, caso o plano avance e o cronograma se confirme, a Garganta do Diabo poderia voltar a receber visitantes apenas em dezembro.

A situação ocorre após uma sequência de fechamentos temporários nas Cataratas. No início do mês, a alta vazão já havia levado ao fechamento da Garganta do Diabo, quando as quedas chegaram a um volume quatro vezes acima da média.

Na semana passada, a cheia voltou a afetar os dois lados do parque: a passarela brasileira foi fechada por segurança, enquanto o circuito da Garganta do Diabo, no lado argentino, ficou interditado de 22 a 27 de julho.

Por enquanto, não há comunicado oficial confirmando se o pedido foi aprovado. Quem tem viagem marcada para as Cataratas deve acompanhar os canais oficiais do parque brasileiro e do parque argentino antes da visita.

Clique aqui para reservar restaurantes e passeios em Foz do Iguaçu! É mais barato e com o cupom MELHORESDESTINOS você garante mais 5% OFF.

Como é a visita à Garganta do Diabo nas Cataratas da Argentina?

A experiência no lado argentino é diferente da visita pelo lado brasileiro das Cataratas. Enquanto o Brasil oferece uma vista mais panorâmica das quedas, a Argentina permite caminhar sobre o rio e chegar muito perto da água. A Garganta do Diabo é o ponto máximo dessa aproximação.

O circuito leva os visitantes por passarelas metálicas sobre o rio Iguaçu até um mirante diante da maior queda do conjunto. Ali, a água despenca com força, forma uma névoa intensa e costuma molhar quem chega perto.

Além da Garganta do Diabo, o Parque Nacional Iguazú conta com outros percursos, como os circuitos Superior e Inferior, que passam por diferentes mirantes e quedas d’água. Por isso, muitos viajantes dedicam um dia inteiro ao lado argentino das Cataratas.

Leia mais:

 

* Fotos da capa e do post: Jessica Weber / Guia Melhores Destinos

* Com informações de El Territorio

Aline Bernardes
Aline Bernardes

Sou jornalista formada pela UFRGS, com mais de 12 anos de experiência em conteúdo de viagem. Já escrevi de tudo: guia, revista de bordo, blog, release, post, SMS, e-mail… o que você imaginar. A paixão pelo tema me levou de volta à sala de aula para estudar Turismo, pela UFOP. Estou sempre pensando qual vai ser o próximo destino, monitorando preço de passagens e prontinha para elaborar um roteiro e partir pro aeroporto amanhã. Mas na hora de viajar mesmo, tenho uma queda por metrópoles, cidadezinhas históricas e praias de mar sem onda. Aqui no Melhores Destinos, fico de olho nas novidades dos destinos, o que pode envolver atrações, hotéis, parques temáticos e tudo mais que mereça a sua atenção e contribua para a sua viagem.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção