Bagagem em voos internacionais: conheça as regras das principais companhias

Bruna Scirea
17/05/2017  ·  8:57Publicado 17 · Maio · 2017  ·  8:57Atualizado 7 · mar · 2020

Bagagem em voos internacionais: conheça as regras das principais companhias

Passageiros que comprarem passagens de voos internacionais a partir de agora devem ficar atentos às mudanças nas políticas de transporte de bagagem. Com a vigência da nova resolução da Anac, as empresas aéreas nacionais e estrangeiras estão livres para aplicar suas próprias regras em relação às bagagens despachadas.

O Melhores Destinos entrou em contato com as principais companhias que operam no Brasil. Veja a seguir o atual posicionamento de cada uma delas em relação às bagagens em voos internacionais – iremos atualizar as informações deste post conforme as normas mudarem.

Aerolíneas Argentinas

De acordo com o site da companhia, passageiros que viajam do Brasil para a Argentina, Uruguai, Chile, Paraguai, México, República Dominicana, Bolivia, Peru e Europa nas tarifas Promo e Base, não terão franquia de bagagem inclusa. Passageiros que viajaram entre Brasil e Estados Unidos, haverá uma franquia de bagagem na tarifa Base. As demais tarifas em classe econômica e executiva todas incluem bagagem para todos os destinos da companhia. Todas as tarifas incluem até 10 kg de bagagem de mão.

Para emissões feitas em programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Passageiros com status no programa Aerolíneas Plus ou em companhias membro da aliança SkyTeam contam com franquia de bagagem sem custo.

Saiba mais no site da Aerolineas Argentinas.

Aeromexico

Em voos partindo do Brasil na tarifa Básica, não há franquia de bagagem inclusa. Já a tarifa Clássica permite o despacho de um volume de até 23 kg.  Para quem viaja na classe executiva, está disponível o despacho de até duas malas de 32 kg cada. Todas as tarifas incluem até 10 kg de bagagem de mão.

Para emissões feitas em programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Passageiros com status no programa Club Premier ou em companhias membro da aliança SkyTeam contam com franquia de bagagem sem custo.

Veja mais no site da Aeromexico.

Air Canada

A Air Canada é a única companhia que segue aceitando duas malas de até 32 kg cada. Também está incluso uma bagagem de mão com até 10 kg.

Passageiros com status no programa Aeroplan ou em companhias membro da aliança Star Alliance podem contam com franquia de bagagem adicional.

Saiba mais sobre as regras de bagagem no site da Air Canada.

Air Europa

A companhia oferece duas tarifas em classe econômica em voos saindo do Brasil: Lite e Geral. A primeira não inclui nenhuma bagagem despachada, já a segunda oferece apenas um volume de até 23 kg. Passageiros em classe executiva podem despachar até três malas com o mesmo limite de peso. Todas as tarifas incluem até 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa Air Europa Suma ou em companhias membro da aliança SkyTeam contam com franquia de bagagem sem custo.

Para emissões feitas em programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Para mais informações, consulte o site da Air Europa.

Air France

A Air France não inclui bagagem despachada em sua tarifa mais barata, a Economy Light. As demais tarifas em classe econômica incluem um volume de até 23 kg. Já na classe Economy Premium a franquia é de duas peças de 23 kg. Viajantes das classes executiva e primeira contam com duas bagagens de até 32 kg. Todas as tarifas incluem até 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa de fidelidade Flying Blue ou em companhias membro da aliança SkyTeam contam com despacho de bagagem sem custo.

Para emissões feitas com milhas do programa da companhia em classe econômica, uma bagagem estará inclusa. Já ao utilizar pontos de programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Para mais detalhes, confira o site da Air France.

Alitalia

Quem voar para a Europa com a companhia italiana precisa se atentar à tarifa adquirida. A tarifa Light não inclui nenhuma bagagem despachada. As demais tarifas da classe econômica oferecem um volume de até 23 kg. Já para quem vai voar nas cabines econômica premium ou executiva, a franquia é de duas malas de até 32 kg.

Passageiros com status no programa de fidelidade MilleMiglia ou em companhias membro da aliança SkyTeam contam com despacho de bagagem sem custo.

Para emissões feitas com milhas de programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Para mais informações, consulte o site da Alitalia.

American Airlines

A American Airlines já oferece a tarifa Basic Economy em voos para o Brasil que não oferece nenhuma bagagem despachada. A demais tarifas em classe econômica e econômica premium permitem o despacho de apenas um volume de até 23 kg. Passageiros voando em classe executiva ou primeira classe contam com dois volumes despachados de até 32 kg sem custo.

Passageiros com status no programa AAdvantage ou em companhias membro da aliança Oneworld contam com despacho de bagagem sem custo.

Para mais informações, consulte o site da American Airlines.

Avianca Internacional

A franquia de bagagem estabelecida pela companhia em voos saindo do Brasil depende do destino e da tarifa adquirida. Por exemplo, voos para a Colômbia incluem uma bagagem de 23 kg. Já para os Estados Unidos, as menores tarifas não incluem nenhuma mala.

A empresa disponibiliza um site onde é possível inserir as informações de origem, destino e tarifa e consultar a franquia de bagagem.

Azul

Atualmente, a Azul cobra pela bagagem despachada nas menores tarifas para todos os seus destinos internacionais. A bagagem só está inclusa nas tarifas Mais Azul, Azul Super e tarifas da classe executiva. Bilhetes emitidos com pontos TudoAzul para Estados Unidos e Europa já incluem duas malas de até 23 kg cada. Para outros destinos, a bagagem será cobrada a parte.

Passageiros com status no programa TudoAzul ou portadores do cartões de crédito Itaucard TudoAzul também tem franquia de bagagem gratuita.

Para mais informações, consulte o site da Azul.

Boliviana de Aviación (BoA)

A Boliviana de Aviación manterá as mesmas franquias. Passageiros poderão despachar sem custo uma bagagem de até 30 kg e levar mais uma bagagem de mão de até 10 kg. A política é válida para todas as classes.

Para mais informações, consulte o site da Boliviana de Aviación.

British Airways

Na cabine econômica, a companhia inglesa oferece as tarifas Básica e Normal. A primeira não inclui despacho de bagagem. Já a segunda oferece uma peça despachada de até 23 kg. Passageiros voando em premium economy contam com duas malas com mesmo limite de peso. Clientes voando em classe executiva podem despachar até dois volumes de 32 kg cada.

Passageiros com status no programa Executive Club ou em companhias membro da aliança Oneworld podem contar com bagagem adicional sem custo.

Para mais informações, consulte o site da British Airways.

Copa Airlines

As tarifas internacionais mais baratas da companhia oferecem uma bagagem despachada de até 23 kg sem custo. Já os perfis tarifários mais caros podem oferecer até dois volumes de mesmo peso. Para quem voar em classe executiva, as duas primeiras malas de até 32 kg já estão inclusas na tarifa. Todas as tarifas incluem 10 kg de bagagem de mão.

Clientes com status no programa Connect Miles ou em companhias parceiras da aliança Star Alliance podem receber franquia de bagagem extra.

Para mais informações, consulte o site da Copa Airlines.

Delta

Assim como a American Airlines, a Delta também oferece a tarifa Basic Economy em voos para o Brasil. Nessa tarifa, nenhuma bagagem despachada está inclusa. As demais tarifas em classe econômica oferecem uma peça de até 23 kg. Quem viajar em classe executiva da empresa pode despachar até duas malas com até 32 kg cada. Todas as tarifas incluem até 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa SkyMiles ou em empresas membro da aliança SkyTeam podem contar com bagagem adicional.

Saiba mais no site da Delta.

Emirates

Em voos saindo no Brasil e em classe econômica na tarifa Special, a franquia de bagagem será de apenas um volume de até 23 kg. Demais tarifas em classe econômica permitem o despacho de até duas malas de mesmo peso. Já passageiros voando nas classes executiva ou primeira contam com dois volumes de até 32 kg cada. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Membros do programa Skywards com status podem contar com franquia adicional de bagagem.

Veja mais no site da Emirates.

Ethiopian Airlines

A Ethiopian oferece duas bagagem de até 23 kg cada para passageiros voando em classe econômica e três de mesmo peso para passageiros de classe executiva. Todos os passageiros contam com 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa Sheba Miles ou em companhias membro da aliança Star Alliance contam com franquia de bagagem adicional.

Saiba mais no site da Ethiopian Airlines.

GOL

Atualmente, a companhia oferece tarifas sem bagagem despachada para todos os seus destinos internacionais. As tarifas Plus e Premium Economy já incluem bagagem. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa Smiles ou no SkyMiles da Delta (somente até 1 de abril de 2020) contam com franquia de bagagem sem custo. O mesmo vale para portadores dos cartões de crédito Smiles Platinum e Infinite.

Veja todas as regras no site da GOL.

Iberia

A Iberia oferece em voos para o Brasil em classe econômica as tarifas Basic, Optimal e Flexible. A primeira não oferece nenhuma franquia de bagagem despachada. As demais oferecem, respectivamente, um e dois volumes de até 23 kg. Já voando na classe premium economy, os passageiros podem despachar até duas malas de mesmo peso. Voando em classe executiva a franquia é de três peças. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa Iberia Plus ou em companhias membro da aliança Oneworld poderão contar com bagagem adicional.

Consulte mais informações no site da Iberia.

KLM

A KLM não inclui bagagem despachada em sua tarifa mais barata, a economy light. As demais tarifas em classe econômica incluem um volume de até 23 kg. Já na classe Economy Premium a franquia é de duas peças de 23 kg. Viajantes das classes executiva e primeira contam com bagagens de até 32 kg. Todas as tarifas incluem até 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa de fidelidade Flying Blue ou em companhias membro da aliança SkyTeam contam com despacho de bagagem sem custo.

Para emissões feitas com milhas do programa da companhia em classe econômica, uma bagagem estará inclusa. Já ao utilizar pontos de programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Para mais detalhes, confira o site da KLM.

Latam Airlines

A Latam oferece em seus voos internacionais em classe econômica as tarifas Plus e TOP que já incluem bagagem despachada. A quantidade de bagagens depende do destino. Todas as tarifas nas cabines Premium Economy e Premium Business já incluem bagagem.

Para emissões com pontos do Latam Pass ou de outros programas parceiros, não há bagagem inclusa para os destinos na América do Sul, exceto se emitidos em cabine Premium Economy. Já nos voos para América do Norte, Europa, Tel Aviv e África do Sul emitidos com pontos, a bagagem já estará inclusa. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status Platinum no programa Latam Pass ou superior contam com despacho de bagagem sem custo em todos os voos internacionais. Membros de programas parceiros da aliança Oneworld também contam com o benefício até 1 de abril de 2020.

Consulte mais informações no site da Latam Airlines.

Lufthansa

A companhia alemã não oferece bagagem em sua tarifa mais barata, a light economy. As demais em classe econômica oferecem uma peça de até 23 kg. Quem viaja na Premium Economy pode despachar até duas malas de mesmo peso. Já passageiros das classes executiva e primeira contam com, respectivamente, duas e três bagagem de até 32 kg cada.

Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão. Cliente com status no programa Miles&More ou em programas parceiros da aliança Star Alliance podem ter bagagem adicional.

Sabia mais no site da Lufthansa.

Qatar

Passageiros voando em classe econômica podem despachar até dois volumes de 23 kg cada. Já para clientes das classes executiva e primeira a franquia é de duas malas de até 32 kg. Todos os clientes podem levar até 10 kg de bagagem de mão.

Clientes com status no programa Privilege Club ou em programas parceiros da aliança Oneworld podem receber franquia de bagagem adicional

Veja mais no site da Qatar.

Royal Air Maroc

Em voos saindo do Brasil, a Royan Air Maroc oferece duas malas de até 23 kg na classe econômica e três de mesmo peso na classe premium. Todas as tarifas incluem 10 kg de bagagem de mão.

Clientes com status no programa Safar Flyer podem receber franquia adicional. A empresa já anunciou que entrará na aliança Oneworld. Quando a parceria estiver estabelecida, membros com status em outros programas da aliança poderão usufruir de bagagem adicional na companhia.

Veja mais no site da Royal Air Maroc.

Swiss Air

A empresa suíça oferece a tarifa Light que não inclui nenhuma bagagem despachada. As demais tarifas de classe econômica oferecem um volume de 23 kg e, voando em classe executiva, a franquia é de duas malas de 32 kg. Já para quem vai viajar de primeira classe, é possível despachar até três itens também com até 32 kg cada. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa Miles&More ou em outros programa da aliança Star Alliance podem receber franquia adicional de bagagem.

Saiba mais no site da Swiss Air.

TAAG

A companhia angolana oferece até duas peças de até 23 kg cada em classe econômica, duas peças de até 32 kg em classe executiva e três peças de até 32 kg em primeira classe. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Passageiros com status no programa Umbi Umbi Club podem receber franquia de bagagem adicional.

Veja mais detalhes no site da TAAG.

TAP Portugal

A TAP foi uma das primeiras a introduzir tarifas sem bagagem despachada em voos para o Brasil. Quem quiser despachar deve escolher as tarifas Basic, Classic ou Plus na classe econômica ou qualquer tarifa da classe executiva. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Clientes com status no programa Miles&GO ou em outro programa pertencente a aliança Star Alliance podem receber franquia de bagagem adicional.

As passagens emitidas com pontos do programa já incluem uma bagagem despachada sem custo. Já ao utilizar pontos de programas parceiros em classe econômica, como o Smiles, é necessário verificar se a tarifa emitida pelo programa parceiro na emissão contempla o serviço. Se não houver, será necessário realizar a compra da franquia a parte.

Veja mais no site da TAP.

Turkish Airlines

Passageiros voando em classe econômica com a companhia turca saindo do Brasil podem despachar até duas malas com até 23 kg. Já em classe executiva os dois volumes podem pesar até 32 kg cada. Todas as tarifas oferecem 10 kg de bagagem de mão.

Clientes com status no programa Miles&Smiles ou em programas parceiros da aliança Star Alliance podem receber franquia de bagagem adicional.

Veja mais no site da Turkish Airlines.

United Airlines

A United oferece em suas menores tarifas apenas um volume de até 23 kg em voos saindo do Brasil em classe econômica. Já na classe premium economy a franquia é de duas peças de mesmo peso. Para os passageiros voando em classe executiva ou primeira, as duas malas podem ter até 32 kg. Todas as tarifas incluem 10 kg de bagagem de mão.

Membros do programa MileagePlus ou de outros programas da aliança Star Alliance com status podem receber franquia adicional de bagagem.

Veja mais no site da United Airlines.

* Última atualização em 7 de março de 2020