logo Melhores Destinos

França proíbe o uso de máscaras de tecido laváveis em voos: apenas descartáveis

Rafael Castilho
Rafael Castilho
12/08/2020 às 15:53

França proíbe o uso de máscaras de tecido laváveis em voos: apenas descartáveis

Um decreto do governo francês está gerando muita confusão e até provocando proibição de passageiros viajarem. A questão é a seguinte: enquanto a maioria dos países e a Organização Mundial da Saúde recomendam apenas o uso de máscaras na proteção contra a Covid-19 sem especificar o modelo, a França foi mais longe e decretou que somente máscaras cirúrgicas, de tipo descartável, podem ser utilizadas nos voos pelo país.

O decreto 2020-860 levou as companhias aéreas a reverem as medidas adotadas até o momento. Hoje para voar é obrigatório o uso de máscaras, mas para a França o tipo usado importa. As máscaras reutilizáveis, muito comuns no Brasil e na maioria dos países, não são aceitas. Se você pretende viajar para lá é bom saber que terá que providenciar várias máscaras cirúrgicas.

Devido à nova norma, muitas companhias, incluindo a Air France, estão exigindo o uso da máscara cirúrgica ao invés de outros tipos. A companhia avisa o passageiro no momento da compra do bilhete aéreo e 5 dias antes da viagem via e-mail. Em casos excepcionais a Air France disponibiliza a máscara certa ao passageiro. No site da empresa francesa há detalhes sobre o tipo de máscara a ser utilizada durante o voo.

Nos últimos dias um caso chamou a atenção. Um passageiro da Easyjet voando do Reino Unido para a França foi impedido de embarcar utilizando uma máscara hospitalar – muito mais segura e com maior proteção do que cirúrgica. A pessoa só conseguiu viajar após ajuda de outros passageiros que lhe deram uma máscara. A Easyjet se pronunciou sobre o caso. Disse que cumpre a legislação francesa e que está informando todos os passageiros via e-mail, APP ou SMS.

A França é o quinto país mais atingido pela pandemia na Europa e vem registrando um leve aumento no número de casos nas últimas semanas. O país registra atualmente 204.172 casos e 30.354 óbitos.

A União Europeia lançou um portal online para facilitar e informar os turistas que pretendem viajar para os países do Bloco. Encontre aqui os detalhes de como está a situação em cada país.