França passa a exigir certificado de vacinação em bares, cafés e restaurantes – saiba como emitir!
França passa a exigir certificado de vacinação em bares, cafés e restaurantes – saiba como emitir!
Começaram a valer na última segunda-feira (09/08) as novas medidas do governo francês para contenção da pandemia de Covid-19. Agora moradores locais e turistas terão que apresentar um passe sanitário (Health Pass) ou equivalente, que comprove a imunização para frequentar cafés, bares, restaurantes, centros comerciais e meios de transporte como avião, trem ou ônibus.
Atualização 11/11/21: o site não está mais funcionando, conheça o novo procedimento de obtenção do pass sanitaire.
Para quem tem o certificado de vacinação europeu, basta baixar o aplicativo para celulares TousAntiCovid e escanear o QR Code do certificado. Tentei escanear o QR Code do certificado brasileiro, emitido pelo ConecteSUS, mas ele não foi reconhecido.
Quem se vacinou fora da Europa, caso da maioria dos brasileiros, deve seguir outro caminho, é preciso emitir um certificado de equivalência de vacinação, como a gente explica a seguir:
Quem pode solicitar o certificado de equivalência de vacinação?
Quem recebeu alguma das vacinas aprovadas pela Agência de Medicamentos Europeia (EMA na sigla em inglês) pode pedir um certificado de equivalência, devendo preencher os seguintes requisitos:
- Ser residente de um país fora da União Europeia;
- Ter mais de 18 anos (até 30 de setembro de 2021 o passe não será exigido de menores entre 12 e 17 anos);
- Ter completado o ciclo vacinal com uma das vacinas aprovadas pela União Europeia há 4 semanas se Janssen ou 7 dias se Pfizer, Moderna ou AstraZeneca ou ainda 7 dias da primeira dose se já recuperou-se da doença
- Ter viagem marcada (com passagem comprada) para França ou União Europeia.
Documentos necessários para emissão do certificado de vacinação na França
A solicitação é feita por e-mail e você precisa reunir a seguinte documentação (em pdf, jpg ou png):
- Cópia/foto do passaporte (folha onde estão os dados pessoais);
- Passagem de volta;
- Certificado de vacinação (pode ser o emitido pelo ConecteSUS;
- Formulário eletrônico preenchido (baixe aqui).
Os documentos devem ser inseridos um a um (não aceitam arquivo ZIP) e enviados para o e-mail area3.covid-pass@diplomatie.gouv.fr com o seguinte assunto: País de residência/Sobrenome, nome/Data de chegada à França. Por exemplo: BRASIL/GOLDMEIER, João/11-08-2021.
Os documentos não podem exceder 10 mb de tamanho total. Caso esteja tudo ok, você receberá um e-mail contendo um QR Code que poderá ser apresentado impresso ou validado no aplicativo TousAntiCovid.
Algumas informações importantes:
- O certificado de equivalência é individual, se você viaja em grupo cada pessoa deve fazer o seu pedido em um e-mail separado;
- Não há um prazo para receber o certificado, nem como acompanhar o progresso da aplicação, portanto faça assim que tiver comprado a passagem para França.
Não recebi o certificado a tempo da minha viagem, o que fazer?
Existe uma maneira de receber o QR Code, caso a sua solicitação por e-mail não tenha sido respondida a tempo da viagem ou tenha sido negada. Basta realizar um teste de Covid-19 RT-PCR ou de antígeno no máximo 72 horas antes e validá-lo com um profissional de saúde francês (laboratórios, farmácias – veja aqui onde encontrar).
Teoricamente o teste poderia ser feito no Brasil, mas é mais seguro que você faça na França, pois lá os dados são lançados no sistema assim que sai o resultado (o lado ruim é que se vier positivo você será obrigado a fazer quarentena imediatamente).
Para fazer o teste na França você deve procurar um local aprovado para realizar um teste de Covid-19. O teste não é gratuito para turistas. O resultado dos testes de antígeno são bem rápidos, entre 15 e 20 minutos, e o resultado é inserido no sistema de saúde francês (e passa a aparecer no aplicativo TousAntiCovid). Mas é recomendável imprimir o resultado e usar como certificado de equivalência.
Mais informações na página oficial do governo francês sobre o assunto.