Florianópolis está perto de ter um voo inédito para a Europa
Florianópolis está perto de ter um voo inédito para a Europa
Florianópolis está prestes a ganhar mais um voo internacional – e dessa vez para a Europa! Pelo menos é o que garante o governador de Santa Catarina, Jorginho Mello. Em evento onde fez o balanço dos 100 primeiros dias do governo, ele informou que um voo direto ligando Floripa a Lisboa está praticamente acertado com a TAP.
Seria o primeiro voo internacional de passageiros de longo curso da história do aeroporto, que atualmente conta apenas com três voos internacionais, todos regionais: Montevidéu, Buenos Aires e Santiago.
Como a distância entre as duas cidades é de 5.223 milhas, a rota teria que obrigatoriamente receber aviões de fuselagem larga, como o Airbus A330neo que a TAP possui na frota. O Airbus A321XLR, que a companhia tem utilizado para abrir algumas bases novas, como Natal, não teria alcance suficiente para cumprir a rota (tem alcance de 4.700 milhas).
Além deste voo, o governo de Santa Catarina também negocia a vinda da Copa Airlines, com voos de Florianópolis para o Panamá e escalas. Com isso seria possível chegar a diversas cidades no Caribe e América do Norte com apenas uma escala.
Perguntamos sobre o novo voo à concessionária que administra o Floripa Airport que informou que “segue mantendo conversas com a TAP sobre a viabilidade de um voo direto entre Florianópolis e Lisboa. Neste ano, estivemos em Portugal para mais uma rodada de negociações. Na última semana, realizamos uma reunião muito produtiva com o secretário de turismo do Estado de SC, Evandro Neiva. O apoio do Governo do Estado é essencial para viabilizar esse projeto. No entanto ainda não temos a confirmação da rota”.
Como morador de Florianópolis estou na torcida pelos novos voos, embora saiba que os desafios para se abrir uma base nova são enormes. Tomara!