logo Melhores Destinos

Fique atento! Espera por emissão de visto americano pode chegar a 9 meses

Rafael Castilho
17/02/2022 às 12:48

Fique atento! Espera por emissão de visto americano pode chegar a 9 meses

Está pensando em ir para os Estados Unidos? Conseguiu aproveitar ontem a super promoção de passagens para Miami a R$ 898? Então fique atento porque a fila para a retirada do visto americano está enorme e o tempo de espera pode chegar aos 9 meses.

Desde a reabertura das fronteiras americanas no fim do ano passado, a Embaixada e os consulados dos Estados Unidos têm registrado forte aumento na procura por vistos. Parte desta demanda estava reprimida devido à proibição das viagens e o fechamentos dos postos de emissão dos documentos.

live imigracao dicas

Para se ter uma ideia do tamanho da demanda, em dezembro passado o governo norte-americano emitiu no Brasil 43 mil vistos B1/B2, o equivalente a 1,4 mil por dia. A grande quantidade já se aproxima da média observada no período anterior à pandemia. Antes de março de 2020 eram emitidos entre 30 mil a 50 mil vistos mensalmente.

Com tanta procura as grandes filas são inevitáveis apesar do governo dos Estados Unidos afirmar que está tentando ao máximo atender toda a demanda reprimida. Quem tenta a emissão de um novo visto para os Estados Unidos terá que esperar até 294 dias corridos, mais de nove meses, para realizar a entrevista no Consulado em São Paulo. No Rio, a estimativa do Departamento de Estado americano é de 183 dias; em Porto Alegre, a espera pode ser de até 227 dias, e na capital federal, 248, cerca de oito meses.

Já para a renovação de vistos a espera em São Paulo chega a 3 meses. Para quem busca emissão de vistos de trabalho, estudo e emergência não há demora.

Os Estados Unidos estão com suas fronteiras abertas aos brasileiros e demais estrangeiros totalmente vacinados. São aceitas todas as vacinas aplicadas no Brasil, inclusive quem tomou doses de diferentes vacinas. Além disto, o viajante precisa fazer um teste antígeno ou RT-PCR 24 horas antes do voo.

*Informações G1, IstoÉ e R7.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção