logo Melhores Destinos

Reino Unido anuncia mudanças no duty free e o fim do tax refund

João Goldmeier
23/09/2020 às 17:39

Reino Unido anuncia mudanças no duty free e o fim do tax refund

O governo britânico decidiu acabar com as vendas duty free em aeroportos, portos e nos terminais do Eurostar a partir de 1.º de janeiro de 2021. Visitantes também deixarão de contar com o tax refund para compras feitas no Reino Unido.

A partir do ano que vem, as compras de artigos como roupas, eletrônicos e perfumes feitas nestes locais pagarão os mesmos impostos que as compras feitas dentro do Reino Unido, tornando aquela última comprinha antes de entrar no avião menos vantajosa. A exceção fica por conta de cigarros e bebidas alcoólicas, que continuam com a isenção de impostos e preços mais baixos, dentro de um limite de cotas.

Assim como o fim da isenção de taxas, também será encerrado o sistema atual do tax refund, que permite que os viajantes estrangeiros recebam parte do valor dos impostos de suas compras de volta.

As lojas britânicas ainda poderão oferecer compras isentas de imposto, desde que o item seja enviado diretamente pelo lojista para um endereço no exterior. Na prática, isso inviabiliza este tipo de compra por brasileiros, pois além do alto custo do envio de qualquer item da Inglaterra para o Brasil, haverá incidência de impostos e restrições de importação.

A medida foi duramente criticada pela Associação de Operadores de Aeroportos do Reino Unido: “Ao remover a concessão das lojas duty free, passageiros não terão incentivo para fazer compras nas suas viagens. Isso fere desnecessariamente uma indústria em perigo” disse Karen Dee, diretora executiva da organização.

O que achou da nova medida? Já comprou alguma coisa nas lojas duty free do Reino Unido? Deixe seu comentário.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção