Fim do carimbo no passaporte! Europa inicia controle eletrônico de fronteiras
Fim do carimbo no passaporte! Europa inicia controle eletrônico de fronteiras
A era dos carimbos no passaporte na Europa está chegando ao fim! Desde 12 de outubro, os países do Espaço Schengen começaram a implementar o Entry/Exit System (EES), que registra eletronicamente a entrada e saída de viajantes.
O EES vai registrar dados biométricos, como foto do rosto e impressões digitais, de cada viajante que entrar na Europa. Nos primeiros meses, a novidade deve gerar filas maiores no controle migratório, já que todos precisarão fazer o cadastramento inicial dos documentos e das digitais.
A transição gradual deverá ser concluída em 10 de abril de 2026. Até lá, ainda será possível obter o registro manual em algumas fronteiras.
Baixe o app do Melhores Destinos e receba notificações de novidades e promoções para viajar muito mais!
Por que a Europa adotou o EES?
A União Europeia adotou o EES para modernizar e agilizar o controle de fronteiras. A novidade promete aumentar a segurança, ajudar no combate à imigração irregular e às fraudes de identidade, além de facilitar o monitoramento do prazo de permanência dos viajantes.
Já vínhamos acompanhando as novidades a respeito do EES há algum tempo. O sistema eletrônico, inicialmente previsto para 2022, foi adiado pelo menos outras três vezes. Em julho deste ano, houve a confirmação de que passaria a valer a partir de outubro.
O início da operação do sistema foi adiado porque alguns países enfrentaram dificuldades na implementação. Era o caso da Alemanha, Holanda e França, países que, juntos, representam 40% de todo o tráfego de estrangeiros no Espaço Schengen.
View this post on Instagram
Países europeus que utilizam o EES
Para brasileiros e demais cidadãos de fora da União Europeia que não sejam da Islândia, Liechtenstein, Noruega ou Suíça, o EES será obrigatório em estadias de até 90 dias dentro de qualquer período de 180 dias.
O sistema é adotado por 29 países: Áustria, Bélgica, Bulgária, Croácia, República Tcheca, Dinamarca, Estônia, Finlândia, França, Alemanha, Grécia, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Holanda, Noruega, Polônia, Portugal, Romênia, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Suécia e Suíça.

O EES precisa ser implementado em aeroportos, portos, rodoviárias internacionais e fronteiras terrestres. Por enquanto, ainda não foram divulgadas informações detalhadas sobre quais aeroportos de quais países já estão utilizando o novo sistema.
Implementação do ETIAS
A implementação do EES é a última etapa antes do ETIAS entrar em vigor. O Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem (ETIAS, na sigla em inglês) vai funcionar como uma pré-autorização eletrônica de viagem.
Cidadãos de 59 países que hoje não necessitam de visto vão precisar pagar uma taxa de € 20 (R$ 126 no câmbio atual) e preencher um formulário antes de viajar para a Europa. A implementação do ETIAS não teve a data oficial divulgada, mas espera-se que ocorra no último trimestre de 2026. A União Europeia se comprometeu a comunicar a data certa com antecedência.