logo Melhores Destinos

15 filmes de viagem para assistir enquanto a pandemia de Coronavírus não acaba

Redação
Redação
22/03/2020 às 7:10

15 filmes de viagem para assistir enquanto a pandemia de Coronavírus não acaba

A pandemia de Coronavírus atrapalhou planos de viagem e obrigou muita gente a ficar confinada em casa. Enquanto o pior não passa, que tal viajar através dos filmes? Pedimos aos nossos editores indicações dos melhores filmes de viagem, confira as recomendações abaixo!

Aproveite o período de quarentena e busque inspiração para as suas próximas viagens em obras cinematográficas, com cenários incríveis e roteiros que farão você querer embarcar para o próximo destino — assim que puder.

1. Na Natureza Selvagem

Into the Wild (2007) | Aventura, Biografia, Drama

Conheça a história real de Christopher McCandless (Emile Hirsch), um jovem recém-formado, que decide viajar sem rumo pelos Estados Unidos em busca da liberdade. Durante sua jornada ele conhece pessoas que mudam sua vida e, após dois anos na estrada, decide fazer a maior de suas viagens, rumo ao Alasca.

Um road movie clássico, com reflexões sobre coragem, solidão e desapego. A mensagem é simples e merece ser digerida com calma. É daqueles tipos de filme que enchem nosso peito de vontade de buscar o que nos faz feliz — e responsável por tantos viajantes utilizarem “Supertramp” como nickname. 🙂

filme de viagem na natureza selvagem

“Na Natureza Selvagem” é um clássico dos filmes de viagem. (Paramount/Divulgação)

2. EuroTrip – Passaporte para a Confusão

EuroTrip (2004) | Comédia, Aventura

Esse poderia ser apenas mais um besteirol americano, se não fossem as cenas de fácil identificação com um grupo de amigos em sua primeira viagem pela Europa. Furtos, perrengues, caronas com esquisitões e até uma luta entre “robôs” são o plano de fundo para um humor pastelão e imprevisível, com situações absurdas e cenas icônicas.

“EuroTrip” apresenta uma visão exagerada e super estereotipada de Londres, Paris, Amsterdã, Bratislava, Roma e Berlim, que se não valem exatamente como um guia de viagens, ao menos garantem boas risadas. Desligue o filtro do politicamente correto e bom filme!

filme de viagem eurotrip

Prepare-se para cenas hilárias e uma trilha sonora que gruda na cabeça! (DreamWorks/Divulgação)

3. Comer Rezar Amar

Eat Pray Love (2010) | Drama, Romance

Elizabeth Gilbert tinha tudo na vida: uma casa, um marido e uma carreira bem-sucedida. Até o momento que, recém-divorciada e encarando um momento de mudança, ela precisa decidir o que realmente é importante na sua vida.

Deixando tudo para trás em busca de novas experiências, ela embarca em uma jornada de autodescoberta pela Itália, Índia e Bali. Uma história para aquecer o coração, com paisagens únicas e a interpretação magistral de Julia Roberts.

filmes de viagem comer rezar amar

Julia Roberts numa aventura romântica pela Itália, Índia e Bali. (Columbia Pictures/Divulgação)

4. A Praia

The Beach (2000) | Aventura, Drama, Romance

Mochilar pela Tailândia é o sonho de muita gente, mas visitar as mesmas ilhas que todos os turistas vão podem fazer você se sentir apenas “mais um”. Imagine então ter acesso a um mapa que leva à uma praia paradisíaca e secreta, com uma pequena comunidade de viajantes vivendo em harmonia e longe da sociedade. Parece perfeito, certo?

Então acompanhe a aventura de Richard (interpretado por um jovem Leonardo Dicaprio pós-Titanic) e surpreenda-se com a “perfeição” da ilha. Esse é o filme que revelou a praia de Maya Bay ao mundo, curiosamente lotada de turistas após a fama, até ser fechada por tempo indeterminado em 2018. Imperdível!

filme de viagem a praia

Um filme que mistura Leonardo Dicaprio e Tailândia não tem como ser ruim. (Fox Films/Divulgação)

5. Diários de Motocicleta

The Motorcycle Diaries (2004) | Aventura, Biografia, Drama

Antes do revolucionário “Che”, havia apenas Ernesto Guevara, o jovem estudante de medicina que, juntamente com seu amigo Alberto, resolvem cruzar a América do Sul de moto em plena década de 50!

A moto quebra, a viagem continua através de caronas e caminhadas, e os aprendizados e experiências ao longo da estrada mudam para sempre os viajantes. Esqueça eventuais diferenças políticas e mergulhe na juventude e espírito de aventura de uma viagem com imagens cativantes da identidade latino-americana.

filmes de viagem diario de motocicleta

As aventuras do jovem Che Guevara pela América Latina. (Buena Vista International/Divulgação)

6. Bourne (Sequência)

Bourne Identity, Supremacy, Ultimatum e Jason Bourne (2002-2016) | Ação, Suspense

Um homem sem país e sem passado. A única pista de sua identidade é um chip implantado em seu quadril, com um número de conta num banco da Suíça. Logo ele descobre que se chama Jason Bourne, que mora em Paris, possui vários passaportes falsos, uma arma e grande quantia em dinheiro.

Esse é o início eletrizante de uma das franquias mais bem-sucedidas de ação, que ao longo dos filmes passou por diversas cidades do mundo, como Paris, Roma, Praga, Londres, Madri, Berlim, Nova York, Tenerife, Washington e Las Vegas!

filmes de viagem jason bourne

Matt Damon em cenários de tirar o fôlego. (Universal Pictures/Divulgação)

7. Mamma Mia!

Mamma Mia! (2008) | Comédia romântica, Musical

Na ilha grega de Kalokairi, Sophie (Amanda Seyfried) está prestes a se casar e não sabe quem é seu pai. Ela então envia convites para três ex-namorados de sua mãe, que saem de diferentes partes do mundo em direção à Grécia, dispostos a reencontrar Donna (Meryl Streep), mãe de Sophie e mulher de suas vidas.

Sim, é piegas, é clichê, mas… é um musical baseado nas canções do ABBA! Tente resistir a vontade de sair dançando e marcar uma viagem para as ilhas gregas!

filmes de viagem mamma mia

“Mamma Mia”: cenários espetaculares do litoral grego. (Universal Pictures/Divulgação)

8. Forrest Gump – O Contador de Histórias

Forrest Gump (1994) | Comédia dramática

Quatro décadas da história dos Estados Unidos, vistas pelos olhos de um rapaz ingênuo e com QI abaixo da média, mas que por acaso, consegue participar de momentos importantes, como a Guerra do Vietnã e o movimento Hippie.

A história de Forrest Gump (na sublime atuação de Tom Hanks) é uma obra de arte disfarçada de filme; um clássico dos anos 90, com lições de vida em meio a cenários e momentos históricos que por si só já valeriam o filme. (Re)assista!

filmes de viagem forrest gump

Um filme para toda a vida. Pare o que estiver fazendo e assista! (Paramount/Divulgação)

9. Encontros e Desencontros

Lost in Translation (2003) | Comédia dramática

Viajar é sempre bom, certo? Diga isso para Bob Harris (Bill Murray) e Charlotte (Scarlett Johansson), dois americanos em Tokyo que se sentem completamente incompreendidos e solitários, em meio a barreiras culturais que ultrapassam as diferenças linguísticas.

O filme transporta o espectador ao Japão, mas na visão dos personagens: totalmente perdidos e desconectados. Juntos eles enfrentarão o tédio, a falta de perspectiva e a solidão numa amizade que trará novas formas de ver a cidade e encarar a vida.

Filmes de viagem: Encontros e Desencontros

Bill Murray e Scarlett Johansson numa atuação marcante. (Focus/Divulgação)

10. O Mundo é Grande e a Salvação Espreita ao virar da Esquina

Svetat e golyam i spasenie debne otvsyakade (2008) | Aventura, Drama

De tão extenso, o nome do filme mais parece um poema. E “poético” é um adjetivo que cai bem a esta obra do cinema búlgaro. O filme conta a história de Alex, um jovem rapaz que deixou a Bulgária para trás e cresceu na Alemanha, mas perde a memória após um acidente e sequer se lembra de seu nome.

Numa tentativa de curar essa amnésia, o avô dele chega a Alemanha e organiza uma “viagem espiritual” de bicicleta ao passado do neto. O objetivo é voltar à Bulgária, cruzando o Leste Europeu por diversos lugares e vilarejos do interior. Um filme que esbanja sensibilidade, belas paisagens e foge da mesmice!

filmes de viagem o mundo e grande salvacao espreita virar esquina

Cinema europeu em seu melhor estilo. (RFF International/Divulgação)

11. A Vida Secreta de Walter Mitty

The Secret Life of Walter Mitty (2013) | Comédia dramática, Fantasia

Um filme leve, despretensioso e divertido. Com cenários em Nova York, Islândia, Groenlândia e Afeganistão, a história gira em torno de Walter Mitty (Ben Stiller), o responsável pelo departamento de fotos de uma grande revista.

O personagem é tímido e perdido em seus sonhos, mas ao receber um pacote com negativos de um importante fotógrafo, ele percebe que está faltando uma foto. O problema é que trata-se justamente da foto selecionada para ser a capa da última edição da revista. É quando Walter e Cheryl, sua colega de trabalho, são obrigados a embarcar numa verdadeira aventura.

filmes de viagem vida secreta walter mitty

“A Vida Secreta de Walter Mitty”: Fotografia e trilha sonora impecáveis. (Fox Films/Divulgação)

12. Viagem a Darjeeling

The Darjeeling Limited (2007) | Aventura, Comédia dramática

Três irmãos que não se falam há um ano decidem realizar uma viagem de trem em busca de autoconhecimento. O cenário é uma Índia exótica e espiritual, mas que logo se torna excêntrica demais na visão pessoal e talento dos personagens em arranjar confusão.

Além dos cenários tipicamente indianos, a direção de primorosa de Wes Anderson traz uma fotografia colorida e repleta de imagens poéticas, com humor desconcertante numa jornada por um dos países mais fascinantes do mundo.

filmes de viagem expresso darjeeling

Uma viagem em família pela Índia na direção de Wes Anderson. (Fox Films/Divulgação)

13. Esqueceram de Mim 2 – Perdido em Nova York

Home Alone 2: Lost in New York (1992) | Comédia

Há um que de magia em Nova York durante o Natal. Mas não para o jovem Kevin (Macaulay Culkin), que está sozinho na cidade após se perder da família no aeroporto. Com o cartão de crédito do pai, ele se hospeda no melhor hotel da cidade, mas não imaginava encontrar dois ladrões que tinha enfrentado no passado e que agora planejam se vingar dele. Confusões e risadas garantidas!

A trama tem um ritmo nostálgico que só melhorou com o tempo. Relembre os tempos de Sessão da Tarde e assista a esse clássico apreciando cada detalhe de Nova York!

filmes de viagem esqueceram de mim 2 nova york

Donald Trump e Macaulay Culkin juntos? Isso é Nova York! (Fox Films/Divulgação)

14. Central do Brasil

Central do Brasil (1998) | Drama

“Central do Brasil” foi indicado ao Oscar de Melhor Filme Estrangeiro em 1999, perdendo para o italiano “A Vida é Bela”. Não foi uma decisão fácil para a Academia, mas ao mesmo tempo expõe uma faceta interessante da película: ela tem o poder de tocar muito mais os corações brasileiros do que os gringos.

Impossível não nos identificarmos com a brasilidade dos cenários brutos do interior do Nordeste pré-anos 2000, quando a vida parecia ser mais dura e sofrida. O filme narra a história de Dora (Fernanda Montenegro), que escreve cartas para analfabetos na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, e resolve ajudar o pequeno Josué a encontrar o pai que nunca conheceu. À medida em que vão entrando país adentro, embarcamos numa viagem fascinante ao coração do Brasil, repleta de emoções e significados.

filmes de viagem central do brasil

Já assistiu “Central do Brasil”? Assista novamente. O filme envelheceu bem. (Europa Filmes/Divulgação)

15. O Impossível

The Impossible (2012) | Drama, Suspense, Baseado em história real

“O Impossível” não é o tipo de filme que você assiste para relaxar. Embora comece com belas imagens das praias paradisíacas da Tailândia, a história é interrompida por um acontecimento real: o tsunami do Oceano Índico de 26 de dezembro de 2004, que afetou diversos países do Sudeste Asiático.

Repleto de cenas fortes, acompanhamos a surpreendente história de sobrevivência de uma família de turistas após a tragédia, numa jornada dramática e angustiante. Um filme necessário mais do que nunca, para renovar a crença de que não há mal que dure para sempre e ir em busca de um final feliz.

filmes de viagem o impossivel

Cenas emocionantes: “O Impossível” retrata o tsunami de 2004 na Tailândia. (Warner Bros/Divulgação)


E você, tem algum filme de viagem para recomendar? Compartilhe nos comentários!