Maior festival gastronômico do Norte volta a agitar Belém com chefs renomados e sabores amazônicos


Maior festival gastronômico do Norte volta a agitar Belém com chefs renomados e sabores amazônicos
O festival gastronômico mais famoso da Amazônia está de volta! Após cinco anos, o Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense retorna em setembro para a sua 15ª edição, cheio de novidades, chefs renomados, muitos sabores e programação cultural. Então se você ama viagens para descobrir novos sabores, essa é uma ótima opção para incluir no roteiro.
Criado em 2000 pelo saudoso chef Paulo Martins, o evento volta com força para valorizar os ingredientes, as tradições e os talentos da culinária amazônica. Entre os dias 5 a 7 e 12 a 14 de setembro, Belém vira o ponto de encontro para quem quer mergulhar na (riquíssiiiima) gastronomia do Norte.
Viaje mais gastando menos! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber promoções de passagens aéreas, hotéis, seguro viagem e muito mais!

Foto: Monique Renne/ Guia Melhores Destinos
Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense
A base da festa vai ser o Shopping Bosque Grão-Pará, com o Grande Festival, que reúne chefs nacionais e regionais para dar aulas-show, fazer degustações e trocar conhecimento sobre a comida paraense. Veja alguns nomes confirmados:
- Janaína Torres, eleita melhor chef mulher do mundo pelo The World’s 50 Best;
- Carole Crema, do Que Seja Doce e Bake Off Brasil;
- Telma Shimizu, Embaixadora de Culinária Japonesa;
- Bruna Martins, chefe dos restaurantes Florestal e Birosca s2, eleitos entre os 100 melhores do Brasil;
- Rodrigo Bellora, chef de cozinha, agricultor, pesquisador e idealizador do conceito Cozinha de Natureza;
- Leila Carreiro, cozinheira do restaurante Dona Mariquita, Cozinha Patrimonial da Bahia.

Filhote, cupuaçu e creme de chouriço mineiro, do chef Pablo Oazen – Foto: Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense/ Divulgação
Outros chefs paraenses como Thiago Castanho, Paulo Anijar, Saulo Jennings, Daniela Martins, Esther Weyl e Felipe Gemaque também participam, todos apaixonados por divulgar a riqueza da culinária local.
Uma das partes mais emocionantes do festival é o tradicional Jantar das Boieiras, quando as cozinheiras do Mercado Ver-o-Peso (aquelas que mantêm viva a comida tradicional da cidade) brilham junto aos chefs convidados.

Mercado Ver-o-Peso, em Belém – Foto: Monique Renne/ Guia Melhores Destinos
Esse festival sempre foi pensado para valorizar a gastronomia como riqueza cultural e social da região. Por isso, virou uma referência nacional, além de encantar turistas que querem viver a essência da Amazônia no prato.

Carne assada, farinnha de cruzeiro e conservas, do chef Pedro de Artagão – Foto: Festival Ver-o-Peso da Cozinha Paraense/ Divulgação
Se estiver por Belém em setembro, não perca essa festa! Ela acontece em um momento super especial para a cidade, que já está se preparando para receber a COP30, e reforça por que Belém é reconhecida como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco. Aproveite, eu já fiquei com água na boca!