<
logo Melhores Destinos

Maior festa italiana de São Paulo começa neste fim de semana com comidas típicas, música e muito mais!

Luigi Rigoni
01/08/2025 às 19:00

Maior festa italiana de São Paulo começa neste fim de semana com comidas típicas, música e muito mais!

Acesse nosso grupo de ofertas no telegram

Entrar

Com a chegada de agosto, já dá para sentir o cheirinho de molho de tomate no ar e ouvir o som da tarantela ao fundo. É época de Festa da Achiropita, a maior festa italiana de São Paulo! Todos os sábados e domingos do mês, o tradicional bairro do Bixiga celebra sua herança italiana com muita música, comidas típicas e homenagens à santa padroeira do bairro.

99ª Festa de Nossa Senhora Achiropita

A Festa da Achiropita acontece na Rua 13 de Maio, em frente à Igreja de Nossa Senhora da Achiropita, e se espalha pelas ruas paralelas, como a São Vicente e a Dr. Luís Barreto. As barracas tomam conta da região com pratos típicos, bebidas, doces e até brinquedos.

Entre os destaques do cardápio estão a tradicional fogazza (uma massa frita recheada com muuuito queijo), a macarronada com molho de tomate caseiro e os doces, como o famoso cannoli.

Tudo é preparado pela comunidade da igreja, que mantém viva a tradição com receitas passadas de geração em geração. É uma gracinha ver as “nonas” cuidando de cada detalhe. A entrada para a festa de rua é grátis e toda a renda obtida com as vendas das barracas é destinada a projetos sociais da paróquia.

Além da programação gratuita nas ruas, os visitantes também podem aproveitar a cantina da Achiropita, que oferece uma programação especial durante a festa. Os ingressos custam R$ 200 e incluem mesa reservada, comidas típicas e apresentações musicais. A compra pode ser feita aqui.

Festa da Achiropita

Foto: Festa da Achiropita | Divulgação

Mas vale o aviso: a festa é um sucesso e costuma atrair multidões, então prepare-se para enfrentar filas. Para ajudar a reduzir o tempo de espera, nesta edição o evento começa um pouco mais cedo. A festa acontece aos sábados, das 17h às 23h, e aos domingos, das 17h às 22h.

No entorno há alguns estacionamentos, mas eles costumam ser bastante disputados. Uma boa alternativa é se planejar para ir de Uber ou até mesmo de metrô. Desça na estação Brigadeiro, na Avenida Paulista, e caminhe cerca de 20 minutos até a Rua 13 de Maio. O trajeto costuma ser movimentado aos finais de semana e não é perigoso.

Festa da Achiropita

Foto: Festa da Achiropita | Divulgação

Dica: para quem quer uma experiência ainda mais completa no Bixiga, todos os domingos, das 9h às 16h, acontece uma excelente feira de antiguidades na Praça Dom Orione. Vale a pena passar a tarde por lá e emendar com a festa no começo da noite.

História da festa

A história da Festa de Nossa Senhora Achiropita caminha com a imigração italiana em São Paulo. No início do século XX, imigrantes calabreses trouxeram ao Brasil a devoção à santa. Eles se instalaram no bairro da Bela Vista, na região que hoje é conhecida como Bixiga, onde construíram uma capela em homenagem a ela.

Com o tempo, a igreja foi crescendo e pequenas quermesses começaram a ser realizadas, tornando-se cada vez mais tradicionais. Na década de 1950, a festa ganhou a forma que conhecemos hoje. Atualmente, mais de mil voluntários participam da organização da festa, que recebe anualmente mais de 200 mil visitantes, segundo os organizadores.


Já fui algumas vezes na festa e adorei. As comidas são realmente boas e vale a pena o perrengue de enfrentar as filas. E você, já conhece o evento? 

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção