Feriados de 2020: confira a lista completa e planeje suas viagens!

Daniel Gadelha
2/01/2020  ·  15:00Publicado 2 · jan · 2020  ·  15:00Atualizado 18 · fev · 2020

Feriados de 2020: confira a lista completa e planeje suas viagens!

A lista de feriados de 2020 tem tudo para fazer a alegria dos viajantes! Ao todo serão NOVE feriados prolongados, o dobro do ano anterior! Isso sem falar nos feriados estaduais, municipais… Serão muitas as possibilidades de fazer a malinha de mão e cair na estrada para uma viagem de poucos dias, emendando  feriados com o fim de semana para fazer umas mini-férias por aí.

Então bora conferir em que dia cai cada uma destas folgas e nossas sugestões de destinos para aproveitá-las bem!

Feriados em Janeiro de 2020

Janeiro é mês de férias escolares no Brasil e, embora não tenhamos feriados (além do dia primeiro, claro), é uma boa oportunidade para começar o ano com o pé direito, ou seja, viajando!

Uma opção de destino é a Cidade do Cabo. O tempo ensolarado do verão sul-africano atrai turistas de todas as partes em busca de atividades ao ar livre. A cidade entra no agito devido a temporada de férias e as praias ficam super movimentadas. Outra opção é a Nova Zelândia. O período é excelente para curtir os parques e trilhas por muito mais tempo já que a incidência da luz do sol pode alcançar até as 22 horas.

Para quem prefere ficar por aqui, a boa pode ser aproveitar as belezas de Fernando de Noronha. Há baixa incidência de chuvas e mais dias com céu claro para aproveitar as belezas desse paraíso. Outras boas pedidas são Natal, Porto Seguro, Arraial D’Ajuda e Balneário do Camboriú, que estão de braços abertos aos turistas nessa época do ano.

Feriados em Fevereiro de 2020

Carnaval

Dizem que o ano só começa mesmo depois do Carnaval e é justamente nele o primeiro feriado prolongado do ano. O feriado oficial é somente no dia 24 (segunda-feira) e os dias 25 e 26, terça-feira de Carnaval e quarta-feira de Cinza são feriados facultativos. Quem conseguir viajar na sexta-feira à noite, terá 5 dias inteiros para colocar o pé na estrada!

Os destinos preferidos para quem gosta de curtir a folia são Rio de Janeiro, Recife e Salvador. Já para quem busca um destino fora da muvuca e prefere relaxar em contato com a natureza, destinos como Paraty, Ilha Grande ou Porto de Galinhas podem ser uma boas opções.

Por ser o feriado brasileiro mais longo, alguns destinos internacionais podem entrar na lista como Punta Del Este, que nessa época permite curtir o balneário uruguaio sem multidões; Punta Cana, que estará em seu menor índice de chuva do ano; Dubai, com um clima mais ameno, ou ainda Miami. Afinal, quem não quer começar o ano renovando o guarda-roupa?

Mas quem tiver um pouco mais de tempo e puder emendar o Carnaval com uns dias férias, essa também é uma ótima época para conhecer paraísos como a Tailândia ou as Ilhas Maldivas. É uma excelente época para visitar ambos os destinos e eles não estão sujeitos à “super inflação carnavalesca”, como ocorre na maioria das cidades brasileiras nesse período.

Feriados em Abril de 2020

Semana Santa

Passados os desfiles das escolas de samba, o próximo feriado é o da Páscoa. A Sexta-Feira Santa cairá em 10 de abril. E, bem… uma folga de três dias merece uma viagem! Nossa sugestão é visitar Foz do Iguaçu, onde as chuvas de verão já terão cessado e as Cataratas seguem cheias e com um visual de tirar o fôlego. Florianópolis já está mais vazia e ainda com tempo bom e também é uma boa época para visitar as cidades históricas de Ouro Preto, Diamantina e Tiradentes, todas em Minas Gerais.

No exterior, para quem dispor de mais dias, destacamos o Deserto do Atacama que em abril está com temperatura amena e paisagens coloridas. Na vizinha Argentina tem Mendonza, onde o clima frio começa a dar as caras nessa época. Por ainda ser outono, a cidade está cheia de cores em tons alaranjados e a paisagem fica belíssima.

Tiradentes

Logo em seguida temos o feriado de Tiradentes, no dia 21 de abril, uma terça-feira. Para os que tiverem flexibilidade para emendar, é uma boa oportunidade para preparar a mochila e colocar o pé na estrada. Se você não tiver como “fugir” do trabalho na segunda-feira, aproveite o feriado para relaxar e explorar sua cidade. Se você mora em São Paulo, veja 25 coisas (quase de graça) para se fazer em Sampa ou aproveite para conhecer Olímpia, a cidade dos parques aquáticos e das águas termais.

Feriados em Maio de 2020

Dia do Trabalho

Em maio temos apenas o Dia do Trabalho, logo no primeiro dia do mês, que cairá numa sexta-feira. Serão três dias de folga! Bom período para fazer ecoturismo em Bonito em função dos rios mais cristalinos e com mais peixes, além de menos incidência de chuva. Outra ótima opção é conhecer Ilhabela, que estará na baixa temporada, mais tranquila, barata e com chuvas menos intensas. Em Manaus há boas chances de poder assistir o Festival Amazonas de Ópera, que apresenta grandes artistas nacionais e internacionais.

Saindo do Brasil, a oportunidade é a hermana Buenos Aires que, passado o verão intenso, em maio oferece uma temperatura agradável para passear. Já Machu Picchu, reconhecida como uma das maravilhas do mundo atual, encontra-se em uma ótima época para ter seu sítio arqueológico explorado.

Feriados em Junho de 2020

O mês de junho nos traz as festas de São João com dança, música, brincadeiras e delicias como cural, cocada, maria-mole, pinhão… Quem quiser curtir a maior festa de São João do mundo não pode deixar de visitar Campina Grande.

Corpos Christi

O único feriado de junho será o de Corpus Christi, no dia 11, uma quinta-feira. Jericoacoara pode ser uma bela possibilidade, já que a temporada de chuvas fortes já terá passado e sobrarão as belíssimas lagoas na região. Nesse período os Lençóis Maranhenses também já ganharam os famosos contornos com centenas de piscinas de água doce em meio às dunas.

Para os que buscam destinos mais exóticos, o mês de junho é o melhor período para conhecer Split, na Croácia, antes da chegada do quente verão europeu. O período é o mais indicado para os que desejam aproveitar as praias, passeios e atividades ao ar livre, com preços mais acessíveis e pontos turísticos mais tranquilos. O mesmo se aplica à cidade das luzes Paris. O calorzinho incentiva longas caminhadas pelos bairros da capital francesa, que recebe o maior número de festivais nesse período.

Os que estão com o visto americano em dia podem preferir conhecer a histórica Boston. O período de início do verão americano é convidativo para explorar a cidade, fazer passeio de barco e muitas atividades ao ar livre.

Feriados em Julho de 2020

Oi? Vocês esperavam encontrar feriados aqui também? O mês já é de alta estação e de férias escolares. Lamento, mas não teremos feriados nacionais aqui (Se for paulista, aproveite o 9 de julho que cai na quinta). No entanto, essa é a melhor época para reunir a família e aproveitar a temporada de inverno no hemisfério sul. No Brasil temos as charmosíssimas Gramado e Campos do Jordão em alta temporada.

No Chile, o Valle Nevado é a estação de esqui mais acessível para os brasileiros e ideal para quem deseja dar seus primeiros passos na neve. Já para quem curte o frio mas prefere não se aventurar na neve, a capital Santiago oferece diversos pontos turísticos e culturais, como museus e monumentos históricos.

Feriados em Setembro de 2020

Independência

O mês de setembro é lembrado pelo grito de D. Pedro de Alcântara declarando a independência do Brasil às margens do Ipiranga. Em 2010, 7 de setembro cairá numa segunda-feira. Caso você não conheça Fernando de Noronha, dê seu grito e realize esse desejo em setembro. A época é a melhor para quem quer realizar mergulhos ou prefere o mar tranquilo. A visibilidade pode chegar a 50 metros.

Outro destino interessante é o Jalapão, quando as chuvas já terão cessado, mas a umidade continua alta e a vegetação com uma coloração incrível. Em Alter do Chão, já é possível conhecer as famosas praias de rio. Em Trancoso está quente e com menos chuvas, além de ser um período com preços mais palatáveis, se comparado com a alta temporada de verão.

Feriados em Outubro de 2020

Nossa Senhora Aparecida

Outubro traz o Dia do Professor, que não é um feriado nacional, mas é uma data que a criançada tem folga da escola, o que pode render uma programação em família. No dia 12, segunda-feira, é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. Aproveitando o feriado, que tal conhecer Arraial do Cabo? Outubro é baixa estação por lá, então é a melhor época para curtir a natureza e e relaxar nas praias. As chuvas já não são frequente nessa época e o mar é sempre transparente e colorido. Outros destinos nacionais que são excelentes essa época do ano são Caldas Novas e Maragogi.

Mas se você for Disneymaníaco, saiba que outubro é um ótimo mês para visitar os parques temáticos de Orlando. Com o fim das férias escolares americanas, os parques estão bem menos movimentados e as filas menores. O calor do verão também se foi e deu espaço para o clima ameno do outono. Neste mês ainda é possível aproveitar os eventos de Halloween da terra encantada.

Feriados em Novembro de 2020

Finados

No penúltimo mês do ano temos o feriado de Finados no dia 2, a primeira segunda-feira do mês. Por ser uma folga de três dias, é possível dar uma escapada. MaceióMorro de São Paulo são destinos que não vão decepcionar.

Proclamação da República

No dia 15 comemoramos a Proclamação da República que, consequentemente, deu fim a monarquia no país. A história do Brasil é mesmo fascinante, não acham? É uma pena que esse feriado vai cair em um domingo (#chateado).

O mês de novembro é esperado pelas famosas promoções de Black Friday e pode ser uma boa oportunidade para ir a Nova York ou Las Vegas. O período geralmente é frio, mas as nevascas só chegam geralmente de dezembro em diante. É possível ainda que a cidade já esteja sendo ornamentada com sua famosa decoração de natal.

Feriados em Dezembro de 2020

Chegou dezembro, o mês mais mágico do ano. As cidades já estão iluminadas com luzinhas, as árvores de natal já estão montadas e em todas as portas já vemos guirlandas. No Brasil a maior atração da época é o famoso Natal Luz de Gramado. A programação costuma ser divulgada no mês de agosto, assim como o início da venda dos ingressos.

Para os que curtem calor e praia, a época é boa para visitar a maioria dos destinos do Nordeste brasileiro. O clima é quente e de sol abundante para aproveitar o mar e realizar atividades ao ar livre.

A ceia de Natal deste ano será em uma quinta-feira e o dia de Natal será em uma sexta, formando o último feriado prolongado de 2020. Portanto, faça bom uso dele! Vale lembrar também de agradecer por mais um ano que se passou, pelas experiências que tivemos e pelas viagens que fizemos.

Esse post foi publicado originalmente em 15/11/2019 e vem sendo atualizado desde então

E você? Já está planejando viajar em algum desses feriados? Fique ligado nas promoções divulgadas pelo Melhores Destinos e não perca mais nenhuma oportunidade baixando nosso aplicativo para celular gratuito