Atenção: dois dos principais mirantes de Paris estão fechados para os visitantes
Atenção: dois dos principais mirantes de Paris estão fechados para os visitantes
Paris é belíssima de todos os ângulos, mas do alto a capital francesa é de fazer suspirar! E ela conta com lugares perfeitos com uma incrível paisagem vista de cima, principalmente ao pôr do sol. No entanto, temos uma triste notícia: o público não tem mais acesso a dois dos melhores mirantes da Cidade Luz.
Os meus colegas jornalistas Sandro Kurovski e Monique Renne, editores do Melhores Destinos, estão em Paris produzindo conteúdo para o MD e decidiram subir dois mirantes famosos: o do Grande Arco de La Défense e da Torre Montparnasse. A ideia era garantir lindas imagens do alto da cidade, mas, infelizmente, deram com a cara na porta: as duas atrações estão fechadas ao público! Então fui atrás para descobrir os motivos e te conto neste post para que você não perca seu tempo durante a viagem a Paris.
Grande Arco de La Défense
Inaugurado em 14 de julho de 1989, o Grande Arco de La Défense tem tamanho monumental. Com forma de cubo, a obra tem 110 metros de altura, sendo apoiada sobre 12 pilares. No topo, um mirante ao ar-livre, com 100 metros de comprimento, permitia ver Paris do alto, com vista para alguns dos principais monumentos da cidade. O problema é que ele foi fechado ao público definitivamente em abril deste ano, informou o jornal Le Monde.
Segundo o grupo City One, responsável pela cobertura do atrativo, não foi possível manter o espaço aberto por questões financeiras. Depois da pandemia, o número de visitantes diminuiu muito no topo do Grande Arco, e os custos operacionais do mirante são muito altos, por isso, o acesso do público se tornou inviável. Uma pena, pois antes da pandemia, mais de 230 mil pessoas passavam por lá anualmente para admirar Paris.
Leia mais no nosso Guia de Destinos de Paris sobre La Défense, a região mais moderna da cidade.
Torre Montparnasse
Com vista 360° para a capital francesa, a Torre Montparnasse oferece um dos mais espetaculares mirantes de Paris. O edifico, com 56 andares, surpreende com diferentes ambientes que rendem muitas fotos e um pôr do sol de emocionar. E era o topo do arranha-céu, com 210 metros de altura ao ar livre, que você poderia ter uma visão privilegiada para a Torre Eiffel e diversos outros monumentos imponentes da capital francesa. Entretanto, como mencionei, o terraço dela está fechado!
O rooftop está inacessível aos visitantes também desde abril deste ano, pois o proprietário do último andar está proibido pelo condomínio de abrir o espaço ao público – após mais de 45 anos com a atração. A história sobre o motivo desse fechamento é longa, mas resumidamente o terraço está bloqueado porque o acesso ao espaço está em trâmites judiciais (leia os detalhes na imprensa local).
Turista, fique atento!
A parte mais desagradável dessa história toda é que nem o site e nem as redes sociais do Rooftop Tour Montparnasse estão divulgando sobre o terraço fechado! Ou seja, turistas acabam indo até o prédio e comprando o ingresso, mas não têm acesso ao rooftop. Até o momento, os visitantes só conseguem visitar o mirante panorâmico, localizado no 56º andar. O espaço fechado é amplo, climatizado e cercado por grandes janelas de vidro, as quais também permitem uma bela vista da cidade, mas não oferecem a mesma experiência ao ar livre no topo do edifício. Portanto, seria justo comunicar melhor os visitantes.
Ver essa foto no Instagram
A minha colega Monique disse que só descobriu que o terraço estava fechado ao tentar subir as escadas a partir do 56º andar. Foi então que viu o aviso sobre o acesso bloqueado. Ao conversar com uma funcionária, ela foi informada que o rooftop está fechado por tempo indeterminado.
No Grande Arco de La Défense, não foi muito diferente. Ao chegar ao local, o Sandro foi informado por funcionários que não podia subir até o mirante. O grupo One City até divulgou um comunicado sobre o fim das visitações na época do fechamento, mas o assunto não foi repercutido na imprensa brasileira.
Você já conhecia esses mirantes ou pretendia visitá-los na sua viagem a Paris? Participe nos comentários!