Famoso museu de Paris ficará fechado ao público por cinco anos


Famoso museu de Paris ficará fechado ao público por cinco anos
O Centro Pompidou, um dos ícones culturais de Paris, se prepara para uma grande renovação. A partir de segunda-feira (10), um dos mais importantes museus de arte moderna do mundo fechará suas portas para um extenso projeto de modernização, que deve durar até 2030.
- Passagens aéreas para Paris – compre aqui com os melhores preços
- Onde ficar em Paris – as melhores dicas para escolher sua hospedagem

Escada do Pompidou oferece uma bela vista de Paris, inclusive da Torre Eiffel – Foto: Monique Renne/ Guia Melhores Destinos
Se você está na capital francesa e quer aproveitar uma última visita antes da pausa, a boa notícia é que, a partir desta sexta-feira (7), às 18h do horário local, o museu oferecerá entrada gratuita aos moradores e turistas (veja aqui a programação).
Os visitantes poderão explorar a coleção permanente e assistir a eventos especiais até segunda, quando o prédio encerrará suas atividades temporariamente às 21h no horário de Paris.
Apesar de a arte moderna não ser meu estilo favorito, visitar o Pompidou de graça antes do fechamento é uma oportunidade imperdível! Estive no museu em julho de 2024, aproveitando o passeio de graça no primeiro domingo do mês, e posso dizer que valeu a pena.
Confira aqui todos os passeios para fazer em Paris!
Reforma do Pompidou
O Centro Pompidou não será completamente desativado de imediato. Neste primeiro momento, somente a exposição permanente será encerrada.
Pequenas exposições ainda acontecerão até setembro deste ano, mas, a partir daí, começa o trabalho pesado: a remoção do amianto e uma ampla renovação estrutural.

Foto: Monique Renne/ Guia Melhores Destinos
Com sua fachada inconfundível cheia de tubos coloridos e um espaço de 12.000 m², o museu abriga a maior coleção de arte moderna e contemporânea da Europa, rivalizando com o MoMA, de Nova York.
Durante as obras, o acervo será transportado para depósitos na França e no exterior. Algumas obras farão parte de exposições temporárias em locais como o Grand Palais, em Paris, e as filiais do Centro Pompidou em Málaga (Espanha), Xangai (China) e, futuramente, Bruxelas (Bélgica).
Além disso, peças da coleção serão emprestadas para museus nos Estados Unidos, Austrália, Japão e outros países europeus.

Vista do Torre Eiffel a partir da escada do Pompidou – Foto: Monique Renne/ Guia Melhores Destinos
Arquitetura histórica
O Centro Pompidou foi projetado pelos arquitetos Renzo Piano e Richard Rogers, a pedido do então presidente francês Georges Pompidou (1969-1974).
Inaugurado em 1977, o prédio rapidamente se tornou um dos pontos culturais mais importantes de Paris, funcionando não só como museu, mas também como um espaço dinâmico para eventos artísticos e uma biblioteca bastante frequentada pelos estudantes da cidade.
Antes da pandemia, o centro recebia quase quatro milhões de visitantes por ano, se tornando uma das atrações mais visitadas da capital francesa. Agora, o desafio será manter essa relevância enquanto passa por sua maior transformação desde a inauguração.
Com informações da Agence France-Presse.