18 fatos estranhos (e absolutamente reais!) sobre Dubai


18 fatos estranhos (e absolutamente reais!) sobre Dubai
Dubai é um destino fascinante, assim como os fatos que fazem parte de sua história. A transformação da pequena vila de pescadores cercada de deserto em um próspero e influente caldeirão cultural é algo que muitos visitantes desconhecem. Por exemplo, você sabia que apenas 13 carros foram registrados em Dubai em 1968? Ou que água e gasolina custam praticamente o mesmo por lá?
Confira 18 fatos estranhos sobre Dubai:
1 – Dubai foi fundada em 1833
Dubai é bem mais antiga do que se imagina! Estabelecida em junho de 1833 como um vilarejo de pescadores sem grandes pretensões, foi somente na década de 1970 que Dubai começou a se transformar na metrópole em meio ao deserto como é conhecida hoje. Até 1930, havia cerca de 20.000 habitantes. Em 2020, a população de Dubai ultrapassou os 3 milhões.

Carregadores de cimento em Dubai, 1967 (Foto: The Telegraph)
2 – Somente 13 carros registrados em 1968
Parece difícil de acreditar quando vemos atualmente as seis faixas da Sheikh Zayed Road, principal avenida de Dubai. Mas é verdade: há pouco mais de cinquenta anos, apenas 13 carros estavam registrados no emirado. Hoje, existem quase 3 milhões de carros registrados nos Emirados Árabes Unidos.
3 – As ilhas artificiais podem ser vistas do espaço
Em 2014, os astronautas da Estação Espacial Internacional (ISS) publicaram uma foto dos arquipélagos artificiais de Dubai, vistos diretamente da nave espacial em órbita. A maior ilha artificial do mundo, Palm Jumeirah é o lar de luxuosas mansões, faixas extensas de areia branca e hotéis cinco estrelas. Foram necessários 10,5 milhões de caminhões com a caçamba cheia de areia para criar o ambiente.

Ilhas artificiais de Dubai vistas do espaço (Foto: Instagram/ISS)
4 – O maior metrô sem maquinista do mundo
Quando foi inaugurado em 2009, o Metrô de Dubai era a maior rede ferroviária automatizada do mundo, sem a presença de um maquinista. Com 74,6 quilômetros de extensão, o metrô de Dubai é uma forma popular e econômica de ver a maioria dos pontos turísticos da cidade. Na década seguinte à sua inauguração, o metrô autônomo de Dubai foi rebaixado para o terceiro lugar, mas atualmente está sendo estendido para chegar ao local da Expo 2021.
5 – Hotel 7 estrelas folheado a ouro
Folhas de ouro 24 quilates cobrem aproximadamente 1.790 metros quadrados dos interiores do Burj Al Arab, considerado o primeiro hotel sete estrelas do mundo. Em formato de vela, o hotel está localizado em sua própria ilha particular, acessada por meio de uma ponte.

Burj Al Arab, o primeiro hotel sete estrelas do mundo
6 – Dois homens para cada mulher
De acordo com os últimos dados divulgados em 2019, existem cerca de 2,3 homens para cada mulher em Dubai. Ou seja, não é o melhor lugar do mundo para arranjar uma namorada.
7 – Existe um “Ministério da Felicidade”
Sim, os Emirados Árabes Unidos têm um ministro dedicado à felicidade, que está encarregado (adivinhe) de promover a felicidade entre os residentes de Dubai e seus outros seis emirados.

Dá para ser muito feliz nos melhores parques aquáticos de Dubai
8 – Dubai tem mais de 130 recordes mundiais
Figurinha carimbada no Guinness Book, Dubai já quebrou vários recordes mundiais. Foram três para o Dubai Miracle Garden e nada menos que onze para o Burj Khalifa, o edifício mais alto do mundo. Outras façanhas recordistas incluem o carro de polícia mais rápido em serviço, o maior número de pessoas pulando de paraquedas simultaneamente e a mais longa transmissão de rádio subaquática.
9 – Em 1991, só havia um arranha-céu na cidade
Há 30 anos, o Dubai World Trade Center era o único arranha-céu em Dubai. Quase três décadas depois, existem 148 arranha-céus de cair o queixo e 917 prédios altos em Dubai.

Arranha-céus de Dubai
10 – Água e gasolina têm quase o mesmo preço
Em agosto de 2020, o preço de um litro de combustível em Dubai custava 1,80 dirham (cerca de R$ 2,60). Já uma garrafa de 1,5 litro de água custa entre 1,65 a 2 dirham (R$ 2,40 a 2,90).
11 – Temperatura superior a 50 graus
Durante o verão de julho de 2002, a temperatura em Dubai chegou a 52,1 ºC. Sempre é quente nessa época do ano, mas esse foi a temperatura mais alta já registrada.

Os campings de luxo em Dubai são dotados de ar-condicionado
12 – O território de Dubai aumentou
Originalmente, Dubai cobria uma área de 3.900 quilômetros quadrados. No entanto, devido à construção de ilhas artificiais, o emirado aumentou de tamanho e hoje tem cerca de 4.114 quilômetros quadrados.
13 – Dubai já foi lar de 24% dos guindastes do mundo
No auge do boom imobiliário, em 2006, cerca de 30.000 dos 125.000 guindastes de construção do mundo estavam em Dubai.
14 – Corrida de camelo com robôs
Uma das atividades esportivas mais tradicionais dos emirados é a corrida de camelo, que existe há centenas de anos. Mas desde o início dos anos 2000, os jóqueis humanos foram substituídos por robôs.

Corrida de camelo em Dubai com jóqueis robôs (Foto: Stephanie McGehee/Reuters)
15 – Frota policial de luxo
Dubai ostenta o carro de polícia mais rápido do mundo: um Bugatti Veyron, que chega a 404 km/h. A fronta ainda conta com um Mercedes AMG GT 63 S, Lamborghini Aventador com velocidade modificada, Aston Martin One-77, um Bentley Continental GT, um Ferrari FF e um Mercedes-Benz Brabus G-Wagon.
16 – Mais de um terço do Burj Al Arab é inabitável
O icônico Burj Al Arab em Dubai, que imita o formato da vela de um barco, foi considerado a construção mais “vaidosa” do mundo, com 123 metros de espaço inabitável no topo. Isso corresponde a 39% de sua altura total de 321 metros. Sem esse espaço vazio, o prédio ficaria muito aquém do status de “super alto”, concedido a edifícios acima de 300 metros.

Burj Al Arab: lindo, porém com áreas inabitáveis
17 – Não há rios em Dubai
Na verdade, em todos os Emirados Árabes Unidos não existem rios permanentes.
18 – Os hotéis quatro e cinco estrelas mais altos do mundo estão em Dubai
O Gevora é o hotel quatro estrelas mais alto do mundo com 356 metros, enquanto o JW Marriott Marquis é o hotel cinco estrelas mais alto do mundo, com 355 metros. Ambos ficam em Dubai.

JW Marriott Marquis, o hotel cinco estrelas mais alto do mundo fica em Dubai
Com informações da Condé Nast Traveler
E você, conhecia esses fatos sobre Dubai? Sabe de mais alguma curiosidade? Deixe seu comentário!