Trem Expresso Turístico da CPTM terá novo carro a partir de maio
Trem Expresso Turístico da CPTM terá novo carro a partir de maio
Neste ano, o Expresso Turístico irá apresentar mudanças, com o objetivo de melhorar e ampliar a prestação do serviço. Neste mês de maio, por exemplo, a CPTM passa a ofertar mais 88 assentos nas viagens para Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes adicionando mais um carro à operação.
O novo veículo incorporado à frota do serviço turístico da companhia foi adquirido e totalmente reformado, sendo realizada a reforma das poltronas, pintura (dentro e fora do vagão), polimento e a reformulação de toda a comunicação visual do carro. Como parte do plano de ampliação dos serviços, a CPTM ressalta a possível incorporação de um vagão restaurante ainda em 2023, que será restaurado para oferecer uma nova e exclusiva experiência aos passageiros. Olha que demais!
Desde 2009 o Expresso Turístico oferece três roteiros de viagens: Paranapiacaba, Jundiaí e Mogi das Cruzes, sempre com partidas a partir da Estação da Luz. No decorrer desses anos de operação, o Expresso Turístico vem integrando pontos turísticos ao longo da malha férrea com o intuito de promover e valorizar a história da ferrovia. Do início da operação até dezembro de 2022, o serviço atendeu cerca de 174,8 mil passageiros.
O passeio é feito em uma locomotiva a diesel, modelo Alco RS-3 de 1952, que conduz carros de passageiros fabricados no Brasil pela Budd – Mafersa nos anos 60 e que foram cedidos pela ABPF (Associação Brasileira de Preservação Ferroviária). Durante a viagem, o turista aprecia a paisagem e conhece um pouco da história de São Paulo sob a perspectiva do desenvolvimento das ferrovias.
Atualmente, o embarque é realizado às 8h30 da plataforma 4 da Estação Luz e o retorno das cidades visitadas é às 16h30. Além das poltronas tradicionais, existe um espaço reservado para cadeirante (com cinto de segurança e ancoragem da cadeira). Os bilhetes, no valor de R$ 50, podem ser adquiridos no site.
Eu já fiz esse passeio e em breve vou contar mais sobre o quanto ele é legal! Vale muito a pena.