Eurostar planeja rotas inéditas de trem entre Inglaterra, Suíça e Alemanha


Eurostar planeja rotas inéditas de trem entre Inglaterra, Suíça e Alemanha
Ótima novidade para quem adora viajar de trem pela Europa! Viajantes podem ganhar um trem direto entre Inglaterra, Suíça e Alemanha no início dos anos de 2030! Os planos inéditos foram anunciados pela Eurostar, empresa de trens de alta velocidade e famosa por operar no túnel do Canal da Mancha.
Com a novidade, no início da próxima década, a empresa pretende oferecer viagens diretas de Londres para Genebra e Frankfurt. Haverá também uma nova ligação entre Amsterdã e Genebra.
Para isso, a Eurostar planeja investir na compra de até 50 novos trens, com o objetivo de transportar 30 milhões de passageiros por ano até 2030!
Rail Europe é confiável? Análise completa do maior site de trens da Europa
Conexões inéditas de trem
O anúncio chama atenção porque esse tipo de conexão direta é relativamente rara, por envolver exigências de controle de fronteira. Nesses casos, por exemplo, é preciso instalar postos de imigração britânicos nas estações dos destinos e recrutar agentes para fazer a checagem de passaportes dos passageiros.
Encontre sua passagem de trem para visitar a Europa de forma fácil diretamente no site da Rail Europe.
A última grande novidade da Eurostar nesse sentido foi a criação da linha entre Londres e Amsterdã, lançada em 2020. Já no final de 2023, a Eurotunnel, empresa que administra o túnel da Mancha, concluiu estudos de viabilidade para novas estações na Alemanha e incentivou outras empresas a explorar novas rotas.
Mais trens entre Londres, Paris e Amsterdã
Além das novas rotas, a Eurostar também vai aumentar a frequência dos trens entre Londres e Paris, com a expectativa de atrair mais 2 milhões de passageiros por ano nessa linha popular.
A rota Londres–Amsterdã, que hoje tem três partidas por dia, passará a ter cinco viagens diárias de ida e volta até dezembro de 2025.
Atualmente, a Eurostar opera com 51 trens, sendo 25 deles dedicados às rotas que cruzam o Canal da Mancha.
Mais concorrência ferroviária?
A Eurostar, que conecta principalmente o Reino Unido, França, Bélgica, Países Baixos e agora planeja chegar à Suíça e Alemanha, é controlada pela SNCF Voyageurs, operadora ferroviária estatal francesa.
Outras companhias, como a Trenitalia e a Virgin, também demonstraram interesse em entrar no mercado do túnel da Mancha até 2029, o que promete trazer ainda mais opções para quem viaja de trem pela Europa.
Será que a concorrência ferroviária vai aumentar nos próximos anos? Aguardamos os desdobramentos dessas possibilidades torcendo para que dê tudo certo!