Trem rápido ligará importantes cidades da Europa com o maior túnel do mundo
Trem rápido ligará importantes cidades da Europa com o maior túnel do mundo
Viajar de trem pela Europa é bom demais. Facilita a vida do turista com estações centrais, preços atrativos e conexões para todos os cantos do Velho Continente. Para se ter uma ideia, há 250 mil quilômetros de ferrovias que ligam todos os países europeus. Mas há ainda muito espaço para melhorar e isto que o novo projeto, já em execução, pretende ao reduzir em quase 50% o tempo da viagem entre Paris e Milão.
Uma nova linha de trem rápido está sendo construída entre Lyon, na França, e Turim, na Itália. O mega projeto prevê a construção do maior túnel ferroviário do mundo sob as altas montanhas dos Alpes. O túnel Mon d’Ambin terá 56,8 km e conectará as já existentes malhas ferroviárias italiana e francesa de trem de alta velocidade. Atualmente, o maior túnel ferroviário fica ali perto na Suíça, onde o túnel Gotardo tem 55,78 km.
Baixe o aplicativo do Melhores Destinos e não perca promoções de passagens aéreas para Paris, hotéis, seguro viagem e mais!
O custo do mega projeto está estimado em € 25 bilhões (R$ 151 bilhões). A União Europeia está financiando cerca de 40% da obra, mas pode subir a sua participação até 55%.
A previsão é que a nova linha ferroviária esteja pronta em 2032. Quando as obras estiverem concluídas, os trens de alta velocidade, que atingem até 225 km/h, poderão circular na região e o tempo de viagem entre Paris e Milão cairá das atuais 7 horas para cerca de 4 horas. Uma grande ajuda aos turistas e ao Meio Ambiente, pois muitas viagens de passeio ou de carga trocarão as estradas pelas ferrovias emitindo bem menos gases poluentes.