Europa pode prorrogar fechamento de fronteiras até setembro
Europa pode prorrogar fechamento de fronteiras até setembro
A Europa pode prorrogar o fechamento de suas fronteiras até setembro para evitar a propagação do coronavírus. O assunto foi abordado por Emmanuel Macron, presidente da França, durante videoconferência realizada nesta sexta-feira.
Segundo o líder francês, os países da União Europeia estão considerando continuar com as fronteiras do espaço Schengen fechadas para não residentes até setembro. Ainda somente uma ideia, ela dá continuidade à fala de Elisabeth Borne, ministra da Transição Ecológica, que também disse que este “não é o momento de comprar uma passagem para o outro lado do planeta, com todas as incertezas que podemos ter sobre o que será o estado da pandemia”.
Para que realmente seja realizado o fechamento das fronteiras até setembro, a proposta ainda precisaria ser aprovada pelos 26 países do espaço Schengen, ou seja, 22 membros da União Europeia e os líderes da Islândia, Liechtenstein, Noruega e Suíça. A previsão é que seja realizada uma nova videoconferência da Comissão Europeia no dia 23 de abril.
Europa fecha fronteiras
O bloco de 26 países da União Europeia anunciou o fechamento de fronteiras em 17 de março por no mínimo um mês para controlar a proliferação do coronavírus. Até então, a previsão é que o prazo seja prorrogado provisoriamente para 15 de maio.
Com isso, todos os estrangeiros não residentes estão impedidos de entrar na Europa, exceto médicos, diplomatas e profissionais trabalhando no controle da pandemia.