logo Melhores Destinos

Top 10 do terror! Conheça os locais mais mal-assombrados da Europa

Rafael Castilho
31/07/2024 às 17:23

Top 10 do terror! Conheça os locais mais mal-assombrados da Europa

A Europa é um destino perfeito para quem busca fazer uma viagem inesquecível explorando diversas culturas, rica gastronomia, vilarejos históricos, monumentos, belezas naturais ímpares, castelos e muito mais. Mas o Velho Continente abriga um lado obscuro, repleto de lendas de vampiros, fantasmas, espíritos e locais horripilantes. Se você não tem medo e gosta deste tipo de história fique ligado neste post, onde separamos os 10 destinos mais mal-assombrados da Europa.

1. Kilkenny, Irlanda

A Irlanda é conhecida por sua beleza natural e rica história, mas tem uma cidadezinha a cerca de 130 quilômetros de Dublin famosa por suas histórias de terror. Foi em Kilkenny que ocorreu o primeiro julgamento de bruxas no país. A acusada era Dame Alice Kyteler, nascida no século XIII em uma família nobre, que ficou conhecida como a “viúva feliz” devido à morte misteriosa de três maridos.

Condenada por bruxaria e feitiçaria, Dame foi presa na masmorra do castelo da cidade, mas conseguiu escapar. Entretanto, a sua empregada Petronilla de Midia não teve a mesma sorte e foi morta queimada na fogueira. Além disto, Kilkenny foi cenário de uma tragédia em 1763 quando uma ponte desabou sobre o rio Nore matando 16 pessoas. Hoje as pessoas relatam ver figuras no rio e fantasmas no castelo da cidade. Esta história mal-assombrada rende frutos atraindo turistas a Kilkenny que conta até com um tour especializado, veja aqui.

castelo mal assombrado europa

Kilkenny abriga histórias mal assombradas na Irlanda

2. Ilha de Poveglia, Itália

A cidade de Veneza é um dos destinos mais visitados da Europa. Com seu labirinto de ruelas, o local atrai por sua excentricidade, arquitetura, história, e muito mais. Mas sabia que coladinho a Veneza está um dos locais mais mal-assombrados da Itália? Formada por três ilhotas, Poveglia recebia as pessoas com peste bubônica e depois abrigou uma instituição para doentes mentais. Acredita-se que cerca de 100.000 morreram por ali. A maioria dos corpos foi incinerada. Abandonada ao longo do tempo, hoje algumas empresas organizam tours para Poveglia – veja aqui.

3. Castelo de Brissac, França

O Vale do Loire é conhecido por abrigar alguns dos castelos mais lindos de toda a França, a cerca de 200 quilômetros de Paris. Entre estas magníficas construções está o Château de Brissac, rico em detalhes, com tetos folhados a ouro e móveis exuberantes. Mas o Brissac não é um simples castelo, ali está guardada uma história horripilante que assombra a todos até hoje. Durante o século XV a esposa infiel Charlotte de Breze e seu parceiro romântico foram assassinados pelo marido. Diz a lenda que a mulher, conhecida como la Dame Verte (Dama Verde) é frequentemente vista de vestido verde na sala da torre da capela. Se quiser ir lá comprovar esta história, veja aqui mais detalhes do castelo.

4. Torre de Londres, Inglaterra

A Torre de Londres é atualmente um dos pontos turísticos mais populares da capital inglesa, por sua beleza arquitetônica e importância histórica. Este palácio do século XI, patrimônio da Unesco, é formado por diversos edifícios e suas paredes escondem histórias de terror que fazem do local ser conhecido por ser mal-assombrado. A Torre de Londres chegou a ser usado como prisão e abrigou algumas execuções. Foi ali que Henrique VI e três rainhas: Ana Bolena, Catarina Howard e Jane Grey morreram. Atualmente dizem que os fantasmas de Ana Bolena e Arbella Stuart – prima da rainha Elizabeth I que foi presa por se casar sem permissão real – assombram o local.

locais mais mal assombrados europa

Torre de Londres, palácio mal-assombrado na capital inglesa

5. Fortaleza de Akershus, Noruega

Esta fortaleza medieval do século XIV, bem no coração da capital norueguesa, abrigou por mais de 600 anos uma prisão. Frequentemente as sentenças prisionais envolviam castigos e trabalhos físicos pesados. Ferros e correntes eram usadas como forma de disciplinar os prisioneiros. Com estas histórias de maus tratos e sofrimento, até hoje persistem rumores de que muitas pessoas ouvem barulhos estranhos e sussurros no local, que é aberto a visitação gratuita e uma das principais atrações de Oslo.

mal assombrado da Europa

Oslo abriga um local mal-assombrado da Europa

6. Castelo de Dragsholm, Dinamarca

Você teria coragem de passar a noite num local mal-assombrado? Assim é o Castelo de Dragsholm, localizado perto da Baía de Nekselø na Dinamarca, que foi transformado num hotel. Em meio à recepção de diversos turistas se misturam as histórias horripilantes de fantasmas. Acredita-se que muitas figuras que foram aprisionadas durante a sua longa história assombram hoje o local. Entre estes fantasmas estariam James Hepburn, Conde de Bothwell – o terceiro marido de Maria, Rainha dos Escoceses – e o último Bispo de Roskilde, que era dono do castelo antes de ser destituído de seu título durante a Reforma Protestante.

7. Castelo Wolfsegg, Alemanha

Este castelo medieval do século XIII é a principal atração da pequena cidade de Wolfsegg, localizada ao sul de Nuremberg. O local não chama muita atenção por sua beleza, mas sim por sua história repleta de nuances mal-assombrados. Conta a história de que o proprietário Ulrich Von Laaber mandou assassinar a esposa após um caso de traição e de que o fantasma dela assombra o local desde então. Além disto, o castelo guarda em seu subterrâneo uma caverna repleta de morcegos, a qual é acessada por meio de uma passagem secreta. O castelo é aberto à visitação, veja aqui mais detalhes.

europa mal assombrada

Castelo de Wolfsegg abriga fantasmas na Alemanha

8. Hoia-Baciu, Romênia

A região da Transilvânia, na Romênia, é internacionalmente conhecida pelas lendas de vampiros. Por lá eu já visitei o famoso castelo do Drácula. Mas muito mais horripilante do que a residência do Conde sanguinário é a Hoia-Baciu, tida por muitos como uma das florestas mais assombradas do mundo. Há diversos relatos de histórias de fantasmas, bruxas e OVNIs na região, mas a coisa mais perturbadora é algo que está facilmente visível. A floresta não conta com vegetação abundante, pois pouca coisa cresce por ali. Apesar dos testes realizados pelos biólogos para descobrir uma explicação na composição do solo, nenhuma resposta até hoje foi encontrada.

local mal assombrada na Europa

Hoia-Baciu, floresta mal assombrada na Europa

9. Caverna de Zugarramurdi, Espanha

A pequena cidade de Zugarramurdi, no norte da Espanha, abrigou o maior julgamento de bruxas no país. No século XVII, durante os anos da Inquisição Espanhola, conta a lenda de que numa caverna nas redondezas algumas pessoas realizavam rituais de adoração ao diabo e lançavam feitiços. Diversos homens e mulheres foram acusadas de bruxaria e 11 delas foram queimadas em fogueiras. Hoje a região fatura com a história mal-assombrada e procurada por turistas que visitam a caverna e um pequeno Museu das Bruxas.

mal assombrado europa

Caverna de Zugarramurdi, Espanha

10. Frangokastello, Grécia

A bela ilha grega de Creta é famosa por suas praias, vilarejos pitorescos e gastronomia, um destino perfeito para férias durante o verão europeu. Mas o local não é procurado somente por meros mortais para as férias. De acordo com uma lenda, todos os anos no dia 17 de maio os soldados, mortos durante Guerra da Independência da Grécia no século 19, retornam e assombram o Frangokastello. O fenômeno ocorreria somente nesta data e pela manhã, contam os moradores locais, apesar de até hoje não haver nenhuma prova fotográfica.

europa mal assombrada

Frangokastello, local mal-assombrado na Grécia

Seguro viagem na Europa é obrigatório? Tire suas dúvidas e viaje despreocupado.

E você, já visitou algum desses locais? Ou conhece algum outro que tem fama de mal-assombrado? Conte pra gente nos comentários!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção