logo Melhores Destinos

Confirmado: Olimpíada de Tokyo não aceitará torcedores estrangeiros

Wendell Oliveira
09/03/2021 às 13:00

Confirmado: Olimpíada de Tokyo não aceitará torcedores estrangeiros

Os Jogos Olímpicos de Tokyo serão disputados em arquibancadas quase vazias, com torcedores estrangeiros proibidos de comparecer. A informação foi confirmada hoje (09/3) pela agência de notícias japonesa Kyodo News. “Na situação atual, é impossível trazer espectadores estrangeiros”, disse um funcionário do governo ao Mainichi Shimbun (毎日新聞), um dos mais importantes jornais diários do Japão.

Após adiar a Olimpíada de Tokyo 2020 para 2021, o Japão se vê em mais uma decisão difícil sobre o evento, cujo adiamento chegou a ser cogitado para 2032.

Torcedores estrangeiros banidos da Olimpíada de Tokyo

A decisão de excluir espectadores estrangeiros dos Jogos Olímpicos de Tokyo é uma medida para tentar conter a disseminação do novo coronavírus.

Antes de oficializar a decisão, o presidente do comitê organizador, Seiko Hashimoto, disse: “Se a situação for difícil e deixar os japoneses preocupados, essa é uma situação que precisamos evitar que aconteça”. Hashimoto também havia confirmado que o assunto dos torcedores estrangeiros foi  parte importante de uma reunião com Thomas Bach, presidente do Comitê Olímpico Internacional, com outros representantes do COI e do governo japonês.

Olimpíada de Tokyo

Com custos oficiais estimados em US$ 15,4 bi, a Olimpíada de Tokyo será a mais cara da história

Bach deixou escapar que “escolhas difíceis devem ser feitas”, em comentários antes da reunião, fechada aos jornalistas. “Vamos nos concentrar no essencial”, disse ele. “Isso diz respeito principalmente as competições. Este tem que ser o foco. Teremos que definir uma ou outra prioridade”.

Os jogos envolverão 11.000 atletas olímpicos, 4.400 paraolímpicos e dezenas de milhares de treinadores, juízes, patrocinadores, profissionais de mídia e VIPs. Bach disse estar animado com o número de comitês olímpicos nacionais que estão vacinando os atletas. O COI disse que incentiva a vacinação, mas não a exigirá. Para Bach, a esperança é ter “o maior número possível de participantes vacinados em Tokyo”.

O anúncio formal deverá ser feito na próxima semana, em uma reunião online com o COI.

Japoneses não querem estrangeiros

Pesquisas mostram que a maioria dos japoneses se opõe à realização dos Jogos durante a pandemia de Covid-19. Um levantamento recente mostrou que 91% dos japoneses querem que os espectadores sejam mantidos no menor número possível ou sequer sejam admitidos no país.

A Olimpíada de Tokyo foi adiada no ano passado por conta da pandemia de Covid-19 e reagendada para começar no dia 23 de julho de 2021.

Com informações da Associated Press


E você, o que acha disso? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção