DF, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros estados adotam medidas mais duras contra Covid
DF, Bahia, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e outros estados adotam medidas mais duras contra Covid
A situação epidemiológica de Covid-19 no Brasil vem se agravando a cada dia e os governos estaduais adotaram novas medidas restritivas na tentativa de frear o contágio. A Bahia e Santa Catarina entram num duro lockdown neste fim de semana e em outras regiões o decreto estadual prevê restrições de circulação e de atividades durante a noite e madrugada. Veja abaixo os detalhes:
Atualizado em 26/02/21, às 19h30
Vale destacar que outros estados já se manifestaram que devem adotar possivelmente novas medidas restritivas.
Distrito Federal
O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, determinou um lockdown com a suspensão de todas atividades não essenciais a partir do próximo domingo.
Continuam autorizados a funcionar: supermercados, hortifrutis, minimercados, mercearias, farmácias (inclusive as dentro de shoppings), postos de combustível, hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, laboratórios e farmacêuticas, clínicas veterinárias, funerárias e serviços assemelhados, fornecimento de energia, água, esgoto, telefonia e coleta de lixo, lojas de material de construção, cultos, missas e rituais religiosos.
Os serviços de delivery, drive-thru e take-away podem funcionar, desde que sem atendimento local ao público. A venda de bebidas alcóolicas está proibida após as 20h. As medidas valem por tempo indeterminado.
Bahia
Todas as atividades não essências permanecerão fechadas neste fim de semana. Somente os serviços ligados à saúde pública, alimentação e segurança poderão funcionar em toda a Bahia. A medida do governo da Bahia terá início gradual às 17h desta sexta-feira e vale até às 5h da segunda-feira (1º de março).
As restrições começam a valer hoje de forma gradual primeiramente com o fechamento do comércio de rua. Às 18h, bares e restaurantes com atendimento presencial devem fechar e, às 19h, os shoppings, galerias e demais centros comerciais. Serviços de alimentação por delivery poderão funcionar até meia-noite. Mercados e padarias poderão funcionar até as 20h.
Está restrita também a circulação noturna de pessoas na rua em todo o estado, das 20h às 5h, de sexta-feira (26) a segunda (1º). A exceção é para deslocamentos por motivos de saúde ou que fique comprovada a urgência.
Distrito Federal
O governo do Distrito Federal determinou o fechamento de atividades não essenciais, das 20h às 5h, a partir da próxima segunda-feira. O governador Ibaneis Rocha alertou que novas medidas mais restritivas podem ser adotadas caso a situação epidemiológica se agrave ainda mais.
Rio Grande do Sul
O Rio Grande do Sul resolveu agravar as restrições já a partir de amanhã quando todo o estado fica sob a bandeira preta. Assim, estão suspensas todas as atividades não essenciais entre 20h e 5h em todos os municípios gaúchos.
A medida, que vale primeiramente até dia 7 de março, obriga que os restaurantes e lanchonetes funcionem somente para retirada ou delivery. O comércio de veículos, o comércio atacadista e varejista não essenciais, tanto de rua como em centros comerciais e shoppings, ficarão fechados. No lazer estão proibidos os parques temáticos, zoológicos, teatros, auditórios, casas de espetáculos e shows, circos, cinemas e bibliotecas. Demais tipos de eventos, seja em ambiente fechado ou aberto, não devem ocorrer.
Santa Catarina
Como na Bahia, o governo de Santa Catarina decretou a suspensão do funcionamento de serviços não essenciais das 23h desta sexta-feira, 26 de fevereiro, até as 06h de segunda-feira, 1º de março. Veja os detalhes de todas as restrições vigentes em Santa Catarina, que afetam diretamente alguns dos destinos mais visitados do país.
Em Garopaba, no sul catarinense, todos os visitantes deverão apresentar um resultado negativo de Covid-19 feito em até 48 horas de antecedência da viagem.
São Paulo
De hoje até dia 14 de março, o governo de São Paulo determinou a restrição de circulação das 23h às 5h em todo o estado e fechamento dos serviços não essenciais neste horário.
Paraná
A partir da 0h deste sábado o estado do Paraná terá a proibição de circulação de pessoas das 20h às 5h. A medida vale até 8 de março.