Espanha reabre para (alguns) brasileiros vacinados na próxima semana
Espanha reabre para (alguns) brasileiros vacinados na próxima semana
Brasileiros totalmente vacinados vão poder viajar para a Espanha a partir do dia 3 de agosto (terça-feira). Além do comprovante de vacinação, será necessário apresentar teste RT-PCR negativo e fazer quarentena de 10 dias na chegada. O decreto foi publicado no Diário Oficial deste sábado (31) – (Texto disponível em espanhol).
A vacina deve ser uma das aprovadas pela União Europeia ou pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a última dose precisa ter sido tomada no mínimo 14 dias antes do embarque.
Atualização: a Embaixada da Espanha no Brasil ressalta que nesse primeiro momento não serão permitidas viagens de turismo. Apenas residentes, familiares de cidadãos espanhóis ou portadores de visto de longa duração (como trabalho e estudo) serão aceitos. As medidas serão reavaliadas nos próximos 2 meses.
Será possível fazer conexão na Espanha caso o destino final seja outro país que permite entrada de Brasileiros vacinados, como a França o Suíça
Vale destacar que todas as vacinas aplicadas atualmente no Brasil são aprovadas pela OMS e portanto aceitas para entrada de turistas na Espanha: Pfizer, AstraZeneca, Johnson & Johnson e inclusive a Coronavac.
No início de junho, o governo espanhol reabriu suas fronteiras para turistas de praticamente todos os países do mundo já vacinados contra a Covid-19, mas Brasil e África do Sul ficaram de fora devido ao elevado número de casos da doença, para conter a propagação de novas variantes na Espanha.
A quarentena de 10 dias será exigida apenas para viajantes vacinados procedentes de países considerados de alto risco: Brasil, Argentina, Bolívia, Colômbia, Namíbia e África do Sul.
De acordo com o governo espanhol, o monitoramento durante a quarentena possibilita a detecção precoce dos casos e evita a transmissão do vírus no país, principalmente de novas variantes.
Quarentena na Espanha
As regras para quarentena de passageiros provenientes dos países considerados de alto risco são estabelecidas pela Disposição SND/791/2021. Viajantes com origem no Brasil, África do Sul, Argentina, Bolívia, Colômbia ou Namíbia devem cumprir quarentena durante 10 dias ao chegar à Espanha.
A quarentena pode acabar mais cedo se no sétimo dia a pessoa fizer um teste diagnóstico de infecção ativa com resultado negativo para Covid-19. Os testes aceitos serão NAAT ou outros testes baseados em técnicas moleculares equivalentes. Teste de antígeno também serão aceitos, desde que tenham um rendimento mínimo de ≥ 90% de sensibilidade e ≥ 97% de especificidade.
Viajantes em quarentena devem permanecer no seu domicílio ou alojamento, limitando seus deslocamentos, e não podem receber outras pessoas.
É permitido sair apenas para comprar alimentos, remédios e itens de necessidades básicas, bem como para atendimento de saúde. Sempre mantendo cuidados de higienização e usando máscara.
As autoridades de saúde podem entrar em contato com pessoas em quarentena, ou mesmo fazer visita sem aviso, para monitoramento.
Diante de qualquer suspeita de sintomas de COVID-19, as pessoas em quarentena devem contactar os serviços de saúde por telefone utilizando os números disponibilizados pelas comunidades autónomas da Espanha, indicando que se encontram em quarentena.
Antes de planejar uma viagem à Espanha consulte sempre as regras vigentes, pois elas podem sofrer modificação sem aviso prévio.