logo Melhores Destinos

Cidade espanhola se desculpa após jogar água sanitária em praias para conter o coronavírus

Thayana Alvarenga
30/04/2020 às 16:55

Cidade espanhola se desculpa após jogar água sanitária em praias para conter o coronavírus

Prestes a reabrir as praias aos visitantes, o governo de uma cidade da Espanha teve uma ideia inusitada: tentar desinfetá-las do coronavírus usando água sanitária. Lá se foram três tratores despejando alvejante nas praias do vilarejo de Zahara de los Atunes, na Andaluzia, que fica a duas horas de carro de Sevilha. Cerca de mil litros foram despejados nas faixas de areia da região. O crime ambiental causou revolta na população e levou a cidade a se desculpar.

Augustín Conejo, presidente da autarquia, disse que o objetivo era garantir a saúde principalmente das crianças, que receberam autorização de voltar a frenquentar as praias após o período do quarentena. “Eu reconheço que foi um erro, mas foi feito com as melhores intenções”, disse. Além das desculpas, ele disse que pagará a multa referente ao crime. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, enviou um especialista ambiental ao local para verificar os estragos.

“Se eles pudessem entender o dano que causaram ao ecossistema”, disse na segunda-feira María Dolores Iglesias Benítez, da Asociación Voluntarios Ambientales Trafalgar, uma organização ambiental local. “O alvejante matará insetos e moluscos que vivem na areia e os tratores podem ter danificado os ninhos dos pássaros”, disse ela. “É uma aberração ambiental”, afirmou Daniel Sánchez Román, delegado territorial de Agricultura e desenvolvimento sustentável de Cádiz.

O assunto atraiu a atenção do Greenpeace.

Zahara de los Atunes tem cerca de 1.300 habitantes. Antes de pulverizar as praias, o governo local já havia lavado as ruas da cidade com desinfetante e instalado um arco de limpeza para a entrada de carros. Segundo autoridades, até agora não havia nenhum caso de coronavírus por lá.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção