Cidade espanhola se desculpa após jogar água sanitária em praias para conter o coronavírus


Cidade espanhola se desculpa após jogar água sanitária em praias para conter o coronavírus
Prestes a reabrir as praias aos visitantes, o governo de uma cidade da Espanha teve uma ideia inusitada: tentar desinfetá-las do coronavírus usando água sanitária. Lá se foram três tratores despejando alvejante nas praias do vilarejo de Zahara de los Atunes, na Andaluzia, que fica a duas horas de carro de Sevilha. Cerca de mil litros foram despejados nas faixas de areia da região. O crime ambiental causou revolta na população e levou a cidade a se desculpar.
Augustín Conejo, presidente da autarquia, disse que o objetivo era garantir a saúde principalmente das crianças, que receberam autorização de voltar a frenquentar as praias após o período do quarentena. “Eu reconheço que foi um erro, mas foi feito com as melhores intenções”, disse. Além das desculpas, ele disse que pagará a multa referente ao crime. O primeiro-ministro espanhol, Pedro Sánchez, enviou um especialista ambiental ao local para verificar os estragos.
“Se eles pudessem entender o dano que causaram ao ecossistema”, disse na segunda-feira María Dolores Iglesias Benítez, da Asociación Voluntarios Ambientales Trafalgar, uma organização ambiental local. “O alvejante matará insetos e moluscos que vivem na areia e os tratores podem ter danificado os ninhos dos pássaros”, disse ela. “É uma aberração ambiental”, afirmou Daniel Sánchez Román, delegado territorial de Agricultura e desenvolvimento sustentável de Cádiz.
O assunto atraiu a atenção do Greenpeace.
Fumigar con lejía playas en plena época de cría de aves o de desarrollo de la red de invertebrados que sustentarán la pesca costera y destrozar el valor turístico del litoral, no es una de las ideas de Trump. Está ocurriendo en Zahara de los Atunes 👇https://t.co/afCFLg1sVG
— Greenpeace España (@greenpeace_esp) April 27, 2020
Zahara de los Atunes tem cerca de 1.300 habitantes. Antes de pulverizar as praias, o governo local já havia lavado as ruas da cidade com desinfetante e instalado um arco de limpeza para a entrada de carros. Segundo autoridades, até agora não havia nenhum caso de coronavírus por lá.