24 escadas impressionantes pelo mundo que valem sua visita – uma delas é no Brasil!
24 escadas impressionantes pelo mundo que valem sua visita – uma delas é no Brasil!
Alguns escadas pelo mundo têm um design surpreendente, são históricas, uma obra de arte ou têm vistas de literalmente tirar o fôlego. Entretanto, muitas pessoas evitam de subí-las e preferem a locomoção mais fácil e tranquila, mas algumas escadas valem cada degrau vencido e superado. Fizemos uma lista de escadarias que não podem faltar no seu roteiro de viagem, uma delas é no Brasil.
Chichen Itzá – México
A pirâmide de Kukulcán, também chamada de El Castillo, tem quatro escadas – uma de cada lado da pirâmide -, com 91 degraus cada. Se somarmos também o degrau único que existe na entrada do templo dá 365 degraus, o mesmo número de dias do calendário maia e do movimento de translação da Terra ao redor do Sol. Chichen Itzá foi capital da civilização maia, entre o ano 600 e o ano 1.200, e fica a cerca de 200 km de Cancún.
Museu do Vaticano – Vaticano
A escada helicoidal de Giuseppe Momo, coberta de painéis de bronze de Antonio Maraini, é uma das atrações e um dos locais mais fotografados do Museu do Vaticano. A escada foi construída entre 1929 e 1932. Giuseppe Momo também foi escolhido pelo Papa Pio IX para construir a Cidade do Vaticano. Dizem que a escada helicoidal inspirou o arquiteto Frank Lloyd Wright na concepção do Museu Guggenheim de Nova York.
Montanhas de Taihang – China
Esta escada é para quem não tem vertigem, tontura e nem medo de altura. Além disto, você tem que ter menos de 60 anos e não ter problemas cardíacos e nem respiratórios, caso contrário será proibido de subir os mais de 90 metros da escada espiral nas Montanhas de Taihang, em Linzhou, na China.
Haiku – Estados Unidos
Falando em preparo físico esta escada no estados norte-americano do Havaí não é para qualquer um. A Stairway to Heaven, escadaria para o céu, vai até o topo da montanha Pu’ukeahiakahoe, que fica no vale Haiku, na ilha de Maui. A escadaria tem aproximadamente 850 metros de altura e 3.922 degraus. Haja fôlego! A vista lá de cima compensa os aventureiros.
Pailón del Diablo – Equador
A cachoeira Pailón del Diablo, em Baños de Agua Santa, na região central do Equador, tem cerca de 80 metros de altura e possui uma força brutal. A sua beleza atrai milhares de turistas que se impressionam com a cascata e também com a escadaria que segue juntinho à queda de água. Em algumas partes os visitantes ficam bem molhados.
Piedra del Peñol – Colômbia
A Piedra del Peñol é um monólito com cerca de 250 metros de altura que fica em Guatapé, pertinho da cidade de Medellín, na Colômbia. Para subir esta grande pedra tem que ter um bom preparo físico. Até o ponto mais alto são 740 degraus. De lá de cima uma vista incrível espera o visitante.
Bom Jesus do Monte – Portugal
As escadas do Santuário do Bom Jesus do Monte, em Braga, no norte de Portugal, têm 573 degraus, distribuídos em três partes: Escadório do Pórtico, das Três Virtudes e dos Cinco Sentidos. A bela escadaria faz a ligação entre a parte alta da cidade e o Santuário, vencendo um desnível de 116 metros de altura e seguem um percurso paralelo ao do Elevador do Bom Jesus, o primeiro funicular a ser instalado na Península Ibérica em 1882.
Poço de Chand Baori – Índia
Este incrível poço em Abhaneri, a cerca de 100 Km de Jaipur no Rajastão, impressiona pela sua grandiosidade e beleza arquitetônica. Construído nos século IX para aproveitara água da chuva e abastecera a região, o poço Chand Baori tem 3.500 degraus, 13 andares e cerca de 30 metros de profundidade.
Montanha Tianmen – China
No Havaí fica a escadaria para o céu já na China é a porta do céu que atrai os visitantes até a Montanha Tianmen. O local antigamente era uma gruta, mas após um desmoronamento se tornou um grande túnel de cerca de 30 metros de largura. Pra chegar até a porta do céu tem que subir 999 degraus. Se preferir e não tiver tanta disposição tem também teleférico, muito mais tranquilo.
Museu da Arte Islâmica – Catar
O museu da Arte Islâmica de Doha guarda uma obra de arte que não está em prateleira e nem pendurada na parede. A escadaria no hall principal é uma obra prima, assim como todo o museu que mistura arquitetura moderna e a tradicional islâmica. Visita obrigatória na capital do Catar.
Pirâmides de Teotihuacán – México
Mais uma pirâmide mexicana merece destaque nesta lista. Pesquisadores acreditam que o auge de Pirâmides de Teothuacán tenha acontecido entre os séculos III e V, quando mais de 100 mil pessoas moravam na cidade. Era a maior comunidade da América na época e exercia enorme influência sobre outras civilizações da mesoamérica. A grande atração é a Pirâmide do Sol com sua grande escadaria de 260 degraus e 65 metros de altura. O lugar é muito disputado para adorações principalmente durante o equinócio de primavera. Tem ainda a Pirâmide da Lua com 45 metros.
Umschreibung – Alemanha
Quem diria que no meio de um prédio de escritórios ficaria uma bela obra de arte da arquitetura moderna. É assim em Munique, onde esta escada/escultura do artista dinamarquês Olafur Eliasson não leva para lugar nenhum.
Escadaria Selarón – Brasil
Uma das atrações mais visitadas no Rio de Janeiro. Cenário de filmes, novelas e clips, onde até a banda U2 passou, a Escadaria Selarón faz a ligação entre os bairros de Santa Teresa e Lapa. A escada foi decorada pelo artistas chileno radicado no Brasil, Jorge Selarón, e tem 200 degraus.
Traversina Steg – Suíça
Esta é de dar medo e frio na barriga. São diversas passarelas/escadas que fazem parte da Travessia Steg, no cantão suíço de Graubünden, a cerca de 100 km de Zurique. O caminho pela montanhas faz faz parte do projeto “Ecomuseum Viamala”. Segue por 11,5km, quase 5 horas de caminhada. Em muitos locais o trajeto cruza penhascos de 300 metros de altura.
Pico de Adão – Sri Lanka
Um lugar sagrado para muitas religiões na região central do Sri Lanka fica outra escadaria gigantesca. O Pico de Adão é uma montanha com 2.243 metros de altitude.
Para chegar ao seu topo, onde de acordo com lenda teria sido o primeiro lugar onde Adão colocou o pé na Terra após ser expulso do paraíso, são 5.200 degraus.
Santorini – Grécia
Santorini é uma das ilhas mais famosas da Grécia e um dos destinos turísticos mais cobiçados do mundo. Com o típico contraste azul e branco das ilhas gregas e um pôr do sol inesquecível, não há quem não se encante. A ilha também é conhecida por suas belas escadarias. A maior delas tem 1.300 metros de extensão, teve origem em 1715 e foi melhorada em 1930. Em 1979, um teleférico foi construído e a escada de 588 degraus, que liga o pequeno Porto até o centro de Thira, tornou-se atração turística.
Schlossberg – Áustria
Localizada no rochedo de Schlossberg, na cidade austríaca de Graz, a 145 km de Viena, esta escadaria possui 206 degraus e leva à Torre do Relógio, de onde se tem uma vista da cidade, mas a escada em si já é uma atração.
Hauayna Picchu – Peru
Uma experiência única para quem visita a maravilha de Machu Picchu. A “cidade perdida dos Incas” é um destino incrível a 2.450 metros acima do nível do mar e foi povoado entre os anos de 1450 a 1540. Parada obrigatória no local é subir até os 2.720 metro do rochedo de Hauayna Picchu. A vista de lá é deslumbra-te, mas fique atento que a subida é íngreme e os degraus de pedra bem irregulares.
Leia também: 7 maravilhas do mundo: veja como colocá-las em seu roteiro de viagem!
Awaji Hyakudanen – Japão
Este memorial construído na ilha japonesa de Awaji em homenagem às vítimas do grande terremoto de Hanshin, em 1995, também merece destaque nessa lista de escadarias. A construção é composta por 100 quadrados com vários jardins. Pelo meio dos jardins, uma série de pequenas escadas constituem os caminhos de acesso.
Tiger and Turtle, Duisburg, Alemanha
Uma das escadas mais radicais do mundo. Inspirada numa montanha russa, a escadaria Tiger and Turtle – Montanha Mágica é uma obra de arte. Construída em 2011, ela fica no topo de uma colina de Duisburg, na Alemanha, perto da fronteira com a Holanda. Com uma estrutura de aço, esta escadaria tem o formato de espiral em torno de si e dá a sensação de estar numa montanha russa. O looping também tem degraus, mas é impossível de ser acessado.
Montanha Niesen – Suíça
Haja fôlego! É a mais longa escadaria do mundo, com 11.674 degraus, fica ao lado do funicular da Montanha Niesen, na Suíça. A escadaria inicia com 693 metros de altitude e termina no topo a 2.362 metros. A escadaria só está aberta ao pessoal de manutenção do funicular e uma vez por ano para uma competição. Toparia encarar?
Ilha de Gaztelugatxe – Espanha
Esta escadaria em Bermeo, no País Basco na Espanha, é incrível. Um pequena ponte conecta a ilha de Gaztelugatxe com a praia, mas para subir até a igreja do século X há uma escada de 237 degraus todos em pedra.
Livraria Lello – Portugal
Aberta em 1906 esta livraria na cidade do Porto, em Portugal, atrai visitantes por sua beleza e sua possível ligação com os livros Harry Potter. De fato a autora J. K. Rowling morou na cidade, mas ela declarou que não chegou a conhecer a livraria. De todo modo, a Lello continua linda e vale a visita – e, sim, as escadas realmente são parecidíssimas com as da escola de bruxaria Hogwarts. A livraria chama atenção por sua arquitetura única e encantadora, incluindo sua escada em madeira com piso vermelho.
Escadaria de Potemkin – Ucrânia
A grande escadaria de Potemkin situa-se em Odessa, na Ucrânia. A escadaria tem cerca de 27 metros de altura e estende-se por 142 metros, mas dá a ilusão de ter um maior comprimento. A escadaria, construída em 1841 e com 196 degraus, é considerada a entrada oficial da cidade para quem vem do Mar Negro.
Já visitou alguma destas escadarias pelo mundo? Tem alguma escada incrível que você indicaria para a lista? Deixe seu comentário logo abaixo.