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Anac divulga índice de reclamações dos passageiros contra as companhias aéreas

Daniel Gadelha
10/01/2020 às 16:17

Anac divulga índice de reclamações dos passageiros contra as companhias aéreas

Quem nunca teve problema com alguma companhia aérea durante uma viagem? Atrasos, mudanças ou cancelamentos de voo, bagagem extraviada ou danificada, cobranças indevidas… a lista é grande. Mas você sabe qual empresa recebe mais reclamações no Brasil? E qual responde e resolve as reclamações mais rapidamente?

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) divulgou um novo relatório com as principais reclamações dos passageiros no Brasil com base em dados do terceiro trimestre de 2019.

A Latam foi disparado a empresa que recebeu mais reclamações. Ao todo 3.941 queixas, o que equivale a 39,8 reclamações por cada 100 mil passageiros transportados. É quase o dobro da Azul, que teve o menor índice entre as três principais companhias aéreas brasileiras, com 21,4 reclamações a cada 100 mil passageiros transportados. A GOL ficou perto da Azul, com 22,8 reclamações a cada 100 mil passageiros transportados.

Uma vez registrado o problema, a Anac acompanha o percentual de resolução de cada companhia aérea. A boa notícia é que, na média, 8 em cada 10 reclamações são resolvidas. Veja o percentual de cada empresa.

Embora tenha sido a companhia com o maior número de queixas, a Latam apresentou o maior índice de solução. Foram 82,3% das reclamações resolvidas. As demais, GOL e Azul, não ficaram muito atrás, ficaram quase empatadas com 78,3% e 78,5%, respectivamente, de reclamações solucionadas.

O relatório também apresenta um índice de satisfação do passageiro quanto ao atendimento recebido pela companhia durante a sua demanda. A pesquisa considera as notas 5 como máxima e 1 como mínima.

O resultado foi quase empatado entre as companhias. A Latam liderou por pouca diferença com 3,33 de satisfação enquanto Azul e GOL receberam 3,27 e 3,22, respectivamente.

O estudo finaliza com o tempo médio, medido em dias, para retorno das reclamações registradas contra as empresas.

O resultado também foi super acirrado e praticamente empatado entre todas. A GOL liderou, por pouquíssima diferença, com o menor tempo de resposta, 4,5 dias. As demais Azul e Latam tiveram os índices de 4,6 e 4,7, respectivamente, para retorno de suas reclamações.

É interessante ver que as empresas estão resolvendo a grande maioria das reclamações que recebem de maneira satisfatória e dentro de um prazo curto.

Onde reclamar?

A Anac orienta que os passageiros que tenham problemas com as companhias aéreas registrem uma reclamação formal na plataforma Consumidor.gov.br, onde as queixas são monitoradas pela agência.

E você, teve problemas recentes com alguma companhia aérea? Conseguiu resolver? Comente e participe!

Quem quiser pode conferir o relatório completo.

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