Embraer fez primeiro voo com avião 100% elétrico em São Paulo
Embraer fez primeiro voo com avião 100% elétrico em São Paulo
Na última sexta-feira, dia 13, a Embraer realizou em sua unidade no município de Gavião Peixoto, São Paulo, o primeiro voo do novo avião demonstrador elétrico. A empresa publicou em seu perfil do Twitter um vídeo sobre o projeto, que tem como objetivo demonstrar em condições reais os resultados obtidos desde 2019 em simulações computacionais, ensaios em laboratório e integração da tecnologia em solo.
O projeto pretende testar soluções que possibilitem a propulsão aeronáutica 100% elétrica e mais sustentável, com zero emissões de carbono. A aeronave é um EMB-203 Ipanema, um monomotor de asa baixa muito utilizado na agricultura, e que já havia sido usado em outro projeto da Embraer com foco no meio ambiente. Em 2004 esse modelo acabou se tornando o primeiro avião do mundo certificado e produzido em série para voar com Etanol, um combustível de fonte renovável.
#NOTÍCIA | Avião demonstrador elétrico da #Embraer inicia campanha de ensaios em voo. Leia mais: https://t.co/TaLPGYWiiX #ESG #EmbraerStories #WeAreEmbraer pic.twitter.com/px8AmfOh2D
— Embraer (@embraer) August 13, 2021
“O primeiro voo de uma aeronave é sempre um marco importante, e a decolagem do nosso primeiro avião elétrico de zero emissões simboliza também a relevante contribuição das nossas equipes e parceiros para a transição energética do setor,” disse Luis Carlos Affonso, vice-presidente de Engenharia, Desenvolvimento Tecnológico e Estratégia Corporativa da Embraer.
Segundo a Embraer, os resultados obtidos com o Demonstrador Elétrico permitirão que empresa use o conhecimento adquirido nos testes para a aplicação de tecnologias inovadoras de eletrificação no desenvolvimento de novos projetos alinhados com a busca contínua de um futuro sustentável, como é o caso da eVTOL (aeronave elétrica de pouso e decolagem vertical) desenvolvida pela Eve, empresa de Mobilidade Aérea Urbana da Embraer.