logo Melhores Destinos

Em teste no Rio, embarque sem documentos será implantado em todos os aeroportos

Thayana Alvarenga
11/03/2021 às 17:18

Em teste no Rio, embarque sem documentos será implantado em todos os aeroportos

O Aeroporto Santos Dumont, que fica no centro do Rio de Janeiro, está testando em passageiros o embarque utilizando reconhecimento facial em voos nacionais. A novidade faz parte do projeto “Embarque + Seguro”, que objetiva trazer mais segurança aos viajantes e às companhias aéreas, além de reduzir o contato físico nos terminais, principalmente em tempos de distanciamento social. A ação deve ser expandida para todos os aeroportos do país futuramente.

Embarque por reconhecimento facial no SDU

Os passageiros podem participar do embarque com reconhecimento facial de forma voluntária. Esses serão validados biometricamente perante bases do governo como, por exemplo, a carteira de habilitação. Após isso, é possível entrar no avião sem apresentar nenhum documento e nem o cartão de embarque.

Na prática, o passageiro quando fizer check-in terá a imagem de seu rosto e os dados biométricos capturados por um sistema, bastando olhar para uma tela. Neste primeiro momento, será utilizada a base de dados oficiais do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que é o mesmo da carteira de habilitação.

A partir disso, durante todo o processo nos terminais de embarque dos aeroportos brasileiros, o passageiro não precisará mais fornecer documento nem tocar em nada. Com o projeto, a ideia é que as autoridades públicas passem a ser responsáveis pela checagem das informações dos passageiros, a partir do cruzamento da biometria e dos dados da base do sistema, e não mais o funcionário da companhia aérea do embarque na aeronave.


E você, o que achou da novidade? Acha mais prático viajar assim? Comente abaixo e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção