logo Melhores Destinos

Quanto tempo antes do voo preciso chegar ao aeroporto? Dicas para esperar menos no embarque!

Rafael Castilho
26/01/2022 às 10:14

Quanto tempo antes do voo preciso chegar ao aeroporto? Dicas para esperar menos no embarque!

Com quanto tempo de antecedência você deve chegar ao aeroporto antes de um voo? A maioria das companhias aéreas pede que o passageiro chegue ao aeroporto 2 horas antes do horário marcado para o voo doméstico e 3 horas se a viagem for internacional. Mas este tempo é necessário? Posso chegar mais perto do horário do voo? Vamos te ajudar a ganhar tempo. Veja abaixo algumas dicas de como ficar menos tempo possível no aeroporto antes do embarque.

Antes de ver as dicas e colocá-las em prática é importante considerar outros fatores para não arriscar perder o voo. Há várias variáveis que devem sempre  ser levadas em conta quando saímos de casa para uma viagem de avião, a principal delas é o trânsito até o aeroporto. Isto sempre deve ser analisado, os aplicativos de tráfego, como Google Maps e Waze são ótimas ferramentas para te ajudar, mas sempre deixe tempo extra para o caso de algum imprevisto, especialmente ao decolar de grandes cidades.

Ao chegar ao aeroporto também há outros itens que podem variar e te atrasar, como: checagem dos documentos obrigatório para viajar devido à pandemia, filas nos controles de raio-x e passaporte, alteração de portão de embarque, entre outros imprevistos. Fique sempre atento e trabalhe com uma margem de segurança, caso contrário você corre risco de não embarcar.

*Atenção! Devido à pandemia de Covid-19 e às restrições impostas por muitos países é importante ficar atento e chegar com maior antecedência ao check-in nos voos internacionais. Os novos documentos pedidos e testes variam de cada país, mas todos são checados pela companhia aérea no momento do check-in ou no porta de embarque provocando longas filas e tempo maior de espera. Leve isto em conta para não perder seu voo internacional.

Check-in antecipado

A realização do check-in antecipado e não mais no balcão está cada vez mais difundida entre os passageiros. As companhias aéreas oferecem hoje diversas maneiras para a realização do procedimento em diferentes plataformas, como: tablet, APP, computador e totens espalhados pelo aeroportos. Mas se o seu objetivo é ganhar tempo, o melhor a fazer é antecipá-lo ao máximo.

O mais prático é fazer o check-in pelo celular, no app da companhia aérea ou acessando o site pelo navegador. Aí você já salva o cartão de embarque e consegue embarcar sem papel. A maioria das empresas libera o check-in online a partir de 48 horas antes do embarque. Só para Estados Unidos o check-in tem algumas restrições e a abertura ocorre 24 horas antes.

Para acessar o check-in online será necessário informar o localizador da passagem, CPF, número do bilhete ou programa de fidelidade. Isto depende de cada companhia. Confira os documentos dos passageiros que viajarão e preencha os que faltam. Em alguns voos é possível escolher o assento gratuitamente, mas, às vezes, a poltrona já está pré-selecionada e qualquer alteração pode ter custos.

Com o check-in feito no APP, ao embarcar é só mostrar o QR Code no próprio celular. Se fizer no computador você terá que imprimir o cartão de embarque ou poderá enviá-lo para o seu celular por SMS, WhatsApp ou email. Assim, basta abri-lo pelo seu smartphone.

Com o check-in antecipado, você ganhará tempo e poderá chegar mais perto do seu horário de voo.

A Latam recentemente adotou o auto check-in, ou check-in automático. Os clientes que comprarem passagens aéreas no site da Latam vão passar a receber automaticamente, junto com o bilhete, um cartão de embarque dinâmico. Veja mais detalhes sobre o check-in automático da Latam.

Bagagem despachada

Você ainda viaja com bagagem despachada ou já se adaptou a voar apenas com a bagagem de mão? Sabemos que há diferentes tipos de viagem e em algumas delas não tem jeito de levar tudo na cabine. Mas desde 2017, quando as companhias aéreas foram autorizadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) de cobrar pelo despacho de bagagem, cada vez mais passageiros viajam apenas com a mala de mão.

Cada companhia tem sua própria regra de tamanho e peso. É bom conhecer as regras da Gol, Azul ou Latam antes de viajar. Além dos voos domésticos, as passagens sem bagagem despachada também já são frequentes nas principais companhias aéreas do mundo nas viagens internacionais.

Se o seu intuito é ganhar tempo e chegar mais próximo ao horário do voo, a sua viagem deve ser só com a mala de mão sempre que possível. Assim, as companhias pedem que você chegue ao portão de embarque com no mínimo 40 minutos de antecedência ao horário de partida. Confira algumas dicas de como viajar apenas com a bagagem de mão.

Vale destacar que se você não conhece o aeroporto que vai embarcar é importante chegar com mais antecedência para não se perder. Será necessário passar nos balcões de check-in caso precise despachar uma bagagem. Assim, as empresas pedem que você chegue ao aeroporto com cerca de 2 horas de antecedência para voos domésticos. Já para os internacionais o melhor a fazer é chegar entre 3 a 4 horas de antecedência devido ao despache de bagagem e checagem de documentos, incluindo as vacinas e testes de Covid-19 pedidos por alguns países.

Há vários tipos de malas de mão, conheça aqui a ideal para o seu perfil.

Self check-in e despache de bagagem

Horários do portão de embarque e balcão check-in

A maioria dos balcões de check-in abre entre duas a quatro horas antes do voo. Isto sem contar os voos domésticos em aeroportos movimentados, como Congonhas, Brasília, Confins, Guarulhos, Rio e outras capitais, onde permanecem mais tempo abertos. Mas os balcões fecham 1 hora antes da partida do voo doméstico. Já nos internacionais o fechamento ocorre entre 60 e 75 minutos antes da partida.

O embarque começa cerca de 40 minutos antes do voo e fecha 20 minutos antes da partida. Isto pode ser alterado dependendo do tamanho da aeronave e se o voo é internacional.

Leve estes horários em conta antes de programar a sua chegada ao aeroporto, assim você não correrá riscos de perder seu voo nem ser aquele passageiro desesperado correndo pelo terminal.

Não seja essa pessoa!

Documentos e testes exigidos devido à pandemia

A maioria dos países adotou medidas restritivas para a entrada de estrangeiros. Alguns pedem vacinação completa, testes ou documentas extras a serem preenchidos. Todos estes papéis são conferidos pela companhia aérea antes do embarque ou no check-in. Devido a este procedimento há registro de filas e atrasos. Por isso é importante levar isto em conta na hora de definir o tempo de antecedência que deve chegar ao aeroporto. A indicação é de no mínimo 3 horas para voos interacionais. Vale relatar que eu levei cerca de 2 horas de fazer o check-in de um voo para Dubai devido à checagem de papéis. Aproveite e veja o nosso post especial sobre os países abertos aos brasileiros e descubra os documentos pedidos para cada nação.

Embarque com documentos digitais

Você conhece os documentos oficias digitais? Nos últimos anos, o governo liberou versões digitais para a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e para o título de eleitor, além de criar o Documento Nacional de Identificação (DNI). E acredite, estes documentos oficiais podem ser usados para o embarque em voos domésticos, de acordo com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

Com o documento digital, você não precisará nem colocar a mão no bolso para tirar o RG ou CNH da carteira para embarcar na aeronave. Para emitir o seu é só você baixar o aplicativo e fazer a validação. Veja como emitir e embarcar no voo com o seu documento digital.

Vale destacar que esses documentos digitais são válidos somente para voos dentro do Brasil. Se você for viajar para o exterior, precisará apresentar o RG ou passaporte.

Aeroportos que requerem maior atenção

Apesar do crescimento registrado nos últimos anos, o tráfego aéreo brasileiro está muito aquém do mercado norte-americano e europeu. Aqui a maioria dos aeroportos registra poucos voos e número baixo de passageiros. Os processos de checagem de documentos, raio-x de bagagem e o caminho até o portão são relativamente rápidos e você dificilmente levará muito tempo até estar pronto para embarcar. Bem diferente dos aeroportos dos Estados Unidos e da Europa, onde há grandes terminais e a passagem pela polícia pode ultrapassar 1 hora.

Os dois maiores aeroportos do Brasil ficam em São Paulo. O segundo da lista é Congonhas que transportou no ano passado mais de 10 milhões de passageiros. As filas para o despache de bagagem de porão são grandes nos horários de picos vésperas de feriado. Entretanto, o processo de chegada ao aeroporto até a ida ao portão de embarque dificilmente leva mais de 15 minutos. É claro que estou falando de passageiros sem mala para despachar.

Já o Aeroporto de Guarulhos , com seus 3 terminais, requer um pouco mais de cuidado. Primeiro você deve ter certeza de qual terminal embarcará para não se perder ou ter que recorrer ao transporte interno ou longas caminhadas. Além disto, em alguns horários o fluxo de passageiros se intensifica e a passagem pelo raio-x pode levar um pouco mais tempo. Vale destacar que mais de 20 milhões passageiros passaram pelo aeroporto na Grande São Paulo no ano passado.

Uma dica para ser usada em todos os aeroportos brasileiros, principalmente nas capitais: cuidado com o trânsito! Se programe para sair de casa com um bom tempo de antecedência, ainda mais se o seu voo é no horário de pico do tráfego na cidade. A ida para Guarulhos pode demorar até duas horas, principalmente no fim da tarde. Assim como em Brasília, Salvador e Rio de Janeiro, onde o trânsito intenso pode te levar a perder o voo.

Outra dica é ficar atento aos painéis informativos com dados do seu voo e às placas indicativas do portão de embarque. Boa viagem!

Qual é a sua rotina antes de viajar? Chega com bastante antecedência ao aeroporto? Tem outra dica para ganhar tempo? Deixe seu comentário logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção