Edifício Martinelli volta a receber o público em eventos culturais no terraço
Edifício Martinelli volta a receber o público em eventos culturais no terraço
Uma visita ao Edifício Martinelli poderá fazer parte do roteiro de quem estiver em São Paulo neste ano. Isso porque o icônico prédio paulistano vai voltar a receber eventos, atividades culturais e encontros!
Com programação prevista para começar no próximo sábado, dia 11, as apresentações oferecem um visual único da capital. Os eventos ocorrerão nos andares 25 e 26, o famoso terraço. Imagina só curtir um rolê nesse edifício histórico?
- Passagens aéreas para São Paulo – melhores datas e preços
- Onde ficar em São Paulo
Edifício Martinelli em obras
Vale lembrar que o Edifício Martinelli está passando por obras de revitalização, na busca por um lugar de referência no turismo cultural brasileiro.
Com um projeto ambicioso, o prédio está sendo transformado em um dos maiores complexos criativos e turísticos do país, unindo história, arte, cultura e entretenimento. Portanto, os eventos abertos ao público ocorrerão em locais e meses específicos, respeitando o processo de obras.
“Será uma evolução orgânica e participativa, sem perder o contato com a cidade, depois de ficar anos distante da população”, diz a publicação na rede social do que foi o primeiro arranha-céu da cidade.
Novidades
O Grupo Tokyo, responsável pela balada de mesmo nome no Centro de São Paulo, venceu a licitação do Edifício Martinelli em março de 2023, prometendo oferecer novos ares ao prédio histórico.
A nova versão do Edifício Martinelli prevê que o espaço seja um lugar ativo culturalmente, funcionando pelo menos seis dias na semana, no período diurno e noturno.
Haverá cafés, bares, restaurantes, um espaço de museu de mais de 500 m², além dos eventos culturais e do observatório com uma vista 360 graus da Grande São Paulo!
Após as reformas e restaurações entre o térreo, subsolo e os andares 25, 26, 27 e 28, o Martinelli poderá receber mais de 1 milhão de pessoas por ano, segundo os responsáveis. Isso o colocará ao lado dos maiores pontos turísticos do Brasil, como o Cristo Redentor (2,5 milhões de visitantes) e as Cataratas do Iguaçu (1,8 milhões).
Aberto ao público
A decisão de manter o edifício aberto ao público durante as obras ocorreu após o sucesso do projeto M100. Criado em 2024 para comemorar o centenário do início da construção do Edifício Martinelli, o M100 funcionou muito bem ao reabrir o prédio aos visitantes.
Com atividades ligadas à moda, design, dança e música, além de visitas guiadas, o projeto recebeu no prédio mais de 100 mil pessoas em 2024.
A expectativa é que o edifício também conte com visitas guiadas gratuitas neste ano, durante esta segunda fase do M100.
Dica: Meu colega e editor Daniel Gadelha cantou a bola e disse que se pretende ir ao Edifício Martinelli, é importante ficar atento ao dress code do evento, pois dependendo da sua roupa (como shorts ou camiseta de time), poderá ser barrado na entrada.
Primeiro arranha-céu de São Paulo
A fachada cor de rosa do elegante Edifício Martinelli atrai os olhares de quem passa pelo Centro de São Paulo. Inaugurado em 1929, com 30 andares e título de primeiro arranha-céu da cidade, o Martinelli já teve o status de maior prédio da América Latina. Ele não parece mais tão imponente, mas o charme da construção resistiu aos anos e ainda embeleza o cinzento centro.
O prédio já viveu dias de glória e glamour, mas também de decadência. Entre mortes nunca explicadas e crimes violentos, o Martinelli ganhou fama de mal-assombrado. Hoje, ele atrai pelo belo terraço e pela paisagem para a cidade no topo do edifício, aberto para visitação.
Mesmo antes de qualquer reforma, os números já revelavam a grandeza do edifício:
- 30 andares
- 2.133 janelas
- 12 elevadores
- 1.057 degraus
- 960 salas
- 60 salões
- 247 apartamentos
Leia mais sobre a capital e seus pontos turísticos no Guia Melhores Destinos de São Paulo!
Participou de algum evento durante o M100 de 2024? Pretende ir a alguma atividade no edifício neste ano? Participe nos comentários!