Ecobnb: a nova plataforma de aluguel de hospedagens sustentáveis


Ecobnb: a nova plataforma de aluguel de hospedagens sustentáveis
Uma plataforma de aluguel de hospedagens recém-lançada na Itália pretende reunir acomodações ecológicas que sigam políticas sustentáveis em relação ao meio ambiente e às comunidades em que estão inseridas. É o Ecobnb, que já tem milhares de estadias cadastradas mundo afora – por enquanto, uma única no Brasil
Só estão na plataforma acomodações que cumprem pelo menos cinco dos seguintes critérios: utilizar alimentos ecológicos em seus cardápios/café da manhã, terem uma arquitetura bioclimática, energia 100% proveniente de fontes renováveis, aquecimento de água por meio de energia solar, reciclagem de pelo menos 80% dos resíduos, usarem produtos de limpeza sustentáveis, lâmpadas e torneiras econômicas, além de serem acessíveis sem a necessidade de carro e reaproveitarem água da chuva.
Até o momento, a plataforma que surgiu na Itália tem cerca de 1,5 mil acomodações cadastradas no país e mais algumas centenas de casas de aluguel em países europeus mais turísticos, além dos Estados Unidos e outros destinos do mundo. Pelas nossas buscas, no Brasil somente uma acomodação está inscrita na plataforma. Ela fica em Itacaré, no litoral da Bahia.
Conforme o site do Ecobnb, em cada dia de estadia em uma destas acomodações sustentáveis o hóspede está evitando oito quilos de CO2 (dióxido de carbono), responsável pelo aquecimento global, e salvando 295 árvores, além de estar economizando 302 litros de água.
Confira fotos de algumas das hospedagens que encontramos no Ecobnb:
Leia também:
Airbnb: 10 dicas essenciais para economizar e não ter dor de cabeça
Vrbo Brasil (antigo AlugueTemporada): como reservar o imóvel perfeito