Fim do check-in? Conheça a DTC, o futuro das viagens aéreas


Fim do check-in? Conheça a DTC, o futuro das viagens aéreas
Dentro de poucos anos, o modo como a gente viaja de avião deve mudar muito graças a chamada Digital Travel Credential (DTC). Com uma proposta ousada, a novidade promete substituir o check-in, o cartão de embarque impresso e até a necessidade de mostrar o passaporte nos aeroportos!
A iniciativa é da Organização da Aviação Civil Internacional (ICAO), agência da ONU que dita as regras da aviação no mundo, e propõe uma das maiores transformações no setor em 50 anos.
O que é Digital Travel Credential (DTC)
O Digital Travel Credential será um documento de viagem digital que reunirá tudo o que precisa para viajar de avião, incluindo dados do seu passaporte e sua biometria facial, diretamente do seu celular. Segundo a ICAO, com a nova credencial poderemos:
- Embarcar sem cartão impresso e sem passaporte;
- Passar pelos controles de segurança e imigração apenas com a leitura facial;
- Receber atualizações do voo em tempo real;
- Evitar processo tradicional de check-in.
Em reportagem sobre o assunto, o jornal The Times informou que o journey pass vai dispensar a necessidade de fazer check-in online ou no balcão da companhia aérea. Isso porque ao chegar ao aeroporto, o sistema de reconhecimento facial vai identificar seu rosto e confirmar sua presença no voo programado.
Para quem precisar despachar bagagem, o reconhecimento acontecerá no momento de despacho. Se estiver só com mala de mão, é só fazer a identificação facial nos portões de pré-segurança e seguir direto para o embarque.
Além disso, talvez a parte mais interessante, é que se o voo for alterado ou o passageiro perder uma conexão, o jorney pass vai ser atualizado automaticamente no celular com as novas informações.
Nova tecnologia
Para segurança do DTC, a organização fez duas divisões do novo documento e ambos estão ligados por criptografia, para garantir que os dados não foram alterados ou clonados:
- DTC-VC (Virtual Component): é como se fosse o “arquivo digital do seu passaporte”, com seus dados e biometria, criptografado e assinado digitalmente.
- DTC-PC (Physical Component): é o “porta-documento”, ou seja, o dispositivo onde esse arquivo fica armazenado, como seu smartphone.
Se o passageiro perder o celular, ele pode pedir um novo documento e revogar o antigo.
Testes em andamento
Segundo a reportagem do The Times e os guias oficiais da ICAO, o DTC já foi testado na Finlândia e na Holanda, com resultados impressionantes. O tempo médio de passagem pelo controle de fronteira caiu de 25 segundos para menos de 8 segundos.
Além disso, companhias aéreas como British Airways, Air France-KLM, Finnair e Saudia Airlines estão avaliando como adotar esse novo sistema para seus passageiros. E aeroportos do Reino Unido e de Dubai já investem em portões automáticos com reconhecimento facial, sem necessidade de mostrar o passaporte.
Fim dos passaportes?
O uso dos passaportes vai acabar de vez? Não por enquanto. A ICAO deixa claro que, durante a fase de transição, os passaportes físicos continuarão sendo necessários em muitos países.
Eles servirão como backup, principalmente enquanto a tecnologia ainda não estiver implementada em todo o mundo. Ou seja, você ainda vai precisar carregar o passaporte por um tempo, mas, na prática, vai usar cada vez menos.
Outro ponto interessante é que o DTC também poderá incluir informações extras, como:
- Comprovantes de vacinação ou atestados de saúde do passageiro;
- Direcionamento personalizado no aeroporto (ex: do seu portão até a esteira de bagagem);
- Alertas automáticos para aluguel de carros em caso de atraso;
- Ofertas de upgrade durante o voo.
Tudo isso será integrado no journey pass, tipo um super bilhete digital que te acompanha em toda a viagem.
A proposta da iniciativa é clara: tornar da experiência de voo mais rápida, moderna e sem estresse. Para os passageiros, isso significa menos filas, menos papel e mais prática. Para as aéreas e aeroportos, menos custos operacionais e mais segurança.
O projeto está em estudo há anos e deve começar a operar em três anos, segundo o ICAO.
Para mais informações, leia o guia de orientações sobre a nova credencial.