Polêmica! Família entra na justiça para retomar terreno do Aeroporto de Guarulhos
Polêmica! Família entra na justiça para retomar terreno do Aeroporto de Guarulhos
Uma família entrou na justiça pedindo de volta o terreno onde se encontra o Aeroporto Internacional de Guarulhos ou receber uma indenização de 5,6 bilhões de reais. A alegação é que as condições da doação não foram cumpridas.
Para entender o caso é preciso voltar no tempo, para o ano de 1941, durante a 2ª Guerra Mundial, quando os quatro irmãos da família Guinle doaram a então Fazenda Cumbica para o Governo Federal construir ali uma base aérea onde faria o treinamento de pilotos.
De fato, ali foi construída a Base Aérea de São Paulo (BASP). Na década de 1980 foi então construído o Aeroporto Internacional de Guarulhos, inaugurado em 1985 e concedido à iniciativa privada em 2012 por 20 anos pelo valor de R$ 16,2 bilhões.
Neste ponto é que reside a celeuma. Os herdeiros dos doadores alegam que ao ceder o terreno para exploração da iniciativa privada, teria o Governo infringido as condições da doação. O Governo, através da Advocacia Geral da União entende que não, já que a Base Aérea continua funcionando no local paralela ao aeroporto.
Por enquanto a tese da família está perdendo: a sentença de primeiro grau julgou o pedido improcedente, alegando que os herdeiros não são parte legítima para discutir a doação, por seu caráter personalíssimo, e também pois a matéria teria prescrito há muitos anos. Houve recurso e agora o caso aguarda o julgamento pelo Tribunal Regional Federal.
Com informações da TV Record.