logo Melhores Destinos

Você sabia que praticamente não há mosquitos nos parques da Disney? Saiba o motivo!

Thayana Alvarenga
06/12/2021 às 7:16

Você sabia que praticamente não há mosquitos nos parques da Disney? Saiba o motivo!

Você sabia que nos parques temáticos da Disney World praticamente não há mosquitos? Eliminar insetos é difícil em qualquer lugar do mundo, mas a tarefa se torna ainda mais complicada em regiões úmidas e de pântano, como é o caso da Flórida, nos Estados Unidos. Então como isso é possível? Confira algumas maneiras surpreendentes do resort manter as pragas sob controle!

Mosquitos na Disney

A página de perguntas frequentes da Disney World responde a uma dúvida sobre como sua equipe controla os mosquitos em todo o resort. “Temos um programa abrangente de prevenção e monitoramento de mosquitos em toda a propriedade”, diz o site oficial, que não detalha quais são as táticas de controle adotadas.

De qualquer forma, a Disney não quer que nada prejudique a experiência do visitante. Segundo historiadores e fãs dos parques, o que mantém esses insetos afastados são projetos de construção e até criação de galinhas!

1. Água corrente

Quando estava sendo construído o Magic Kingdom, o primeiro parque de Orlando, Walt Disney contratou o engenheiro William “Joe” Potter para planejar o sistema de controle de pragas do local.

Potter, que já havia trabalhado no Canal do Panamá, disse ao criador da Disney que seus parques precisavam evitar água parada a todo custo, já que é assim que os mosquitos põem seus ovos.

Uma fonte mantém a água circulando no Disney Springs

“Uma das coisas que ele aprendeu no Canal do Panamá, onde as pessoas morriam de malária, foi que se você deixar a água ficar parada terá um problema”, diz o historiador da Disney e autor de “Top Disney” Christopher Lucas ao jornal Orlando Sentinel.

Então Potter decidiu instalar um sistema de águas correntes em toda a extensão do complexo para evitar o depósito de larvas. Antes disso ele drenou o pântano ao redor do parque com vários túneis conhecidos como “valas de Joe”.

2. Arquitetura

Os prédios da Disney World não são apenas visualmente bonitos: eles também foram projetados para combater os mosquitos. “Todos os edifícios foram feitos curvados ou projetados de forma que não houvesse lugar para a água se acumular e consequentemente criar mosquitos”, disse Lucas ao Reader’s Digest.

3. Paisagismo

Até mesmo as plantas dentro e ao redor da propriedade Disney World são escolhidas com a intenção de eliminar água parada, já que não permitem que a água se acumule nelas.

O local também usa peixe-mosquito em lagos para que as larvas dos mosquitos não se proliferem. Esse pequeno peixe é famoso por ser muito utilizado no mundo justamente para o controle biológico de mosquitos. Também são colocados sapos como forma de prevenção, já que eles comem os insetos. Além de ajudar na prevenção, ainda deixam os parques com ambiente de natureza.

4. Criação de galinhas

A Disney também usa várias galinhas sentinelas para comer mosquitos como uma forma de monitoramento, de acordo com um relatório da reunião anual de 2019 publicado pelo Reedy Creek Improvement District, a organização que supervisiona o terreno onde fica o Walt Disney World.

As galinhas podem alertar via amostra sanguínea quando um vírus de mosquito estiver à solta no parque. Essa tática é utilizada não apenas na Disney, mas também em áreas rurais do mundo inteiro.

5. Estudo de espécies

Na Disney os mosquitos são capturados e estudados. Para isso, existem algumas armadilhas para pegá-los em áreas mais arborizadas dos parques.

Quando são atraídos para um recipiente com rede, são levados para um laboratório e congelados. Então é feito um estudo da origem, reprodução, idade, etc. Com essas informações fica mais fácil a Disney combater os insetos.

6. Pulverização

Talvez o método mais comum seja a pulverização com algum inseticida. Contudo, a Disney World parece não querer produtos químicos no ar de seus visitantes.

Por isso, ainda segundo Lucas, a Disney World usa um pesticida natural de spray de alho para afastar os mosquitos e também não “poluir” o ambiente dos parques com repelentes químicos.

“A quantidade que eles usam é tão pequena que os humanos não conseguem sentir o cheiro, mas os mosquitos são muito suscetíveis a isso”, disse ele ao Reader’s Digest.

Mesmo com tudo isso eu posso encontrar algum mosquito na Disney?

Não existem segredos milagrosos da Disney que eliminam completamente todos os insetos. Claro que alguns ainda conseguem chegar ao parque, afinal, nenhuma técnica é 100% eficaz. Mas, combinando alguns métodos diferentes de controle de pragas, incluindo design e arquitetura, a Disney criou um parque praticamente livre de pragas no meio de uma região pantanosa.


E você, já foi pra Orlando? Tinha reparado que praticamente não há mosquitos nos parques da Disney? Comente abaixo e participe!

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção