Cinco dicas para quem vai viajar de avião na alta temporada, que vai de hoje até o Carnaval!
Cinco dicas para quem vai viajar de avião na alta temporada, que vai de hoje até o Carnaval!
Esta semana marca o início da alta temporada da aviação nacional que segue até o carnaval. A quantidade de voos e o fluxo de passageiros aumentam significativamente nos principais aeroportos brasileiros. O perfil dos viajantes também muda. Diminui a quantidade de engravatados voando a trabalho e aumenta o número de famílias e de crianças.
A combinação de uma maior quantidade de voos com um grande volume de passageiros sobrecarrega a infraestrutura dos aeroportos e demanda um tempo maior de operação das companhias aéreas, já que são mais pessoas para embarcar e desembarcar, despachar e pegar de volta suas malas, aguardar o transporte para sair do aeroporto, comer nas lanchonetes e restaurantes, etc.
Está com a viagem de férias marcada? Então confira cinco dicas simples que evitam 90% dos problemas que você pode ter ao viajar de avião nesse período.
1. Faça o check-in online com antecedência
Fazer o check-in pelo seu computador, tablet ou celular é, primeiramente, uma oportunidade de você confirmar o horário, dia e o aeroporto de seu voo, se houve alguma alteração na reserva (é mais comum do que você imagina), e ainda economizar um bom tempo. Nessa época do ano os balcões de check-in e até mesmo os totens de autoatendimento dos aeroportos costumam ter filas enormes.
Outro bom motivo para você fazer o check-in é garantir sua vaga no voo em caso de overbooking, que acaba atingindo, principalmente, os últimos a fazerem o procedimento. Além disso, as chances de conseguir um bom assento aumentam significativamente.
Por fim, como os voos costumam estar cheios nesse período, é muito mais complicado conseguir uma vaga caso perca o seu voo, ou precise ser reacomodado. E ninguém quer passar parte das férias mofando num aeroporto, não é? Confira a política de check-in online das quatro grandes companhias nacionais:
GOL
Check-in web/app: pode ser feito até 7 dias antes da viagem, ou até 45 minutos antes dos voos domésticos e 1h15 antes de voos internacionais.
Latam
Check-in web/app: pode ser feito até 72 horas antes da viagem, ou até 90 minutos antes dos voos.
Azul
Check-in web/app: pode ser feito até 72 horas antes da viagem (EUA: 24h), ou até 45 minutos antes dos voos domésticos e 2 horas antes de voos internacionais.
Avianca
Check-in web/app: pode ser feito até 72 horas antes da viagem (EUA: 24h), ou até 40 minutos antes dos voos domésticos e 65 minutos antes de voos internacionais.
2. Vá para o aeroporto com margem de tempo para imprevistos
O trânsito costuma ficar bem ruim até o Natal, nas principais cidades brasileiras. Além disso, táxis e carros de aplicativo geralmente demoram mais para chegar nessa época do ano. No aeroporto, é comum tem fila para quase tudo! E, finalmente, imprevistos podem acontecer! Portanto, pense em tudo isso quando for planejar seu deslocamento e lembre do custo e do transtorno que é remarcar seu voo, caso chegue atrasado. Sua viagem pode virar um pesadelo! Chegue mais cedo e fique tranquilo.
Caso chegue muito cedo, lembre-se que é possível antecipar voo na Latam, GOL, Azul e Avianca, e também em outras companhias aéreas estrangeiras.
Confira a política de check-in presencial das quatro grandes companhias nacionais, lembrando que na alta temporada elas ficam bem mais rigorosas em relação aos horários limite:
GOL
Check-in no balcão aeroporto: é encerrado 40 minutos antes dos voos domésticos e 1 hora antes de voos internacionais nos principais aeroportos.
Check-in no totem: é encerrado 40 minutos antes dos voos domésticos e 1h15 antes de voos internacionais, nos principais aeroportos.
Latam
Check-in no balcão aeroporto: é encerrado 40 minutos antes dos voos domésticos e 1 hora antes de voos internacionais, nos principais aeroportos.
Check-in no totem: é encerrado 45 minutos antes dos voos domésticos e 1h30 antes de voos internacionais, nos principais aeroportos.
Azul
Check-in no balcão aeroporto: é encerrado 40 minutos antes dos voos domésticos e 1 hora antes de voos internacionais nos principais aeroportos.
Check-in no totem: é encerrado 45 minutos antes dos voos domésticos e 1h30 antes de voos internacionais nos principais aeroportos.
Avianca
Check-in no balcão aeroporto: é encerrado 40 minutos antes dos voos domésticos e 1 hora antes de voos internacionais nos principais aeroportos.
Check-in no totem: é encerrado 45 minutos antes dos voos domésticos e 1h30 antes de voos internacionais nos principais aeroportos.
3. Separe e confira a documentação necessária para a viagem
Carteira de motorista, carteira profissional, identidade, passaporte, seja lá qual for o seu documento de identificação, confira véspera da viagem e, novamente, antes de sair de casa se está tudo certo. Caso esteja viajando em família, cheque o documento de todos. Por exemplo, crianças menores de 12 anos precisam de autorização judicial para viajar desacompanhada dos responsáveis.
Infelizmente, acumulamos histórias tristes de leitores que chegaram ao aeroporto e descobriram que o passaporte estava vencido, ou que não era possível entrar nos países do Mercosul com a carteira de motorista (apenas o RG), ou ainda mulheres com a passagem com nome de casada e o documento de identificação com nome de solteira (que pode ser corrigido, mas isso demanda tempo hábil). Enfim, incontáveis casos que poderiam ser evitados com uma simples conferência prévia.
Além disso, determinados destinos exigem visto, ou certificado de vacina para a febre amarela, ou ainda comprovação de seguro-viagem e local de estadia. Tenha convicção de estar levando toda a documentação necessária na bolsa ou mala de mão (sim, temos relatos de leitores desavisados que despacham a mala com os documentos, e depois ficam sem ter o que mostrar na imigração).
4. Fique atento ao horário do voo, mesmo depois de despachar as malas no aeroporto
O fluxo de passageiros aumenta muito nessa época do ano. É comum as filas de segurança (raios-x) e de controle de passaportes exigirem mais do que o usual, dependendo do horário do seu voo. Eu mesmo fui voar na semana passada e quase perdi o voo, porque fiquei 35 minutos na fila dos raios-x em Congonhas!
Lembre-se de que nesse período as companhias aéreas também são mais rigorosas em relação ao encerramento do embarque, que pode ocorrer 15 minutos antes do horário de decolagem. E sim, é possível perder o voo tendo despachado bagagem e estando no aeroporto. Portanto, fique atento ao painel e se dirija à área de embarque logo depois de fazer o check-in.
5. Tenha atenção redobrada aos seus pertences e evite furtos
Quanto maior movimento, maior a distração. Infelizmente, bandidos e quadrilhas especializadas se valem disso para, em questão de segundos, sumirem com bolsas, mochilas e malas. Falo por experiência própria! Mesmo sendo muito cuidadoso e viajando com frequência por anos e anos, tive minha mochila (com computador e objetos pessoais) furtada no aeroporto de Congonhas. No local, de grande movimentação, não havia nenhuma câmera de segurança funcionando. Ao fazer o boletim de ocorrência pude constatar quão frequentes são esses tipos de crimes em áreas de grande movimentação.
As áreas de maior risco são as externas ao embarque (não significa que você não corra risco dentro da aérea de embarque) e praças de alimentação. E os momentos mais críticos são o do check-in, quando você está distraído, ou ainda enquanto está comendo ou utilizando o banheiro.
E você, já passou algum aperto por não ter seguido essas dicas à risca? Tem alguma outra dica para voar na alta temporada? Comente e participe!