logo Melhores Destinos

O que fazer em Santiago do Chile: dicas para sua segunda viagem!

Avatar
03/05/2018 às 16:42

O que fazer em Santiago do Chile: dicas para sua segunda viagem!

Está preparando sua volta a Santiago do Chile? Em nosso post anterior sobre o que fazer em Santiago te mostramos os pontos turísticos mais típicos da cidade, incluindo Palacio de La Moneda, Plaza de Armas, Paseo Ahumada, o Mall Costanera, entre muitas outras dicas.

Dessa vez vamos te ajudar a planejar um segundo roteiro para uma viagem cheia de diversão pelos lugares mais próprios da cultura chilena. Agora você poderá caminhar por novos parques, conhecer lugares escondidos do centro e visitar locais que guardam parte da história do país.

E com este post, aproveito para me apresentar: sou Yenifer Contreras, editora do Melhores Destinos no Chile. Apesar de hoje morar na região litorânea do país, vivi por muitos anos em Santiago – para onde volto frequentemente. Abaixo estão todas as minhas dicas para a segunda viagem à capital chilena!

Nosotros organizamos tu ruta, ahora solo te dejes disfrutar. ¡Vamos!

Puntos Turísticos de Santiago

Teleférico Cerro San Cristóbal – Localizado no coração do Parque Metropolitano, o teleférico sobe ao topo do Cerro San Cristóbal e é ideal para um passeio no meio da tarde. Atualmente estão disponíveis 47 cabines com capacidade para 6 pessoas cada, além de módulos adaptados para carrinhos de bebê, bicicletas e cadeiras de roda. É um belo percurso morro acima de 4 quilômetros, com duração de cerca de 15 minutos ida e volta.

Oasis, Tupahue e Cumbres são as três estações disponíveis, que permitem percorrer o monte de manera cômoda, apreciando os bosques e, se o clima permite, desfrutar de espetaculares vistas da cidade. Se vai de metrô, siga pela Linha 1 até as estações Baquedano ou Pedro de Valdivia. Também está disponível pelo ônibus de turismo da Turistik.

Parque Forestal – Localizado  no centro de Santiago, este parque de 3 quilômetros nos encanta e o recomendamos aos visitantes porque é ideal para caminhar, se perdendo na riqueza cultural e social da cidade. Rodeado de árvores e jardins, o Forestal é o coração verde que acompanha áreas turísticas como Lastarria, Bellas Artes e o Centro Histórico. O parque vai desde a ponte Pio Nono, ao leste, até a Estação Mapocho, no oeste da cidade, sempre acompanhado pelo rio Mapocho. Nós chilenos amamos caminhar por essa área e depois desfrutar de algum dos restaurantes próximos –  há uma ampla oferta entre o parque as ruas que conectam com a Alameda. Se tiver sorte, poderá encontrar ainda algum espetáculo artístico e cultural!

Museo de la Memoria y Los Derechos Humanos – Se quiser fazer um roteiro pela história do Chile, este é o lugar indicado. Em seus três pisos, você encontrará emocionantes relatos com fotografias, arquivos de imprensa, documentos do governo, cartas e imagens que homenageiam as vítimas de violações dos direitos humanos ocorridas em nosso país entre 1973 e 1990, período da ditadura de Augusto Pinochet. O museu, que comove durante todo o percurso, foi inaugurado em 2010 pela ex-presidente Michelle Bachelet durante seu primeiro mandato, e está localizado na Avenida Matucana 501, no metrô Quinta Normal.

Parque Bicentenario – Uma das maiores atrações da comuna de Vitacura, a área cordillerana de Santiago – bairro nobre a mais de mil metros do nível do mar, aos pés da Cordilheira dos Andes. É um dos nossos parques favoritos! Oferece um percurso focado na natureza – das 4 mil árvores que possui, 1.300 são espécies nativas – em um esforço para manter o equilíbrio do meio ambiente. Além disso, é possível fotografar inúmeras aves pelo parque, como garças, carquejas (que por aqui chamamos taguas), sargentos (triles) e cismes de pescoço preto, que adotaram a Laguna Norte como espaço para viver. É o lugar favorito da comunidade para atividades esportivas, culturais e sociais.

Centro Cultural Gabriela Mistral – Também conhecido como GAM, este espaço de arte e cultura conta com 10 salas de exposição que têm sempre uma agenda cheia de atrações. É um lugar imperdível em nossa rota porque tem um centro de artes cênicas de 22 mil metros quadrados, considerado o mais moderno do Chile. Em seu calendário você poderá encontrar obras de arte, teatro, dança, música e exposições. Nós sempre adicionamos ao passeio uma visita à biblioteca, salas de estudo, café, enoteca, livraria e loja de antiguidades. A maneira mais fácil de chegar é pela linha 1 do metrô, descendo na estação Universidad Católica.

Parque Quinta Normal – Está localizado no famoso bairro Yungay de Santiago, onde se encontra uma variada oferta de atividades culturais. Tem 40 hectares e foi declarado “Santuario da Natureza” em 1976. Um programa que nós chilenos desfrutamos muito é alugar um pedalinho e passear pela lagoa. Te recomendamos também fazer uma bela e relaxante caminhada pelo parque. Além disso, você poderá visitar a rede de museus que há no interior: Museo Ferroviario, Museo de Historia Natural e o Museo de Ciencia y Tecnología. Para completar o passeio, você encontrará nos arredores o Museo de la Memoria y los Derechos Humanos, a Biblioteca de Santiago, o Museo Artequin e o Centro Cultural Matucana 100.

Parque Araucano – este parque está localizado no centro do bairro de Las Condes, ao lado do shopping Parque Arauco. E nós o recomendamos porque é um lugar ideal para descansar das compras e do barulho da cidade grande. Não há dúvida de que este pulmão verde de 30 hectares te oferecerá tranquilidade. Os chilenos o visitam para praticar esportes, fazer uma pausa e desfrutar de um delicioso almoço ou um jantar romântico. Tem um espaço para entretenimento no centro, que conta com restaurantes, academias de ginástica e brinquedos para crianças – há até um setor de toldos de palha para uma refeição tranquila. Faça como nós chilenos e almoce ali com um delicioso piquenique! ¡La raja!

Passeios em Santiago

Cajón del Maipo – Já incluímos essa dica no primeiro post, mas vale a pena repetir! Seguindo a rota do rio Maipo, saindo pela comuna de La Florida, a 60 km de Santiago, se encontra San José de Maipo, a capital da região instalada em um cânion dos Andes. É uma paisagem incrível! Cajón del Maipo é rodeada por montes cobertos de neve e oferece restaurantes, cabanas, spa, camping e opções para esportes radicais, como trekking, escalada e pesca esportiva. O rafting no rio é um dos programas que sempre agendamos em nossas visitas! Se tiver tempo, a 50 km pela cordilheira a dentro você poderá chegar até a represa El Yeso e o Glaciar San Francisco. A região pode ser visitada tanto em um bate-volta a partir de Santiago quanto com um pernoite por lá. A rota convida a fazer belas paradas pelo caminho, por isso é recomendável alugar um carro.

Pomaire – Este pequeno e encantador povoado de artesãos fica na comuna de Melipilla, a 50 km de Santiago. Aqui você encontrará uma enorme variedade de produtos chilenos feitos à mão com base na greda. um tipo de argila. A rua Roberto Bravo é o lugar onde os oleiros (alfareros) locais se instalam com seus produtos. Vasilhas, acessórios, enfeites e artigos decorativos são o presente perfeito para lembrança da viagem. E se você quiser desfrutar de um delicioso almoço típico chileno, você vai encontrar a famosa empanada de medio kilo, que nós apreciamos com o assado de carne e prietas – espécie de chouriço -, entre outros pratos deliciosos e econômicos. A abundância é característica das refeições em Pomaire!

Parque Yerba Loca – O nome chama a atenção de quem passa na estrada para Farellones e estações de esqui. Se você quer viver a aventura das colinas dos Andes cercadas de neve, mas muito perto de Santiago, esta é uma ótima opção! Nós recomendamos este santuário para os amantes da natureza que aqui encontrarão passeios a cavalo, observação de aves, escalada, mountain bike e trekking. Há ainda visitas guiadas ao glaciar La Paloma localizado a 18 km do parque. Quer viver a experiência única de passar a noite e apreciar as estrelas? Então é aconselhável reservar um espaço no camping.

Termas El Plomo – Em qualquer viagem a Santiago, sempre recomendamos um passeio pelas termas naturais próximas. Essas águas mornas são emanadas pelos cordões vulcânicos dos Andes. Eles são ricos em minerais e conhecidos por seus efeitos terapêuticos. As águas termais El Plomo são piscinas naturais provenientes do vulcão San José. Estão em um lugar paradisíaco, cercado pelas montanhas nevadas dos Andes. Você pode acessar a partir de San José de Maipo e vale a pena alugar um carro para fazer a rota.

Termas de Jahuel – A inigualável experiência de renovar energias! Trata-se de um complexo termal que em suas piscinas possui águas compostas por PH levemente alcalino que aliviam o estresse, problemas circulatórios, digestivos, reumáticos e até funciona como um limpador de toxinas. Nós nos sentimos de maravilla imersos nessas águas quentes! Quanto prazer para o corpo e a mente! O hotel dispõe de diferentes programas e tarifas, conta também com serviço de spa, área de massagens e toda a água consumida no interior é de origem termal.

Isla Negra – Se você ama poesia e paisagens românticas, este é o seu lugar. Isla Negra é a terra de Pablo Neruda. Aqui ele levantou o lugar que daria inspiração para uma grande parte de suas obras. É um balneário distante a uma hora e meia de Santiago e que guarda os maiores segredos do poeta. Hoje, aquela que foi sua casa foi convertida em um museu, aberto ao público todo o ano entre as 10h e as 18h. Além disso, a cidade tem uma feira de artesanato e belas paisagens costeiras para desfrutar.

Onde comer em Santiago

Peluquería Francesa. Boulevard Lavaud – Antiguidades e o melhor da cozinha chilena são misturados neste lugar, que às vezes nos faz sentir como no interior de um museu. Uma bicicleta pendurada no teto, cortinas de palco teatral, quadros, móveis antigos e cartazes publicitários vintage fazem parte da decoração que você pode desfrutar enquanto come um delicioso prato de peixe, frutos do mar, carnes, aves ou sopas. A oferta é ampla, com opções para todos os bolsos. Aqui, você deve apenas se sentar e deleitar seus sentidos!

Liguria Lastarria – Há quatro restaurantes Liguria em Santiago, mas este é o mais novo de todos, foi inaugurado em janeiro de 2018. Tem um cardápio variado de comida chilena, que nasce do mais profundo das nossas tradições. Desde a cazuela de carne, passando por pastel chilote, ossobuco à cerveja, lentilhas cozidas e congrio dourado a la plancha. Os preços são moderados e o lugar é um luxo aos nossos olhos; trata-se do edifício neo-barroco de Lastarria, que antigamente abrigava o Instituto de Cultura Chileno-Francês. Foi restaurado e hoje possui diferentes ambientes que caracterizam a cultura local.

Fuente Alemana – Se você está no centro de Santiago e quer comida abundante e econômica, este é o seu lugar! Sanduíches de carne de boi, porco ou frango, cru e tártaro são parte do cardápio desta sanduicheria que faz sucesso entre os chilenos pelo atendimento rápido e seus enormes pratos. Você pode adicionar palta (abacate), tomate, chucrute, pepinos e diferentes tipos de molhos à sua refeição.

Chipe Libre. República Independiente del Pisco – Pisco em todas as suas formas e pratos abundantes são a marca registrada de Chipe Libre. Ele está localizado no bairro Lastarria e tornou-se uma parada obrigatória para os visitantes de Santiago. Espaçoso, com bom atendimento, disponível para almoço e jantar. Os chilenos consideram o local ideal para compartilhar com a família ou amigos. O menu tem peixe, mariscos e carnes. Mistura sabores agridoces. Recomendamos o pulpo a la grilla con pincante de papas. A oferta de bebidas preparadas com pisco é uma das mais amplas que se pode encontrar.

Palacio del Vino – Nós nos sentimos como os convidados em um jantar no início do século XX. O Palacio del Vino transporta seus visitantes, e isso acontece! É um casarão antigo no Barrio Brasil. Sua imponente escadaria lhe dá as boas-vindas e você se sentirá parte de outra época. Embora o cardápio inclua carnes e massas, a especialidade é o peixe. Eles também oferecem degustações de vinhos, jantares com harmonização, almoços e sanduíches.

Compras em Santiago

Mall Sport – Se é fã de esportes e compras, este shopping é o caminho certo para você. Aqui há lojas de grandes marcas esportivas como Nike, North Face, Reebok, Columbia, Merrel, Patagonia, entre muitas outras. É ideal para ir com crianças porque tem atividades de inverno e verão que convidam não só a comprar, mas a viver experiências esportivas. Simulador de ondas, parede de escalada, patinação no gelo e pista de corrida de carros são parte do que você pode desfrutar em família neste centro comercial de Las Condes.

San Diego – Este bairro se caracteriza como um lugar onde você pode encontrar roupas, itens tecnológicos, discos, chapéus, antiguidades e o que possa imaginar. Caminhe ao longo da rua do mesmo nome, desde a Alameda até a Avenida Matta, chegando à Plaza Carlos Pezoa Véliz. Ao longo do caminho, encontrará edifícios históricos, como a Universidade do Chile e a Igreja dos Sacramentos. Os chilenos conhecem o bairro por causa da grande variedade de livros, novos e usados. Tem pequenos armazéns, bem como instalações na rua, aproveite o passeio!

Subcentro Las Condes – Uma das estações de metrô mais utilizadas para quem viaja por Santiago é a Escuela Militar. Se você tiver que mudar a linha do metrô ou se estiver hospedado nas proximidades, este espaço comercial é ideal para compras de última hora ou procurar as lembrancinhas que ficaram pendentes. Tem uma série de pequenas lojas que oferecem roupas, tecnologia, jóias e acessórios. Há também cafés e restaurantes para o caso de você precisar fazer uma pausa, se conectar à internet ou almoçar.

Mall Costanera Center – É um dos shoppings mais recentes do Chile. Recomendamos porque é um dos mais variados do país, com sete andares de lojas, boutiques e multi-lojas. Cada andar é orientado para um segmento particular do público. No último andar do shopping há uma praça de alimentação completa para almoços, jantares e lanches. Há todas as grandes lojas chilenas, incluindo Fallabella, Ripley e Almacenes Paris, também tem uma loja da rede mundial H&M. O shopping está localizado no edifício Costanera, o mais alto da América Latina, com 62 andares e 300 metros de altura. Aproveite a visita para subir ao mirante do prédio, que tem uma vista espetacular da cidade!

Centro Artesanal Santa Lucía – Todos os souvenirs relacionados ao Chile estão aqui. É um espaço que a Prefeitura de Santiago entregou a um grupo de artesãos, em frente ao morro Santa Lucía, e nos arredores da estação de metrô de mesmo nome. Aqui encontramos todos os tipos de memórias feitas de madeira, cobre, prata e lápis-lazúli (a pedra azul usada em objetos de jóias de culturas pré-colombianas). Também é possível obter presentes de viagem como camisetas, imãs, bonés, itens de malha em lã e tear. Um imperdível na nossa lista!

Um típico passeio chileno

Quer aproveitar a cidade como nós fazemos? Um típico passeio chileno é subir o Cerro San Cristóbal de bicicleta no sábado de manhã. Muitas famílias locais fazem isso como uma atividade esportiva e de lazer. Desfrutamos no topo de um copo do tradicional mote con huesillo, uma bebida doce e refrescante, servida gelada, com pêssegos e grãos de trigo cozido. Se você quiser, pode descer pelo teleférico. Ou se prefere um esforço menor, você pode fazer o passeio ao contrário e descer pedalando.

Para continuar a desfrutar da vida à chilena, recomendamos que você almoce no restaurante Liguria, onde você encontrará um extenso cardápio de sabores locais. Há também as boas opções Chipe Libre e Peluquería Francesa, que já mencionamos.

Por la tarde, disfrute de una caminata por el Parque Forestal o por el Parque Araucano, como lo hacen los santiaguinos. Usted puede complementarla viendo una buena pieza de teatro o concierto en los espacios culturales Mori, Matucana 100, Puente, Nescafé o Gabriela Mistral. Y cierra su día disfrutando de la vida nocturna y de la oferta de bares ofrecida por el barrio Lastarria o Patio Bellavista. ¡Son lugares visitados y recomendados por los chilenos!

Asegúrese de leer nuestro primer post con los consejos esenciales de Santiago  para planificar su viaje! ¿Has estado en la capital chilena? ¡Colabore con sus consejos en los comentarios!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção