10 dicas para curtir Paris de forma autêntica e econômica!
10 dicas para curtir Paris de forma autêntica e econômica!
Paris é famosa por ser um destino incrível, porém caro – seja na hospedagem, no valor dos ingressos para as atrações ou mesmo nas refeições. Mas, é claro, sempre tem como viajar gastando menos! Pensando nisso, separamos 10 dicas para te ajudar a conhecer a capital francesa de forma bastante autêntica, segura e também econômica, especialmente agora que a França já está recebendo brasileiros vacinados!
1. Aproveite os dias de museus grátis
Fãs das artes e da história estão definitivamente na cidade certa. Paris é repleta de museus e galerias e não é necessário gastar uma fortuna para saber mais do passado ou ver de perto algumas das obras mais famosas do mundo.
No primeiro domingo do mês todos os museus administrados pelas autoridades municipais (que é o caso do Louvre e o Musée d’Orsay, por exemplo) têm entrada grátis. Além das atrações mais famosas, os visitantes também podem acessar gratuitamente outros museus um pouco, digamos, mais estranhos, como o Musée de la Chasse et de la Nature, dedicado à natureza e a caça, com algumas dezenas de animais empalhados.
2. Visite os mercados de rua
As feirinhas de rua em Paris estão por todos os cantos e trazem maravilhas francesas, sejam elas em forma de comida, antiguidades, artesanatos ou flores. Todos os finais de semanas, são dezenas de feiras, como se cada bairro tivesse a sua própria. O Marché des Enfants Rouges, o mercado coberto mais antigo da capital francesa, está entre os mais famosos deles e hoje reúne bancas de comidas típicas de vários lugares.
Outra boa pedida é visitar o Marché aux Puces de St-Ouen, considerado um dos maiores mercados de pulgas do mundo, e também o Marché d’Aligre, um dos mais antigos, que reúne frutas, peixes, bancas de carnes, comida de rua, quinquilharias e brechós tudo em um mesmo lugar. Daqueles passeios bons para economizar!
3. Considere se hospedar mais distante do centro
Não tem como negar: Paris é uma cidade cara, sobretudo quando se fala em hospedagem. É grande o número de visitantes que se sentiram pagando muito além do justo para ficar em quartos pequenos – às vezes bem úmidos e escuros. Então pode ser uma boa considerar uma estadia um pouco mais distante do centro da cidade, mas espaçosa, confortável e o melhor: com bom preço. Só não se esqueça de conferir como é a ligação com a região mais central da capital francesa, se há metrô ou linhas de ônibus que passam por perto e qual seria o tempo de deslocamento diário.
4. Pedale pela cidade
Paris está se tornando cada vez mais uma cidade adaptada para os ciclistas, com uma grande rede de ciclovias, que passam por alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Para os turistas, a boa pedida é alugar uma bike e fazer pelo menos um passeio sobre duas horas pelas capital francesa, bem ao estilo dos parisienses. Aliás, Paris está entre as 20 melhores cidades do mundo para se explorar de bicicleta.
5. Passeie pelos parques de Paris
Paris tem parques lindíssimos, que são muito frequentados pelos habitantes locais. E uma boa ideia é aproveitar estes amplos espaços verdes, muitas vezes bem floridos, para fazer um lanche ou uma refeição. Comprar algo para comer ou mesmo montar um piquenique em uma praça ou parque parisiense é sem dúvida uma forma de relaxar, sem deixar de aproveitar o que a cidade tem a oferecer.
Algumas das áreas verdes mais famosas são os Jardins das Tulherias e o Jardim de Luxemburgo, mas há ainda opções maiores como os parques Buttes-Chaumont, no norte de Paris, e o Montsouris, perfeito para passar uma tarde lendo, cochilando e observando as pessoas. Um pouco mais distante, mas que igualmente valem a pena, estão os parques Bois de Vincennes e o Bois de Boulogne.
6. Fique de olho nas bagagens e bolsas no transporte público
Paris não é uma cidade violenta, mas batedores de carteira nos transportes públicos são um grande problema. Fique de olho em suas malas, mochilas, bolsas e bolsos quando estiver em um metrô ou ônibus lotado, especialmente em áreas populares entre os turistas.
7. Aproveite as vistas panorâmicas de Paris
Paris é linda de todos os ângulos – e tem um charme todo especial quando vista de cima, principalmente à noite, quando as luzes ganham vez e fica ainda mais fácil de identificar os pontos de referência que definem a cidade. Como ver Paris de cima? Existe inúmeras formas: subindo as escadarias de alguns dos mais icônicos pontos turísticos da cidade, visitando rooftops no fim do dia para apreciar um drink enquanto anoitece ou mesmo sobrevoar a capital francesa em um balão de ar quente.
8. Faça programas gratuitos
Muitas dos melhores programas de Paris não custam nada! Caminhar às margens do Sena, ir até a charmosa livraria Shakespeare and Company, visitar a Notre-Dame, relaxar em um parque bem cuidado como o Jardin des Tuileries, bater perna e olhar as vitrines na Champs-Élysées, apreciar a vista da Sacré-Coeur, conhecer os famosos cemitérios de Paris e admirar a Torre Eiffel a partir da sua base são apenas alguns exemplos do que fazer gratuitamente na capital francesa.
9. Faça suas refeições como os franceses
Outra ótima dica, essa do editor do Melhores Destinos Leonardo Cassol, é pedir o Menu do Dia (Menu du Jour, em francês) nos restaurantes. O menu inclui uma entrada, prato principal e bebida ou sobremesa com um preço bem mais acessível do que as refeições à la carte. Quase todos os restaurantes oferecem no almoço, mas nem sempre tem no cardápio. Vale perguntar. Além disso, no site Les Petites Tables você pode conferir uma seleção de restaurantes parisienses que servem pratos de qualidade por menos de 10 euros.
Também dá para economizar muito (e comer incrivelemente bem) frequentando os excelentes supermercados e comprando produtos maravilhosos, que vão desde saladas a queijos, pães, vinhos e outros quitutes deliciosos com preços bem mais em conta.
10. Passagens aéreas baratas para Paris
Por fim, vale lembrar que a economia em uma viagem para Paris começa antes mesmo de sair de casa. E nós estamos aqui para te ajudar também com isso! Baixe o aplicativo do Melhores Destinos para receber todas as promoções de passagens para Paris em primeirão mão e confira também nossa página especial com as melhores opções de passagens aéreas para Paris.
Já esteve em Paris? Tem mais dicas para compartilhar com a gente? Participe nos comentários!