logo Melhores Destinos

Dicas de segurança em viagens: como evitar furtos, golpes e outros perigos

Avatar
14/04/2020 às 6:00

Dicas de segurança em viagens: como evitar furtos, golpes e outros perigos

Viajar não costuma ser perigoso. Para a maioria de nós, esse é o momento de relaxar e esquecer as preocupações. Mas atenção: como tudo na vida, há riscos. A segurança da sua viagem deve ser levada a sério! Seja no calçadão de Copacabana ou nas ruas de Paris, você pode ter seus pertences pessoais furtados ou ser vítima de golpes. Até mesmo no aeroporto você não está livre de perigo com a sua bagagem.

Não é necessário ficar paranoico, mas também não dá para marcar bobeira. Confira nossas dicas de segurança em viagens e saiba como evitar furtos, golpes e outros perigos!

Leia também:

1. Guarde seus pertences com sabedoria

Andar com a carteira no bolso de trás ou na mochila não é recomendável em nenhum lugar do mundo. Bolsas femininas podem ser acessórios indispensáveis, mas não necessariamente precisam carregar todo os cartões e dinheiro. O segredo é nunca guardar tudo no mesmo lugar.

Ladrões costumam mirar em alvos fáceis: bolsas e carteiras de turistas recheadas são a escolha perfeita. “Drible” os larápios antecipando-se aos movimentos deles. Considere usar uma moneybelt (ou doleira) por dentro da calça. Essa é uma opção discreta e segura para proteger a maior parte do seu dinheiro e até mesmo o passaporte.

seguranca viagem

Não deixe carteira, câmera, celular ou outros objetos de valor na mochila!

2. Atenção com a sua bagagem

No mundo ideal, viajar só com bagagem de mão seria a solução de muitos problemas. Mas infelizmente nem todo mundo pode se permitir essa alternativa, sendo necessário despachar as malas — e é aí que você precisa ter atenção.

Nunca despache objetos de valor, como computadores, joias e dinheiro. Lacrar e embalar a mala com plástico pode não ser uma solução 100% eficaz, mas ajuda a evitar furtos. Ainda no aeroporto, não perca suas malas de vista, nem deixe-as desacompanhadas, mesmo que seja para uma ida “rapidinha” ao banheiro. Há quadrilhas internacionais especializadas em roubar bagagens de viajantes distraídos nos principais aeroportos do mundo, então fique de olho!

Leia também:
Malas perdidas ou furtadas: dicas para se prevenir e agir em caso de problemas
Dicas para escolher a mala ideal para a sua viagem de avião

Braço em cima da mala: testado e aprovado!

3. Informe-se sobre o seu destino

Você sabia que Barcelona é conhecida por ser “a capital dos batedores de carteira”? Em Paris, furtos no metrô são frequentes. Um curioso ditado italiano diz que “Nápoles é o lugar onde te roubam as meias sem te tirar os sapatos” – que o diga nossa editora Bruna Scirea, que entre seus perrengues de viagem teve a carteira furtada em uma viagem de trem por lá.

Não pense que você está seguro ao viajar para fora do Brasil. Embora algumas capitais europeias e asiáticas não apresentem números significantes de crimes violentos, existem outros riscos. Pesquise sobre a segurança do seu destino e verifique se é necessário evitar andar à noite, não usar joias, se há bairros que devam ser evitados ou manifestações e protestos ocorrendo.

Pesquisar por bairros seguros para se hospedar e chegar durante o dia ao destino são boas escolhas!

4. Avise a família ou amigos aonde vai

Deixe seus familiares e amigos saberem dos seus planos de viagem. Montar um grupo no WhatsApp e compartilhar seu roteiro é uma boa opção. Compartilhar número de voos, datas que você vai estar em cada destino e nomes dos hotéis soa como excesso de informação, mas pode ser bem útil em situações de emergência.

Caso algo aconteça (bate na madeira três vezes!), você não estará desamparado.

Avise até quando for pegar um Uber!

5. Tenha cópias de documentos importantes

Faça cópias de documentos importantes, como a primeira página do seu passaporte. Vale a pena ter tanto cópias físicas, como também digitais. Salve na nuvem, envie por e-mail ou no grupo de viagem do WhatsApp, tanto faz.

Você conhece o ditado: é melhor prevenir…

Caso perca seu passaporte, uma cópia pode ser útil.

6. Adquira um chip de dados local

Há quem goste de viajar para se “desconectar” do mundo. Nada contra, mas por precaução, adquira um chip local. Com acesso à internet na palma da mão, você terá a liberdade de fazer pesquisas online, saber como se locomover, usar aplicativos de transporte e pedir ajuda se for necessário.

Um chip facilita bastante a vida do viajante — e te dá muito mais segurança!

Nem sempre a Wi-Fi do aeroporto funciona 🙂

7. Não confie em estranhos

Provavelmente seus pais já te ensinaram isso, mas não custa reforçar: não confie em estranhos. Principalmente se estiver viajando! Há uma verdadeira legião de golpistas presentes nas cidades mais visitadas do mundo, ávidos por tirar vantagens de visitantes desinformados.

Desconfie de pessoas simpáticas que surjam “do nada” apenas para ajudar. Muitas vezes essa ajuda tem um preço ou, ainda pior, más-intenções. Seja prudente com recomendações de taxistas, vendedores e pessoas que possam obter comissões com serviços ou atrações indicadas. Na dúvida, pesquise!

8. Evite exageros e experiências arriscadas

Viajar nos dá a oportunidade de experimentar muitas coisas, mas vale o risco? Na hora de festejar, fique atento: saia de casa com o celular carregado e um cartãozinho com o endereço do hotel. Não exagere na bebida, prefira manter a sobriedade — e tenha atenção ao seu copo, evite aceitar drinks de estranhos!

Usar drogas, mesmo que sejam lícitas no destino, não é recomendável. Ao alugar moto ou praticar esportes radicais, certifique-se que o seguro viagem oferece cobertura em caso de acidentes. É possível se divertir e voltar vivo para casa!

Se for viajar, não beba (muito).

9. Siga seus instintos

Não seja paranoico. Há muitos lugares que aparentam ser esquisitos, mas não são perigosos. Às vezes uma rua escura é apenas um caminho sem iluminação, não uma armadilha. Existem pessoas no mundo genuinamente interessadas em ajudar e que não querem obter vantagens.

Mas adivinhe, quem define tudo isso é você. Não assuma riscos desnecessários, haja com prudência sempre e, acima de tudo, siga seus instintos. Anos e anos de evolução nos ajudaram a detectar sinais de perigo, mesmo que não pratiquemos essa habilidade. Desenvolva!

10. Faça um seguro viagem

Acidentes acontecem. Uma simples intoxicação alimentar ou dedo quebrado em um país estrangeiro podem causar transtornos inimagináveis, capazes de arruinar sua viagem se você não estiver protegido. Previna-se contratando um seguro viagem. Isso pode salvar sua vida!


E você, tem mais alguma dica de segurança em viagens? Deixe seu comentário!

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção