logo Melhores Destinos

Comissários brasileiros dão 11 dicas de como ter um voo melhor e mais tranquilo

Thayana Alvarenga
12/07/2020 às 6:19

Comissários brasileiros dão 11 dicas de como ter um voo melhor e mais tranquilo

Enquanto para alguns viajar de avião é apenas um jeito rápido e moderno de se transportar de um lugar para outro, para outros são horas de aflição e medo – ainda mais se tratando de voos internacionais que são mais demorados. Confira a seguir as dicas de como ter um voo melhor e mais tranquilo que mais de 80 comissários de bordo da Azul, GOL, Voepass e Latam deram ao Melhores Destinos!

Você já sabe mas não custa lembrar: por enquanto apenas viaje se for necessário e, se puder, fique em casa para ajudar a evitar a propagação da Covid-19. Guarde essas dicas infalíveis para os próximos voos!

1. Faça check-in antecipado

O primeiro passo é fazer o check-in antecipado para garantir um bom assento. “Geralmente na parte da frente do avião costuma ter menos turbulência”, disse uma comissária da GOL. “Se precisar de espaço para as pernas o ideal é pagar um pouco a mais pelos assentos conforto”, complementou.

“Se você vier com a família ou com alguém com quem quiser sentar junto faça o check-in e escolha de assentos com o máximo de antecedência. Se deixar para a última hora o voo pode estar cheio e você não conseguirá marcar assentos juntos”, lembrou outra comissária da GOL.

2. Leve material de entretenimento

Algumas companhias aéreas oferecem entretenimento a bordo, mas nem todas. Mesmo quando houver um sistema disponível, nem sempre ele será do seu agrado. Pensando nisso, é sempre bom ter o seu próprio conteúdo. “Leve sempre seus dispositivos eletrônicos e de entretenimento e uma bateria extra, pois o avião não garante ambos. Também baixe filmes antes de embarcar.” “Ver filmes ou ler a bordo, faz a viagem passar mais rápido e distrai”, disse a aeromoça.

3. Se alimente antes do voo

Cada vez mais limitado nos voos pelo mundo, sobretudo após a pandemia da Covid-19, o serviço de bordo nem sempre é oferecido e em algumas companhias aéreas ele pode ser adquirido à parte. “É importante o passageiro comer algo antes de viajar, pois muitos passam mal no avião por não terem se alimentado.” “Mas também não coma nada pesado”, completou outro comissário.

4. Não esqueça o casaco

Como nossas mães já diziam: não esqueça de levar o casaco. “É complicado agradar a todos os passageiros em relação à temperatura do avião, então ele tende a ficar mais frio”, lembrou uma aeromoça da GOL. “Sempre tenha um casaco ou algo do tipo para caso esteja frio no avião, afinal, a sensação térmica de cada um é diferente”, concordou outra comissária.

5. Fone de ouvido sempre

Uma comissária da VoePass lembrou: “Leve seu fone de ouvido e deixe em um volume que você possa ouvir a música e o que os outros falam, sem incomodar os outros. Ninguém é obrigado a escutar seu gosto”.

6. Itens pessoais

A famosa bolsinha de remédios básicos é recomendada pelos comissários pela usabilidade. “Ande sempre com uma farmacinha na bolsa, pois não podemos dar remédio e nem medicar ninguém”. “Não esqueça de levar remédios simples para dores de cabeça, estômago, etc.” Os itens de higiene podem ir junto!

Outra dica importante: em voos internacionais não se esqueça de levar uma caneta na bolsa, pois você terá de preencher formulários de imigração. “Além disso, mastigar algo durante a descida para o pouso pode desobstruir os ouvidos e assim diminuir ou cessar a dor da pressurização até o pouso”, lembrou um comissário.

7. Seguro viagem

Com o seguro viagem você pode viajar tranquilo de imprevistos. “Nas viagens internacionais também é importante, nunca sabemos quando algo pode acontecer”, ressaltou uma aeromoça da GOL.

8. Respeite os comissários

“Seja gentil com os comissários. Muitas vezes nos surpreendemos quando um passageiro é educado, e isso é bom para todos. Também vir com o coração aberto que imprevistos podem acontecer, que a bordo tentaremos minimizar as insatisfações”, destacou um comissário da Latam. “Responda aos cumprimentos da equipe, é só um bom dia/boa tarde/boa noite para você, mas são centenas por dia para nós…”, disse outra.

9. Persianas fechadas

Gosta de viajar no escurinho? A sugestão de uma comissária da Azul é fechar as persianas da janela durante o voo. “Além de tornar o ambiente mais agradável, o deixa mais protegido da radiação”, contou.

10. Chegue com antecedência ao aeroporto

“Chegue com antecedência para evitar correrias e estresse desnecessário, pois é só o início de sua viagem, quanto mais relaxado melhor”. “É bom para evitar transtornos, afinal, melhor aguardar o embarque lendo um livro do que sair correndo pelos saguões e correr o risco de perder a viagem”, lembrou outro comissário.

11. Consciência de coletividade

Uma comissária da Latam lembrou sobre a importância da consciência dentro de um avião. “É preciso lembrar que é um transporte coletivo e que a pontualidade e o bom andamento do voo também dependem dos passageiros. Num mundo tão individualista, percebo que nós, comissários, diminuímos essa tensão em pequenos conflitos gerados a bordo.”

Vale sempre também pensar nos passageiros que usarão a aeronave nos próximos voos e colaborar com o servi;co: “Não deixem de nos entregar os lixos que deixam nos bolsões/poltronas para que a cabine esteja sempre limpa e confortável para você e para o próximo passageiro que vai entrar”.

embarque thai smile


E você, tem dicas para compartilhar de como ter um voo mais tranquilo?

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção