logo Melhores Destinos

5 fascinantes destinos (sem praia!) para incluir em seu roteiro neste verão europeu

Rafael Castilho
05/07/2025 às 14:00

5 fascinantes destinos (sem praia!) para incluir em seu roteiro neste verão europeu

As promoções do Melhores Destinos no seu WhatsApp

Entrar

O verão chegou à Europa no dia 20 de junho com termômetros ultrapassando os 30 graus em muitas regiões. Nada melhor do que curtir a estação nas belíssimas praias que se estendem por diversos países, como: Grécia, Albânia, Itália, Espanha, Portugal, entre outros. Mas não é todo tipo de turista que curte colocar o pé na areia, relaxar debaixo de um guarda-sol e mergulhar no mar. Então, se ligue nesta: o importante jornal britânico The Guardian fez uma lista de cinco fascinantes destinos para curtir o verão, levando em conta os dias mais longos e momentos prazerosos como jantares ao pôr do sol, cocktails em rooftops, passeios por ruas históricas, parques, lagos e concertos ao ar livre. Veja abaixo o Top5 de cidades para uma escapada rápida para curtir o verão da Europa bem longe da praia.

Antuérpia, Bélgica

A Bélgica é conhecida internacionalmente por seus chocolates e cervejas, mas também pela belíssima Bruges com seus canais e a histórica capital belga e da União Europeia Bruxelas.

Mas tem uma cidade, muitas vezes deixada de fora dos tradicionais roteiros, que encanta por suas atividades culturais, assim é Antuérpia, onde o verão muda o astral e as ruas ganham vida. Os restaurantes com esplanadas e bistrôs de frente para o Rio Escalda, perfeitos para uma cerveja gelada ou uma caldeira repleta de mexilhões, são uma ótima pedida para curtir os longos dias de veraneio.

É durante o verão que acontece o importante festival de artes Zomer van Antwerpen. Falando em arte não deixe de descobrir mais sobre a história da cidade no MAS, museu que atraia por sua arquitetura impressionante e pelo enorme terraço na cobertura que oferece vistas espetaculares de 360 ​​graus.

Bozano, Itália

No extremo norte da Itália, pertinho da fronteira com a Áustria, fica uma das regiões mais espetaculares e pouco exploradas pelos turistas que desembarcam no país da pizza e da pasta. Com forte influência histórica e arquitetônica germânica, Bozano atrai por suas atividades culturais e de contato com a natureza.

A capital do Tirol do Sul abriga, no verão, festivais de música entre eles: Jazz Südtyrol e o Bolzano Bozen. O seu centro histórico abriga ótimos restaurantes, bares, cafés, geladeiras, diversas lojinhas e inúmeros prédios históricos, com destaque para o Castel Mareccio, do século XIII. Mas é ao redor de Bozano que fica a principal atração, as Dolomitas, esta importante cadeia montanhosa de picos íngremes e beleza ímpar, é perfeita para aproveitar as diversas trilhas, lagos e teleféricos.

Genebra, Suíça

A subida de temperatura traz uma vibe diferente para a segunda maior cidade da Suíça. Os parques floridos e as esplanadas dos bares e restaurantes de Genebra ganham vida, após meses de frio intenso. A vida local se volta para o belo lago, um dos maiores da Europa, e de onde o famoso jato lança água a 140 metros de altura.

Nesta época do ano, a cidade é perfeita para uma caminhada em seu centro antigo e para se perder em seus diversos mercados que se multiplicam nestes dias mais quentes. Aproveite também para degustar as delícias locais nos bons restaurantes que a cidade tem a ofertar, mas prepara o bolso, pois a Suíça está entre os países mais caros para comer na Europa.

Gotemburgo, Suécia

Para quem não curte os termômetros perto dos 40°C muitas vezes registrados no sul da Europa, nada melhor do que fugir para o norte. Por lá, nos países da Escandinávia, faz calor, mas raramente a temperatura supera os 30°C.

Com pouco mais de 1 milhão de habitantes, Gotemburgo é a segunda maior da Suécia. Por ali há praia, mas não são elas as principais atrações da cidade durante o verão. Gotemburgo é famosa por sua gastronomia e festivais culturais.

A comida local é baseada em frutos-do-mar, não deixe de provar as ostras nos excelentes restaurantes com terraço ar livre e vistas para o mar. A cidade também é famosa por suas cervejarias artesanais, são mais de 40. Para quem quiser aproveitar uma tradição local, visite a sauna pública gratuita no Parque Jubilee e depois se refresque em seus canais ou até no mar.

Riga, Letônia

Lá no extremo nordeste da Europa fica uma cidade charmosa, histórica e repleta de atrativos para curtir os dias quentes. Riga, capital de Letônia, é belíssima e perfeita para curtir os dias longos e as temperaturas na casa dos 25°C – nada da sensação de forno de outros destinos europeus mais ao sul.

O encantador centro histórico de Riga com suas ruas de paralelepípedos e a elegante arquitetura art nouveau fazem desta cidade uma das mais bonitas da região. Além disto, a capital letã tem ótimos restaurantes, bares em rooftop com DJs, concertos em praças, parques arborizados e um local imperdível, o Mercado Central, instalado em cinco antigos hangares de Zeppelins alemães, que oferece dezenas de queijos locais, carnes defumadas e os clássicos pães de centeio escuro.

Para melhorar ainda mais a visita, Riga está entre os 12 destinos mais baratos da Europa para visitar neste ano, segundo a revista Condé Nast Traveller.

riga letonia

O que achou da lista do The Guardian? Conhece alguma das cidades listadas? Deixe a sua dica logo abaixo.

Não perca nenhuma oportunidade!
ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
tela do app do melhores destinos
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção