logo Melhores Destinos

Lista oficial: os 25 destinos do Brasil que são tendência para 2022

Thayana Alvarenga
18/02/2022 às 5:09

Lista oficial: os 25 destinos do Brasil que são tendência para 2022

Ainda não sabe para onde viajar esse ano? O Ministério do Turismo divulgou a lista de 25 destinos do Brasil que são tendência em 2022. Entre as cidades escolhidas há para todos os gostos: praia, montanha, cidade grande, interior, e muito mais. Confira as sugestões e organize seu passeio!

Melhores destinos para 2022

Segundo o Ministério do Turismo, os destinos de destaque para 2022 são:

1. Alter do Chão

Alter do Chão, no Pará, ganhou fama mundial após ter sido eleita pelo jornal The Guardian como um dos mais belos destinos entre as praias no Brasil. O local conta com um dos cenários mais esplendorosos do país, tudo cercado pelo intenso verde amazônico e regado a muita água doce dos rios Tapajós e Arapiuns.

Entre as atrações, aproveite os magníficos rios paraenses e mergulhe sem medo de ser feliz curtindo a areia branquinha, além de lindas florestas e, claro, uma culinária inesquecível.

2. Belém

Os barcos com açaí que chegam durante a madrugada ao Mercado Ver-o-Peso são o despertar do dia na cidade de Belém, no Pará. Os cestos carregados de frutas exóticas, peixes amazônicos e temperos de todos os cheiros e sabores que circulam pelo mercado são apenas os primeiros passos para conhecer a capital paraense.

Intensa em todos os sentidos, Belém do Pará é uma cidade para ser vivenciada e não apenas visitada. E quanto mais rápido você se deixar levar pelo jeito paraense, mais fácil irá se apaixonar.

3. Boa Vista

Boa Vista é a capital do estado de Roraima, na região Norte do país, e está na margem direita do rio Branco. É também a capital estadual mais setentrional do Brasil, sendo a única localizada totalmente ao norte da linha do Equador e a mais distante da capital federal Brasília.

Moderna, a cidade se destaca pelo traçado urbano organizado de forma radial. Assim como outras diversas cidades brasileiras, Boa Vista tem forte influência europeia, e sua projeção que teve início em 1944 foi inspirada nas ruas e avenidas de Paris. O seu projeto foi inspirado também em uma das primeiras cidades projetadas do país, Belo Horizonte.

4. Bonito

Aproveitar o contato íntimo com a natureza é o que Bonito reserva aos visitantes. Mergulhar com peixes de diversas espécies, fazer trilhas, observar animais em seu habitat natural, descer de rapel numa gruta, cavalgar, tomar banho de cachoeira e admirar paisagens incríveis são apenas algumas das coisas para fazer na cidade e seus arredores.

O dia de quem viaja ao paraíso natural é cheio de passeios e atividades, geralmente seguidos por um lindo pôr-do-sol e descanso no fim de tarde, deste que é conhecido como o melhor destino ecoturístico do Brasil.

5. Campos do Jordão

Fondue, música clássica, arquitetura enxaimel, chocolates, montanhas… são muitos os ingredientes que fazem de Campos do Jordão uma das cidades mais visitadas do estado de São Paulo. Capital do inverno paulista por excelência, a Suíça brasileira recebe milhares de visitantes o ano todo – sobretudo no mês de julho, quando se enfeita para o Festival Internacional de Inverno.

Entre suas muitas faces, Campos do Jordão se destaca pela diversão. Jovens nas ruas, por vezes ostentando carros importados, chopperias animadas e badalação não faltam. Os mais românticos, porém, encontram no frio serrano e nas pousadas charmosas o clima ideal. Campos é também um importante polo gastronômico, com alguns restaurantes premiados.

6. Chapada dos Veadeiros

Os olhos dos viajantes se perdem na imensidão que toma conta da paisagem da Chapada dos Veadeiros. Nas cachoeiras e cânions, a força das quedas d’água presenteia os turistas com revigorantes banhos de energia. A intensa beleza do cerrado é potencializada ainda mais pelo dourado do sol que sempre colore os finais de tarde na região.

Ir à Chapada dos Veadeiros é certeza de sair apaixonado por cada cenário que recobre esse pedacinho mágico no interior de Goiás. Mergulhe fundo nas águas geladas das cachoeiras e aproveite cada minuto dessa fantástica viagem.

7. Fernando de Noronha

Fernando de Noronha mexe com o imaginário de muitos brasileiros. O lugar tem fama de ser uma paraíso na Terra, e quer saber? É mesmo. Algumas de suas praias são as mais bonitas do Brasil, a água tem uma coloração incrível e a vida marinha… ah, essa é tão rica que é quase impossível descrever. O mergulho com cilindro é considerado um dos melhores do mundo e, mesmo nas praias, você pode nadar entre pequenos tubarões e tartarugas.

Com 21 ilhas e ilhotas, apenas 17km² e a menor BR do Brasil, há quem duvide que Fernando de Noronha mereça todos os elogios que se ouve, mas é tudo verdade, ninguém exagerou. A beleza do lugar é inquestionável. Quando se fala em natureza, preservação e biodiversidade, o distrito, que pertence a Pernambuco, está de parabéns. Só vendo para crer.

8. Florianópolis

Florianópolis, capital de Santa Catarina, no Sul do país, está no alto da lista das cidades mais visitadas por estrangeiros no Brasil. A cidade encanta por sua variedade de praias e pela capacidade de agradar todo tipo de público.

Floripa é uma capital que cresceu em meio à natureza, que oferece belas paisagens naturais por toda sua extensão, onde se pode curtir tanto o movimento de uma capital efervescente quanto a tranquilidade de uma cidade – quase – do interior.  Há praias maravilhosas, muitas vezes com águas cristalinas, além de diversas trilhas, muitas delas terminando em praias desertas – quase um troféu dado a quem se encoraja a caminhar.

9. Fortaleza

Fortaleza é um dos destinos turísticos mais cobiçados no Brasil e, depois de conhecer a variedade de atrativos que a cidade oferece, fica fácil entender o porquê desse sucesso. Com o poder de agradar pessoas de todas as idades, a capital cearense mistura muitas coisas de que o brasileiro gosta: belezas naturais, cultura, música, diversão e uma culinária de tirar o chapéu.

A cidade é um dos principais destinos do Nordeste brasileiro e tem ótimas opções de passeios. O mar faz parte do contexto da capital, sempre presente nos cenários do dia-a-dia. Seja para pegar um sol durante a manhã ou para caminhar à noite, o litoral é um dos grandes destaques de Fortaleza.

10. Gramado

Gramado, no Rio Grande do Sul, é o principal destino de inverno no Brasil. Engana-se quem pensa que a cidade, por ser pequena, não tem muito a oferecer. São vários parques, museus, rotas e restaurantes que fazem de Gramado não só um recanto de sossego, mas muito propício para pessoas de todas as idades.

O ideal é dedicar alguns dias à viagem para não se prender apenas a Gramado e conhecer também os encantos de Canela, a cidade vizinha que está apenas a 7 km de distância. As duas cidades funcionam como uma só, tamanha a interação entre elas. Gramado e Canela deixam seus visitantes maravilhados com a arquitetura própria da colonização europeia, pela gastronomia e pela enorme variedade de passeios.

11. Ilhabela

A balsa para Ilhabela leva turistas ávidos por maravilhosos dias de praia em meio a deslumbrantes cenários naturais. Ilhabela é um pedacinho de paraíso em meio ao belo Litoral Norte de São Paulo. Poucos minutos separam os viajantes que partem de São Sebastião rumo às porções de areia emolduradas por grandes montanhas e intenso verde que cerca Ilhabela. Enquanto a balsa atravessa, impossível não alternar o olhar entre a paisagem e o céu.

A torcida é por dias de muito sol, claro! E quando ele aparece, Ilhabela é ainda mais linda! Aproveite os feriados, as férias ou um intervalinho no trabalho. Ilhabela, onde estão algumas das melhores praias de São Paulo, é ótima pedida para quem está com pressa de ser feliz, mesmo que reste apenas um dia de folga para aproveitar!

12. Jalapão

Enquanto o sol se põe em meio ao cerrado do Tocantins, as Dunas do Jalapão trocam de cor e ganham intenso tom de dourado entre os buritis. É nesse momento que a região se mostra ainda mais impressionante e quando o Jalapão deixa claro a dimensão de sua beleza. O dia está acabando, mas a viagem pela região está só no começo.

O Jalapão reserva aos visitantes paisagens arrebatadoras em meio à imensidão de 34 mil quilômetros quadrados de área preservada, tudo permeado por veredas, chapadões e, diferente do que parece à primeira vista, muita água. Prepare-se para o intenso sol e tenha certeza de que sempre haverá um fervedouro ou um rio para aplacar o calor no meio do caminho.

13. João Pessoa

Pensar no Nordeste brasileiro é pensar em praias, coqueiros e clima quente o ano todo. Em João Pessoa, capital paraibana, o cenário não é diferente. A cidade ainda é um mistério para muitos brasileiros, que ouvem falar mais das capitais vizinhas quando o assunto é turismo, mas é exatamente a oportunidade de conhecer um local menor e acolhedor o que a torna interessante.

João Pessoa, ou Jampa – como é carinhosamente chamada por seus moradores – é uma capital que mistura tranquilidade à beleza. Quem viaja à cidade percebe seu ritmo desacelerado, que permite ter pequenos prazeres, como caminhar na areia e mergulhar no mar, sem grandes esforços. A orla da cidade, com edifícios baixos, muitos coqueiros e toda a proximidade com o mar que um visitante merece, é um convite para andar e sentir a brisa do mar.

14. Maceió

Maceió, capital do estado de Alagoas, tem um jeitinho de cidade do interior e ritmo menos acelerado do que outras capitais brasileiras, e esse é um de seus grandes charmes. Ainda que seja relativamente pequena, os turistas que a visitam contam com restaurantes de qualidade, bons hotéis, além de ótimas praias e diversidade de passeios.

Com um mar verde que não fica devendo em nada ao do Caribe, piscinas naturais de águas cristalinas e barreiras de corais que fazem com que as praias se tornem verdadeiras piscinas, Maceió e suas adjacências conquistam visitantes à primeira vista.

15. Natal

Natal, localizada no Rio Grande do Norte, foi fundada em 25 de dezembro e por isso não havia nenhum nome que melhor representasse a pequena capital potiguar a não ser o nome escolhido.

Localizada na “esquina” do Brasil, Natal fica em um ponto estratégico do continente, cercada pelas mais variadas belezas naturais e por um ventinho constante. Ela é digna do título de “cidade grande”, mas tem aquele clima aconchegante de uma pequena capital, que cresce e muda constantemente. Considerada um dos melhores destinos do Nordeste, Natal tem passeios e praias lindas em qualquer época do ano!

16. Paraty

O colorido das janelas e portas dos casarões coloniais hipnotiza os viajantes que chegam a Paraty, no Rio de Janeiro. Os tons fortes se juntam ao intenso verde da Mata Atlântica, que acompanha toda a cidade e emoldura o mar. Por dentro da serra, cachoeiras dão um toque ainda mais espetacular à encantadora Paraty.

A cidade alia turismo histórico, paisagens naturais exuberantes, pousadas charmosas, excelente gastronomia e um intenso movimento cultural. É destino para quem deseja descansar, mas não necessariamente desplugar do mundo. Deixe-se levar por esse maravilhoso roteiro pela Costa Verde do Rio de Janeiro. Paraty é um lugar cativante e que desperta paixões entre os viajantes.

17. Pirenópolis

Pirenópolis é o destino perfeito para os viajantes que desejam dias de tranquilidade em meio à natureza, mas sem abrir mão de conforto e bom serviço. Localizada a apenas 150 km de Brasília e 130 km de Goiânia, Piri tem acesso rápido por estrada e pode ser visitada até mesmo em um bate e volta de um dia.

Tanta facilidade faz de Pirenópolis um roteiro muito procurado por quem tem pouco tempo, mas deseja relaxar muito. E a boa notícia é que as atrações de Pirenópolis agradam a todos os turistas, desde os que desejam facilidade total aos que não abrem mão de um pouco de aventura.

18. Porto Alegre

Passear a pé pelo Centro Histórico, assistir ao pôr do sol na orla do Guaíba, passar uma tarde de fim de semana no Parque da Redenção ou almoçar em uma tradicional churrascaria são só algumas opções de o que fazer em Porto Alegre.

A programação cultural, boa gastronomia e atividades ao ar livre fazem da capital do Rio Grande do Sul um destino atraente para se passar um fim de semana, feriadão ou fazer uma escala demorada antes ou depois de seguir viagem para Gramado, Canela, Vale dos Vinhedos, e outros destinos perto de Porto Alegre.

19. Porto de Galinhas

Porto de Galinhas, é um distrito localizado na cidade de Ipojuca, em Pernambuco, a cerca de 60 km do Recife. A vila é um dos melhores destinos de praia não apenas do Nordeste, mas do Brasil. Não é preciso dizer muito para explicar o lugar: suas praias, caracterizadas pelas águas verdes e pelas entre piscinas naturais, saltam aos olhos e arrancam elogios dos mais descrentes.

O distrito e tem a facilidade de estar próximo do Aeroporto Internacional do Recife, fato que facilita muito chegada a Porto de Galinhas. Suas águas mornas e agradáveis em todo o ano convidam para um mergulho e têm potencial para conquistar pessoas de todas as idades.

20. Porto Seguro

Porto Seguro, localizada a 700 km de Salvador, no Sul da Bahia, é, como dizem as placas da cidade, o lugar onde o Brasil começou. Em 21 de abril de 1500, Pedro Álvares Cabral chegou ao Brasil, à cidade de Porto Seguro. Desde então, o lugar se tornou um importante destino no país.

A facilidade é que Porto Seguro, apesar de ser uma cidade do interior, tem muitos hotéis e um aeroporto próprio, que recebe voos diários das principais cidades brasileiras e abriga distritos que oferecem as mais diversas possibilidades de passeios. As praias oferecem um leque enorme e versátil, com trechos de mar quase desertos àqueles com muita gente, barracas cheias de estrutura shows de axé.

Vale lembrar que Porto Seguro oferece ainda os imperdíveis distritos de Arraial d’Ajuda, Caraíva e Trancoso, com a famosa Praia do Espelho. Um destino para agradar a todos!

21. Praia Grande (SC)

Apesar do nome, Praia Grande em Santa Catarina não tem nada a ver com praias, sendo a casa de paisagens naturais incríveis e inesquecíveis. Conhecida como a cidade dos cânions, não vão faltar atividades para passar o tempo neste lugar rodeado de muitas montanhas e naturezas.

A localização privilegiada aos pés do Parque Nacional de Aparados da Serra e do Parque Nacional da Serra Geral torna Praia Grande perfeita para quem gosta de aventura. O destino possibilita a prática de vários esportes radicais com os cânions, que são o cartão portal da cidade, onde também há cachoeiras, trilhas e muito mais!

Foto: Tribo Dos Canyons

22. Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro, é a cidade brasileira mais conhecida no exterior tem a fama de possuir um povo alegre, ávido por sol, praia, futebol e samba. Também reúne alguns dos nossos principais cartões postais, como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor. Mas o Rio vai muito além disso: tem história. Tornar-se sede da colônia, abrigo da corte portuguesa e depois capital do Brasil foi fundamental para que não apenas a própria cidade como o país todo se desenvolvesse em diversos aspectos.

A cidade do Rio de Janeiro é cara do Brasil; concentra em si tudo que uma cidade do mais alto padrão pode oferecer: muitos restaurantes, peças teatrais, passeios culturais, boa vida noturna, compras, áreas arborizadas para caminhadas ao ar livre, é sede de grandes empresas, é a segunda maior metrópole do país e, claro, tem praias deslumbrantes. É a própria miscigenação da cultura do povo brasileiro.

23. São Paulo

O mundo em uma cidade. O mundo em uma avenida. O mundo em um restaurante de esquina. São Paulo é tão grandiosa que nela tudo cabe. Cabe o empresário apressado para a reunião na Avenida Paulista, o jovem que devora uma média com pão na chapa depois da balada na Augusta e o boêmio que espera o final do dia para um chopp com jazz na Vila Madalena.

Cabe o artista a flanar por dezenas de exposições, do Masp ao Beco do Batman apenas para ter inspiração, os apressados pelo Centro de S˜ão Paulo ou na 25 de março, os impacientes, parados no carro, enquanto a vida segue na cidade. E neste universo, onde tudo cabe, é o viajante quem se sente convidado a viver um pouquinho de cada um dos mundos paulistanos.

24. Serra da Capivara (PI)

É na Serra da Capivara, no Piauí, que fica o sítio arqueológico mais importante do país. O Parque Nacional da Serra da Capivara na verdade ocupa quatro cidades brasileiras: Canto do Buriti, Coronel José Dias, São João do Piauí e São Raimundo Nonato. Além de um importante sítio arqueológico brasileiro é também a mais antiga e maior área de sítios pré-históricos do continente americano. Tais características atribuíram ao local o título de Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor histórico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.

25. Ubatuba

Encravada entre a serra e o mar, Ubatuba é um dos mais espetaculares e bem preservados destinos do Litoral Norte de São Paulo. E serão necessárias muitas viagens para conhecer as mais de cem praias que recheiam o cenário recortado desse pedacinho da Serra do Mar. Ubatuba encanta com praias ainda desertas e de natureza quase intocada, muitas com acesso fácil e outras com lindas trilhas em meio à Mata Atlântica.

Ubatuba é capaz de agradar a todos os turistas, tanto os que preferem se isolar em uma faixa de areia praticamente exclusiva quanto os que não abrem mão de um bom quiosque com música, comida e bebida sempre gelada à mão.


Confira mais informações no nosso Guia de Destinos do Melhores Destinos e planeje sua viagem!

E você, vai querer conhecer algum destes destinos tendência em 2022?

Não perca nenhuma oportunidade!

ícone newsletter E-mail diário com promoções Receba as ofertas mais quentes no seu e-mail
Baixe grátis o nosso app Seja notificado sempre que surgir uma promoção