6 países queridos pelos brasileiros que ainda não reabriram
6 países queridos pelos brasileiros que ainda não reabriram
Em 2021 nós acompanhamos a reabertura de diversos países para o turismo, e hoje existem diversos países abertos para brasileiros. Mas existem alguns destinos muito queridos que seguem fechados para nós. Eis a lista dos seis destinos que adoraríamos ver reabertos para brasileiros:
Itália
Quando a gente faz uma retrospectiva da pandemia, impossível não lembrar de como a Itália foi impactada logo do início, com o total colapso do sistema de saúde. Talvez isso ajude a explicar a reticência dos italianos em permitir que brasileiros voltem a poder viajar para lá a turismo.
A regra não faz muito sentido já que vizinhos como França, Suíça e Eslovênia recebem turistas brasileiros (vacinados) e os nacionais destes países têm livre circulação para Itália.
Embora o país tenha flexibilizado a regra que proíbe a entrada de pessoas que tenham transitado pelo Brasil nos últimos 14 dias, abrindo exceções para trabalho, estudo, reunião familiar, e alguns outros, os requisitos de entrada ainda são bastante severos, exigindo teste negativo, novo exame na chegada, quarentena de 10 dias e novo teste ao fim do isolamento.
A regra atual, que flexibilizou as regras vale até quarta, dia 15 de dezembro, quando poderemos ter novidades.
Japão
O Japão se organizava para fazer Jogos Olímpicos históricos em 2020 quando veio a pandemia e adiou todos os planos. Os jogos ocorreram no ano seguinte sob forte censura da população local, com um forte esquema de testagem de atletas e imprensa e sem público de fora ou local nas competições.
Passado esse rápido respiro que permitiu a entrada de alguns estrangeiros, o país voltou a se fechar. Em novembro ensaiou uma reabertura, anunciando a permissão de entrada para empresários, estudantes e estagiários, que foi sepultada logo em seguida com o surgimento da nova variante.
Grécia
A Grécia é um país que depende fortemente do dinheiro vindo de turistas para se manter. Ela viu o número de turistas cair de 33 milhões em 2019 para apenas 7 milhões em 2020, quando a União Europeia fechou suas fronteiras como um bloco.
Desde então os gregos fizeram duas tentativas de reabertura, durante a temporada de verão europeia de 2020 e 2021, mas em ambas sem permitir a entrada de turistas vindos do Brasil.
O critério adotado pela Grécia liberar os turistas vindos de um determinado país é o número de casos. Na semana passada (03/12) o México passou a ingressar a lista de países permitidos justamente pelo critério. Logo, quando o Brasil tiver uma redução do número de casos é esperado que a restrição caia.
Austrália
A Austrália aproveitou sua geografia para adotar uma postura mais radical já em março de 2020: fechou totalmente suas fronteiras. Em determinados momentos, nem os próprios australianos podiam ir ou vir. A estratégia vinha bem, com poucos casos e poucas mortes.
Até que apareceu a variante delta e aí… a pandemia saiu de controle, expondo que fechar sem vacinar não funciona. Isso fez com que o país mudasse de estratégia e em novembro iniciou seu plano de reabertura, que permite viagens para estados australianos que tenham atingido 80% da população vacinada. Por enquanto, sem turistas.
Nova Zelândia
A Nova Zelândia adotou uma estratégia parecida com a da Austrália, optando por um isolamento hermético logo no início da pandemia. Em determinado momento chegou a organizar com sua vizinha corredores turísticos que nunca funcionaram muito bem. Agora, com 80% da população vacinada, a Nova Zelândia já tem data para reabrir: 30 de abril de 2022.
Israel
Depois de vacinar praticamente toda população, Israel decidiu que estava pronto para reabrir suas fronteiras para turistas. E assim o fez no dia 1º de novembro, após 20 meses de fechamento. Porém a reabertura foi breve. No dia 28 de novembro o país foi um dos primeiros a fechar suas fronteiras por conta do surgimento da ômicron. Mas para quem está sonhando com uma viagem à Terra Santa, uma boa notícia: o governo israelense anunciou que vai reabrir para os turistas, inclusive do Brasil, no dia 22 de dezembro. Vamos torcer para que não tenhamos mais mudanças!
Tinha planos de viagem para algum destes destinos antes da pandemia? Ficou faltando algum destino na lista? Deixe seu comentário!